Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Diferença entre mercado e público-alvo

Diferença entre mercado e público-alvo

Mercado e público-alvo

Embora eles estejam intrinsecamente relacionados, mercado e público-alvo não são a mesma coisa. Para elaborar suas estratégias de marketing e alcançar seus consumidores, é preciso saber quais são elas.

O mercado e os grupos de públicos-alvo são sobrepostos e, em muitos casos, podem ser exatamente o mesmo para o seu negócio. No entanto, a melhor maneira de chamar a atenção de seus clientes é atender às suas necessidades específicas. 

Você pode fazer isso pesquisando e identificando seu mercado e públicos-alvo de maneira aprofundada.

Mercado e público-alvo: esmiuçando os termos

Para sua empresa, o mercado representa  é o grupo de pessoas que você atende com seus produtos e serviços. Eles podem compartilhar características demográficas, como idade, sexo e interesses. 

É um segmento bem definido, porém amplo, de clientes aos quais você pretende vender seus produtos ou serviços. Por exemplo, mulheres brasileiras, com mais de 40 anos. 

O público-alvo da sua empresa é um subconjunto do seu mercado. É mais restrito e compreende uma fração desse mercado, por exemplo, mulheres brasileiras com mais de 40 anos, que gostam de viajar, tem filhos, são empresárias, ganham entre R$ 120 mil a R$ 340 mil por ano, vivem a um raio de 10km do seu negócio, são preocupadas com o meio ambiente…

Mercado e público-alvo

Como identificar seu mercado

Para estabelecer seu mercado, é essencial realizar uma pesquisa detalhada. Você precisa saber quais os problemas os consumidores estão enfrentando para poder fornecer a melhor solução. 

Lembrando que ‘problema’, nesse contexto, pode significar qualquer coisa, não um problema como encaramos normalmente. Para as mulheres que gostam de viajar, o problema proposto é escolher a melhor viagem, por exemplo.

E para ajudar a resolver este problema, sua empresa pode oferecer pacotes exclusivos, parcelamentos, passeios guiados, hotéis, aluguel de carro ou outra coisa relacionada com viagens, como malas, transporte até o aeroporto e até mesmo serviços de hotel pet, caso seu mercado englobe mulheres que gostem de viajar e não tem com quem deixar seus bichinhos.

Como identificar seu público-alvo

Descobrir seu público-alvo garante que a sua comunicação de marketing, promoção ou atividade de publicidade atinja diretamente quem você quer. Para conseguir isso, é preciso segmentar o mercado, identificar a qual nicho sua empresa pertence e esmiuçar ao máximo e pesquisar profundamente.

O público correto é aquele que, dentro do mercado, têm maior probabilidade de comprar seu produto. Para identificá-lo, faça a si mesmo esta pergunta: para garantir uma venda, quem você mais gostaria que visse seus anúncios? Qual é o tipo de pessoa que, ao olhar seu produto ou serviço, vai se identificar e vai querer consumi-lo?

O público-alvo é mais complexo, tem seus próprios anseios e suas próprias opiniões. Esses consumidores mudam sua forma de consumir ao longo do tempo, causando impacto no mercado, gerando debates profundos e até mesmo, levando ao surgimento ou fim de uma empresa ou segmento de atuação.

Mercado e público-alvo

Como convencer seus consumidores

Para conversar corretamente e atender os anseios do mercado e público-alvo, você precisa estar preparado para o mundo atual. Hoje, mais do que em qualquer outra época, os consumidores estão mais conscientizados.

Antes quase ninguém fazia perguntas como: de onde esse produto veio? Qual o impacto que causa ao meio-ambiente? É cruelty free? Apoia a igualdade? As diretrizes dessa fábrica/prestador de serviços está de acordo com o que eu penso?

Hoje, cada vez mais pessoas estão se perguntando tudo isso e muito mais. Pensar apenas no mercado e público-alvo não é mais sua única opção na hora de tentar vender sua marca.

Por isso, para conquistar consumidores, é preciso definir bem sua posição dentro do mercado e ser verdadeiro em suas mensagens e modo de conduzir a marca. Não adianta dizer que a marca é cruelty free e apoiar a caça ao mesmo tempo. Não adianta lançar produtos feministas e não ter mulheres em sua equipe de criação.

Graças a internet, as pessoas estão cada vez mais dispostas a pesquisar sobre os produtos antes de consumi-los. Utilize isso a seu favor. Crie conteúdo interessante e informativo. Seduza seus clientes dando a eles o que eles realmente querem.

Aqui no Blog GuiaJá você encontra vários artigos sobre como utilizar as redes sociais para atrair consumidores. Não saia antes de conferir!
Gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião e aproveite para nos dizer quais são suas estratégias para atingir seu mercado e público-alvo!

Deixe uma resposta

Top