Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Marketing de autoridade: como usar

Marketing de autoridade: como usar

Marketing de autoridade

Se você quer alcançar seu público-alvo sem grandes investimentos em dinheiro, a melhor saída e garantir que você seja uma autoridade do assunto.

Com uma boa estratégia e planejamento, é possível utilizar o marketing de autoridade para criar um engajamento adequado com o consumidor.

Para ajudar você nessa estrada, o Blog GuiaJá traz os Sete Pilares do Marketing de Autoridade, que devem ser a base de suas ações no futuro.

Marketing de Autoridade coloca você cara a cara com o público-alvo

Sua empresa precisa de um rosto

As pessoas são mais atraídas por indivíduos do que marcas corporativas impessoais. Portanto, você precisa fazer com que sua marca tenha este apelo pessoal, para isso, nada melhor do que ter um rosto. E, nada melhor que seja o seu rosto.

Esta é a estratégia utilizada por grandes corporações, como por exemplo:

  • Ultrafarma, que tem como garoto propaganda o próprio dono, o empresário e investidor Aparecido Sidney de Oliveira.
  • Magazine Luíza, que não pensa duas vezes quando o assunto é utilizar a empresária e fundadora Luiza Helena Trajano em comerciais.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo sempre se mostrou uma ferramenta importante para o mundo empresarial. Se você tem menos de 30 anos, provavelmente nunca ouviu falar dos antigos almanaques de farmácias.

Eram publicações periódicas (semanais, mensais, quinzenais e até anuais), que traziam conteúdo relevante pra época: reportagens, piadas, passatempos, dicas, receitas etc. Mas que também continham propagandas dos produtos.

O mundo mudou, almanaques são relíquias colecionáveis. Mas o marketing de conteúdo continua sendo uma importante estratégia de conquistar seu público.

Veja também:  Comércio exterior: conheça a carreira e onde estudar

E não importa seu ramo de atuação, há sempre ótimas formas de criar conteúdo relevante, que garanta ao seu consumir informações e que, paralelamente, ainda ajude-o a fixar sua marca.

Hoje, as plataformas para divulgação desta estratégia são basicamente online (sites, e-mails e redes sociais).

Marketing de autoridade

Conceder entrevistas

Outra maneira de utilizar o marketing de autoridade é através de entrevistas concedidas para algum meio de comunicação relevante para seu público-alvo.

Pode ser um podcast, uma participação em um canal do Youtube, entrevistas em programas de TV e rádio, revistas e jornais impressos.

Quando o representante de uma marca aparece em uma entrevista, a razão provável de ser um convidado para isso é porque alguém o considera um especialista.

Mas atenção, aqui não estamos falando de propaganda direta, mas sim da participação em algo. Por exemplo, você tem uma pequena fábrica ou ateliê de roupas e, é convidado para comentar sobre a semana de moda em Paris, em um programa local da sua cidade. Isso é marketing de autoridade.

Apenas ser convidado para falar da sua marca, pura e simplesmente, é também importante e relevante, no entanto, esta ação se encaixa no primeiro item da nossa lista.

Conhecer o assunto

Uma coisa que pode arruinar seu marketing de autoridade é não saber o que é seu produto ou empresa.

Não importa se você está falando para completos desconhecidos, para o seu público-alvo, para investidores ou mesmo para pessoas que jamais vão consumir sua marca: você precisa saber explicar exatamente o que é que vende.

É fácil ser reconhecido como autoridade no assunto se você sabe do que se trata. Uma coisa inadmissível é um empreendedor não conseguir responder uma pergunta sobre seu produto.

Veja também:  Porque realizar a contratação de um estagiário em vez de um funcionário?

Promoção e participação em eventos

Vai ter um desfile na sua cidade? Sua marca precisa estar lá.
Vai ter uma feirinha de adoção de animais; uma ação para divulgar o combate a alguma doença; uma corrida; uma quermesse? Esteja lá.

Não importa se o evento é gigantesco como o Rock N’ Rio, ou se é simplesmente uma ação entre amigos que vai levar brinquedos em uma creche. Há sempre espaço para que sua marca esteja presente em eventos.

Eventos de cunho social, cultural, de saúde, esportivos, dê um jeito de falar com os organizadores e coloque sua marca lá.

É claro que isso envolve algum investimento financeiro, mas nem sempre significa grandes somas em dinheiro.

Marketing de referência

Outro pilar do marketing de autoridade é o marketing de referência. Um nome mais bonito para o famoso boca-a-boca.

Você sabe que os pilares anteriores fizeram um bom alicerce quando seus clientes começam a falar da sua empresa. Indicam a amigos, compram algo e marcam você nas redes sociais.

Marketing de autoridade

Geração de leads

Finalizando nossa lista, está no volume de leads que você consegue captar. Esta tarefa não é muito complicada, mas é preciso planejamento e aprimoramento constante para garantir os resultados esperados.

Caso de sucesso

Quando o assunto é marketing de autoridade, o principal objetivo é fazer com que sua marca se torne uma referência, um grande amigo do seu público alvo.

Se bem estruturada, você não vai ter clientes, mas sim fãs fieis, que estarão sempre dispostos a defender e a dar preferência para sua empresa.

Um exemplo atual de sucesso em marketing de autoridade é a Netflix. Através de campanhas bem alinhadas e presença forte nas redes sociais, a empresa construiu uma forte autoridade quando o assunto é streaming de filmes/séries.

Veja também:  Como fugir do Carnaval?

Devido a isso, milhares de pessoas simplesmente se negam a testar outras plataformas, como a Prime Video, YouTube Premium, Looke, entre outros.

Aposte você também nesta estratégia e coloque sua empresa na cabeça e no coração dos seus clientes. Aproveite para dar sua opinião sobre este artigo e não se esqueça de assinar nossa NewsLetter!

Deixe uma resposta

Top