Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Filmes imperdíveis para empreendedores

Filmes imperdíveis para empreendedores

Filmes imperdíveis

Muitos filmes excelentes foram feitos sobre empresários e o espírito pioneiro que eles incorporam. Esses filmes podem incentivar, alegrar e, é claro, nos divertir.
Para todos os aspirantes a empreendedores que estão procurando inspiração enquanto relaxam assistindo a um bom filme, aqui estão as 13 principais recomendações do Blog GuiaJá sobre empreendedorismo.

Filmes com grandes lições sobre empreendedorismo

Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

O icônico Wall Street centra-se em um jovem e ambicioso corretor, Buddy Fox (Charlie Sheen), e em um investidor carismático e cruel, Gordon Gekko (Michael Douglas). Fox, que está desesperado para ter sucesso, idolatra Gekko, que além de ganancioso e cruel, tem acredita que a ganância é uma coisa boa.

Fox se encanta com o estilo de vida glamouroso do milionário e acaba se envolvendo em uma rede de informações privilegiadas. O filme é um conto preventivo de como a busca pelo poder pode nos levar a um caminho antiético. Embora seja fácil ser atraído pela ganância, nunca vale a pena vender a integridade por uma questão de dinheiro e ambição. Confira ao trailer.

Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)

Este filme fala dos desafios, frustrações e absurdos da vida no escritório corporativo. O longa satiriza a monotonia de trabalhar em cubículos e também faz com que o espectador reflita que a saída para tal situação está em suas próprias mãos.

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Baseado em uma história real, o filme mostra a protagonista Erin Brockovich, uma mãe solo de três filhos, que luta para conseguir um emprego como em um escritório de advocacia. Ela começa a investigar um caso que eventualmente leva a uma ação coletiva contra uma empresa multibilionária.

Contra as probabilidades, ela ajuda a ganhar o maior acordo já pago em um processo de ação direta. Erin Brockovich encarna o empoderamento feminino e ressalta a importância de ter uma mente independente e sem medo de defender o que você acredita. Também pode ser uma grande inspiração para mulheres que enfrentam um mundo corporativo dominado por homens.

Veja também:  Como montar um manual de conduta de funcionários?

O Poderoso Chefão (1972)

Considerado um dos melhores filmes do século XX, O Poderoso Chefão traz uma trama repleta de mafiosos, gangues e crimes. Mas calma, para aplicar isso na vida empreendedora, você deve focar apenas na essência da história, que mostra como criar uma rede de influência é importante para o crescimento no mundo dos negócios.

s.

Joy – O Nome do Sucesso (2015)

No mundo dos negócios, é preciso estar pronto para travar batalhas em várias frentes e, quanto mais bem sucedido você for, mais os outros desejarão derrubá-lo.. Essas são algumas das muitas lições por trás deste filme biográfico sobre Joy Mangano, natural de Nova York, uma simples mãe que se tornou uma milionária de sucesso.

Sucesso a Qualquer Preço (1992)

O filme mostra como o capitalismo pode se tornar uma verdadeira guerra. No longa, que foca no mercado de imóveis, é possível acompanhar uma trama de que mostra como ambientes extremamente competitivos podem ser ruins dentro de uma empresa.

À Procura da Felicidade (2006)

O filme é inspirado na história real de Chris Gardner, um homem negro, desempregado, sem teto e que teve que enfrentar muitas dificuldades para trabalhar em um estágio não remunerado como corretor da bolsa ao mesmo tempo em que tentava cuidar do filho pequeno.

O longa deixa evidente que para vencer as dificuldades é preciso muita perseverança, um pouco de sorte e manter a ética a qualquer custo.

Steve Jobs (2015)

O filme traz a público a maneira de pensar e agir de um dos maiores empreendedores do século XX. Deixa claro sua personalidade fria, seus sucessos e seus fracassos.
Jobs não era uma pessoa muito amável com seus amigos e funcionários, aliás, ele era reconhecido por até mesmo chegar a desprezar as pessoas mais próximas a ele.

Veja também:  Modelos de planilha de fluxo de caixa para download

Metódico e nada prático, ele gerenciava cada detalhe de um projeto. Sua personalidade o levou a fazer um sucesso extremo, fundando algumas das mais influentes empresas (Apple e Pixar), mas sua carreira também passou por fracassos.

A rede social (2010)

O longa é inspirado em Mark Zuckerberg e os bastidores da criação do Facebook. O filme também mostra como o jovem conseguiu fazer alguns ‘inimigos’ no meio do caminho.
Talvez a maior lição aprendida ao assisti-lo seja a seguinte: ter a ideia não é principal parte de um negócio de sucesso, tirar essa ideia do papel e fazê-la acontecer sim.

Prenda-me se For Capaz (2002)

Baseado na história real de Frank Abagnale, um vigarista que ganhou milhões antes dos 19 anos e fingindo ser piloto de avião, médico, advogado e professor de história, o filme deve ser assistido com o mesmo espírito de O Poderoso Chefão.

Para tirar grandes lições sobre empreendedorismo, não devemos copiar as ideias fraudulentas do anti-herói, mas sim nos inspirar em sua tendência de acreditar que a cada passo é possível chegar mais longe.

Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

O filme é focado em um empresário esportivo que, ao começar a questionar as ações tomadas, acaba perdendo seus clientes. Como o próprio nome sugere, Jerry Maguire chega ao fundo do poço e precisa refazer seus paradigmas para voltar ao sucesso. Mas a grande pergunta, será que ele vai fazer isso?

O Aviador (2004)

Quando uma doença não diagnosticada leva um dos homens mais ricos do mundo a ruína, o que será preciso para que ele retome sua carreira?
O filme é inspirado na história real de Howard Hughes, um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico, focando em tudo que ele passou entre o final das décadas de 1920 até meados da década de 1940.

Veja também:  Como a propaganda online pode ajudar a minha empresa?

A grande aposta (2015)

A crise no mercado imobiliário nos EUA e a crise financeira global quase levaram o mundo a um colapso em 2008. Até hoje, muitas nações não se recuperaram completamente.
A Grande Aposta conta a história de um grupo de gestores e investidores de fundos de Wall Street, que previram e conseguiram lucrar com o colapso do mercado imobiliário superaquecido do país.

O filme é repleto de lições de empreendedorismo importantes, principalmente para quem deseja investir no mercado de ações: entenda no que está investindo, siga seu instinto e nunca siga o conselho de outra pessoa sem entender completamente o que está se metendo.

Gostou da seleção de filmes sobre empreendedorismo que trouxemos? Não se esqueça de comentar quais você mais se interessou. E no caso de já ter assistido alguns, reveja-os, mas agora com um olhar empreendedor, com certeza você enxergará essas produções com outros olhos.

Aproveite para assinar nossa Newsletter e até a próxima!

Deixe uma resposta

Top