Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Como planejar uma estratégia de vendas

Como planejar uma estratégia de vendas

Estratégia de vendas

Iniciar um negócio ou lançar um novo produto é empolgante e assustador, e muitos empreendedores sentem falta de clareza sobre como criar uma estratégia de vendas que atinja o sucesso.

A criação de uma estratégia é uma etapa crítica antes que o produto fique disponível. Sente-se com sua equipe meses antes da data de lançamento e trabalhe ponto a ponto, cada etapa desse plano.

O planejamento pode demorar mais do que o esperado, especialmente quando a terceirização ou a contratação, como de vendedores ou empresas de publicidade, fazem parte da proposta. Aqui estão as principais dicas para ajudar você a planejar o lançamento do seu produto.

Como montar uma estratégia de vendas?

Uma boa maneira de começar o brainstorming é pedir conselhos de outras pessoas do seu setor que lançaram com sucesso um produto ou empresa. Pode parecer que você está se aproximando da concorrência com isso, mas apenas verifique se os negócios deles não estão em concorrência direta com a sua. 

Por exemplo, se você vai montar uma nova doceria na cidade, não precisa ir atrás de proprietários de outras docerias, mas procure alguém do setor alimentício que pode dar muitas dicas, sem que isso atrapalhe os negócios dele ou o seu.

O compartilhamento de experiências entre empreendedores pode surtir um efeito produtivo no mercado como um todo. Empresários que se apoiam, têm mais chances de enfrentar crises financeiras com sucesso.

Caso não encontre ninguém disposto a ser seu mentor, vá até o YouTube e pesquise por conselhos de grandes empresários. Você não poderá compartilhar um café com eles, mas ainda assim poderá obter grandes lições e aflorar sua criatividade.

Estratégia de vendas

Invistir em anúncios e visuais fortes

Lutar pela atenção de clientes em potencial em um mundo em que tudo entra e sai do radar do público em questão de dias ou horas é muito complexo.  Uma boa estratégia de vendas precisa ser pensada para virar um chiclete na mente das pessoas.

Contrate um bom fotógrafo, roteirista ou criador de vídeos. Contrate um bom especialista em marketing e foque em criar visuais de divulgação de produtos que chamem a atenção das pessoas quando elas estão no Facebook ou Instagram.

Conte com textos bem escritos, que passem a mensagem certa e seja atrativo para o seu público-alvo. 

Entender o que são e utilize KPIs

Os Key Performance Indicator (KPIs), que em português significa indicadores-chave de desempenho, são indicadores de desempenho que informam se a empresa está indo na direção correta.

Esses dados melhoram a estratégia operacional e criam a base de dados necessárias para que decisões importantes possam ser tomadas. Alguns desses indicadores-chave de desempenho são:

Entradas: identifica quais são as entradas de dinheiro da empresa, como vendas e recebimento de dívidas.

Saídas: utilizada para mensurar as saídas de dinheiro, como o pagamento de dívidas, pagamento de funcionários, compra de matéria-prima, entre outras.

Mas não é só isso. Os KPIs garantem a coleta de dados gerados em campanhas online, porcentagens de reclamações e satisfação geradas pelos usuários, entre outros.

Utilizar essa técnica permite que você crie estratégias de vendas consistentes, melhore seu produto ou serviço, faça lançamentos que correspondam aos anseios dos seus consumidores, meça o desempenho de seus funcionários e avalie a saúde geral da sua empresa constantemente.

Estratégia de vendas

Estar pronto para mudar estratégias

Poucos conseguem uma estratégia de vendas totalmente correta da primeira vez, e tudo bem. A maior parte dos acertos vêm após alguns erros. Mas esses erros não podem servir para nada.

Ao perceber que algo não está indo muito bem, faça as mudanças necessárias. Saber quando alterar uma campanha, ou parte delas, é essencial para que seu plano de marketing dê os resultados que você quer.

A partir do momento em que você está aberto a fazer as alterações, um novo universo pode ser aberto. Siga nossos conselhos e crie a estratégia de vendas que vai fazer muito sucesso.

Assine nossa Newsletter e receba mais conteúdo do Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top