Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O que é preciso para se tornar líder

O que é preciso para se tornar líder

Tornar líder

Assumir um papel de liderança é uma das decisões mais corajosas que você vai tomar em sua carreira. Mas no mundo de hoje, se tornar líder não é nada fácil. Primeiro porque todo mundo parece acreditar que tem as respostas e um bom líder sabe que sempre terá o que aprender. E em segundo lugar, as pessoas têm um senso de emergência muito grande, no entanto, para liderar é preciso ter paciência.

Para ajudá-lo na tarefa de se tornar um bom comandante, confira nossas dicas.

A transição não deve ser subestimada

Muitas organizações não fornecem o suporte necessário para permitir que os líderes façam a transição para uma posição de liderança. Muitas pessoas chegam ao ponto mais alto de uma empresa sem o determinado preparo.

Mas acredite, ninguém se torna líder do dia para noite. É preciso aprender sobre o assunto, se dedicar aos estudos e ter suporte para conseguir se dar bem nessa condição.

Estude muito, assista vídeos e leia sobre liderança, fará toda diferença em sua carreira.

Para se tornar líder, saiba ouvir quem você lidera

A Harvard Business Review  publicou uma pesquisa apontando que líderes que ouvem bem são realmente percebidos como líderes pelas pessoas que os cercam.

Ouvir seus funcionários, sua equipe, gera engajamento, confiança, satisfação no trabalho e aumentam a criatividade do time.

 

Liderança é uma jornada sem fim

Como Malcolm Gladwell destacou em seu livro  Outliers, leva 10.000 horas para dominar uma habilidade. Não vá pensando que depois de assistir meia dúzia de vídeos, ou participar de algumas palestras vai garantir que você a chance de se tornar líder.

Estudar muito, para sempre.

Além disso, também não há uma linha de chegada para quem se torna líder. O setor, o mercado, os consumidores e os meios de trabalhar mudam. Para seguir na liderança, você precisa de motivação diária, pelos próximos anos da sua carreira.

Líderes trabalham para seu pessoal

Muita gente acha que ser líder significa ter muitas pessoas trabalhando para você. Mas é justamente o contrário. Os líderes é que devem trabalhar arduamente para que sua equipe cresça.

A bondade tem um impacto maior e melhor

Nada deixa o local de trabalho mais insuportável do que um chefe arrogante, mandão e que grita o tempo todo.

Quando se trata de estar à frente de uma equipe, a compaixão e a  empatia são qualidades que você precisa para se tornar um líder. 

Tornar líder

Confiança é o seu bem mais valioso

Não há como conseguir bons resultados se seu time não confia em você. Conseguir a confiança dos funcionários não é simples. Para isso, baseie seus planos em dados reais e, apresente propostas que realmente fazem sentido.

Mas não é apenas isso. Confiança é também saber que quando você diz algo, você não vai voltar atrás naquilo. Honrar suas promessas e propostas é também parte da geração de confiança.

Saiba motivar

Nada de culpar a equipe se algo não vai bem. Um problema surgiu, e você é do tipo que fica procurando culpados? Para se tornar um líder, aprenda a fazer o contrário,  motive seus colaboradores a encontrarem a saída do problema.

Melhorar a vida do funcionário

É responsabilidade do líder reformular o foco nos objetivos de longo prazo. Os líderes devem incentivar os funcionários se dedicarem aquilo que fazem de melhor e precisam também incentivar seu desenvolvimento em outras áreas. 

Além disso, devem possibilitar boas condições de trabalho para que os trabalhadores possam realizar suas funções de maneira produtiva.

Veja também:  Como fugir do Carnaval?

Tornar líder

Líderes criam líderes

A última característica que precisa ter para se tornar líder é conseguir inspirar outras pessoas a se tornarem líderes também.

Ao incentivar, apoiar, compreender, ouvir, estar presente, agradecer, saber falar direito com as pessoas, você as transforma e garante que elas possam se tornar melhores no trabalho e na vida.

Liderar é uma tarefa complexa, difícil e que não é para qualquer um. Para garantir o preparo que você precisa, conte com nossas dicas. Assine a Newsletter do Blog GuiaJá e receba conteúdo exclusivo todos os meses!

Deixe uma resposta

Top