Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Como a neurociência ajuda seu site a converter?

Como a neurociência ajuda seu site a converter?

Converter

Para que o site da sua empresa alcance um ótimo ROI, você precisa de mais do que apenas tráfego; você precisa de visitantes prontos para agir. Grandes números de conversões online geram ótimas vendas e, embora não seja uma tarefa simples, com as táticas certas é possível fazer seu site converter muito mais.

Uma das maneiras comprovadas de efetuar isso é conectando-se às emoções do cliente. O professor e autor da Harvard Business School, Gerald Zaltman, afirmou que 95% do processo de pensamento que ocorre antes da compra, ocorre na mente subconsciente do consumidor.

Se ele estiver realmente certo, a neurociência cognitiva pode ser a solução de ouro para a deficiência de conversão do seu site, permitindo que você entenda como lidar com as emoções, pensamentos, memórias e estado de espírito do seu público-alvo.

Confira as principais táticas que irão fazer seu site converter

Tática 1: crie facilidade cognitiva

A facilidade cognitiva é a medida de quão efetivamente nosso cérebro processa as informações. Se os clientes em potencial acharem seu site confuso, é mais provável que eles mudem para seus concorrentes.

Mas como você sabe se seu site (design e conteúdo) é de primeira qualidade? Simples, peça para que alguém que nunca viu seu site antes encontre e coloque um produto específico no carrinho de compras. Se eles encontrarem um obstáculo no processo, algo precisará ser corrigido o mais rápido possível.

Psicologicamente falando, os clientes odeiam gastar sua energia mental ao fazer uma compra. Seu site precisa ser claro, onde fica a barra de pesquisa, lista de produtos por categorias, refinamento de busca, conteúdo claro e produtos bem detalhados podem fazer toda diferença.

Veja também:  25 dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso

Um site bem estruturado, simples de enxergar os produtos, que carrega rápido, mostra claramente as opções de pagamento podem tornar mais fácil a tomada de decisão do cliente.

Converter

Tática 2: use e abuse do Efeito Von Restorff

O Efeito Von Restorff, também conhecido como efeito de isolamento, prova que a aparente distinção de um item entre itens semelhantes aumenta a probabilidade de que ele seja lembrado com mais facilidade.

Para atrair a atenção dos visitantes usando esse princípio, tente colocar seus botões de Call To Action (CTA) ou “Comprar” de forma estratégica. Além disso, use contrastes visuais e dicas que guiam as pessoas para esses botões.

Tática 3: aproveite o poder da semelhança social

Os seres humanos são criaturas sociais por natureza, e a afirmação majoritária é fundamental para influenciar a formação de nossos conceitos cognitivos.

É mais provável que você conquiste seu cliente quando puder ilustrar que usuários anteriores com perfis semelhantes ao dele, tiveram uma resposta positiva no seu site. A melhor maneira de fazer isso é deixar as opiniões positivas sempre visíveis.

Converter

Tática 4: Empregue o Efeito de Ancoragem

Outra forma de fazer o site converter é utilizando o efeito de ancoragem. Isso ocorre quando as pessoas confiam demais em uma informação inicial como ponto de referência para formar suas próprias opiniões.

Neurologicamente e psicologicamente, a mente humana não contempla o valor de algo baseado em seu valor intrínseco e isolado, mas toma decisões baseadas em valores comparativos. Sendo assim, você pode influenciar de maneira inteligente o estado de espírito dos visitantes, garantindo que eles encontrem um estímulo inicial impressionante sempre que visitarem o site.

Estrategicamente, isso pode ser alcançado quando você inconscientemente influencia os preços que os clientes consideram aceitáveis, talvez exibindo um preço mais alto primeiro. Outra forma de converter através do estímulo é utilizar suas redes sociais de forma adequada, sempre publicando novidades.

Veja também:  10 dicas para conseguir mais curtidas na página do Facebook de sua empresa

Gostou das dicas de como a neurociência pode ajudar seu site a converter? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para nos sugerir novos temas. Não se esueça de assinar nossa Newsletter para receber artigos exclusivos!

Deixe uma resposta

Top