Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 6 maneiras de aumentar sua produtividade

6 maneiras de aumentar sua produtividade

Aumentar sua produtividade

Mal a semana começa e você já está um caco. O despertador toca e a preguiça invade seu ser. Chega ao trabalho, vários problemas a serem resolvidos, metas a serem alcançadas e você, simplesmente não tem motivação nenhuma para fazer tudo que deve ser feito.

Calma, calma, não precisa entrar em desespero. Esse cenário é completamente normal e acomete milhares de pessoas, em todos os lugares do mundo. Cansaço, distúrbios do sono, problemas familiares, má alimentação, falta de exercícios. Qualquer uma dessas coisas pode impactar negativamente sua produtividade.

Mas como dar a volta por cima e voltar a produzir com gás total? A resposta está aqui, no Blog GuiaJá, confira!

Seis maneiras de aumentar sua produtividade

A nossa primeira dica não integra necessariamente a lista, mas ainda assim é uma ótima dica para aumentar a produtividade: cuide de você. Visitas regulares ao médico podem identificar uma série de probleminhas bobos que, se resolvidos no tempo certo, dão mais energia e não se transformam em grandes problemas de saúde.

Dores musculares causadas por má postura, gastrite causada por má alimentação, uma simples falta de vitamina D pode minar sua produtividade e deixar você cansado demais para fazer qualquer coisa. Cuide bem da saúde e já será meio caminho andado.

Agora, sim, vamos para nossa listinha especial:

1 . Dê um tempo.

As vezes você precisa de férias. “Mas, se eu sair por um tempo, minha empresa irá à ruínas!”. Se este é o primeiro pensamento que vem à sua cabeça, com toda certeza você precisa de férias.

Veja também:  Porque realizar a contratação de um estagiário em vez de um funcionário?

Uma das maiores barreiras da produtividade é o cansaço. Se você parar por 72 horas seguidas, já vai começar a sentir-se melhor. Seu cérebro e seu corpo precisam de um bom tempo desconectado para recarregar as energias.

Se não há chance de tirar férias longas, tente ao menos encadear de três a sete dias de folga. Acredite, você voltará revigorado e sua produtividade vai aumentar.

Aumentar sua produtividade

  1. Faça algo que é só seu e faça apenas por fazer

Você tem Hobbies? Se a resposta é não, talvez esteja na hora de encontrar um. Artesanato, pintura, reciclagem, corrida, caminhada, natação, palavras-cruzadas, contar paralelepípedos da rua, não importa.

Ter algo que é feito apenas pelo prazer de fazer é revigorante em diferentes níveis. Há quem faça trabalhos voluntários, há quem prefira pescar, mas um hobbie é essencial para garantir o esvaziamento que a mente precisa para se renovar diariamente.

Naquele momento você se desconecta de tudo, e se conecta com algo que dá muito prazer e satisfação pessoal.

  1. Tenha pequenas metas diárias

Não é possível resolver todos os problemas do mundo em um único dia. Você precisa de grandes metas a longo prazo, mas pequenas metas diárias também são essenciais. Uma parte do desânimo pode estar diretamente relacionada com o fato de que você não consegue enxergar os avanços no seu trabalho diário.

Para aumentar sua produtividade no dia a dia, quebre as grandes metas em metas menores. Um escritor, por exemplo, ele tem a meta de escrever um livro, daqueles bem grandes, com mais de 500 páginas.

Mas ele vai escrever tudo em um dia? Não. Sua meta a longo prazo é terminar o livro. A médio prazo é finalizar um capítulo por mês. E sua meta diária é escrever apenas cinco páginas.

Veja também:  3 Ideias de negócios para ganhar dinheiro em casa

O mesmo vale para qualquer coisa. Suas pequenas metas diárias são essenciais para finalizar sua grande meta final com qualidade.

  1. Trabalhe sua concentração

Outra forma de aumentar sua produtividade é trabalhar sua concentração. No mundo de hoje é difícil ficar concentrado em uma mesma coisa por muito tempo. A falta de concentração afeta pessoas de todas as idades, sexo e classes sociais.

Esse é um problema que pode ser resolvido com meditação, por exemplo. Há várias outras técnicas, como manter uma agenda de trabalho bem organizada e evitar distrações ao longo da jornada de trabalho.

Aumentar sua produtividade

  1. Saia das redes sociais

Diretamente relacionado com a falta de concentração está o excesso de distração durante a jornada de trabalho. Você entra no YouTube e pronto, lá se foram duas horas vendo vídeos de pessoas cavando piscina com as mãos, ou vendo como uma garota chinesa constrói um sofá de bambu que ela mesmo colheu.

Não haveria mal nenhum nisso, se você não estivesse fazendo isso no horário em que deveria estar resolvendo as coisas da sua empresa.

Para aumentar a produtividade no trabalho, deixe seu celular no modo avião, não entre em redes sociais e não utilize o computador para fazer pesquisas alheias ao serviço. Nos primeiros dias isso pode ser muito difícil, mas depois de um tempo, isso se tornará um hábito.

  1. Enxergue suas conquistas e o que você ainda quer conquistar

A última dica para aumentar sua produtividade e dar um chega pra lá no cansaço e preguiça é olhar tudo que você já conseguiu através do seu trabalho árduo. Sua casa, seu carro, moto, suas viagens, seus estudos, seja lá o que for. O que você conquistou através do seu suor.

Veja também:  Esclarecendo suas dúvidas sobre o SEBRAE

Depois, olhe pra frente, o que você ainda quer conquistar. São essas coisas, não relacionadas ao trabalho, mas que o trabalho nos proporciona, que também são grande fonte de motivação para renovar as energias e trabalhar ainda mais.

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar seu comentário e aproveite para assinar a Newsletter do Blog GuiaJá!

4 thoughts on “6 maneiras de aumentar sua produtividade

    1. Ficamos muito felizes e esperamos ajudar!!
      O convido a participar sempre das nossas postagens, nos diga o que acha, assim conseguiremos montar conteúdos direcionados.
      Obrigado!!

Deixe uma resposta

Top