Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Está na hora de expandir minha empresa? Veja como identificar a hora certa para investir

Está na hora de expandir minha empresa? Veja como identificar a hora certa para investir

Expandir minha empresa

O Brasil e o mundo vivem uma crise que está abalando milhares de empresas. Mas mesmo em meio a este cenário ainda existe espaço para o surgimento de novas empresas e também para a expansão de quem já está no mercado há anos.

Porém, é durante a crise que muitos empresários ficam com “a pulga atrás da orelha”, principalmente no que diz respeito ao crescimento de suas empresas. Afinal, os riscos são grandes, e muitos estão fechando as portas.

Mas como saber se este é o momento de investir na expansão dos seus negócios? Para te ajudar, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a entender se este é um bom momento para aumentar o alcance do seu negócio.

Expandir ou não expandir minha empresa? Eis a questão!

Você já passou pelas dificuldades e vitórias que envolvem montar seu próprio negócio e depois de conquistar seu espaço no mercado, em algum momento você estará em um novo dilema: investir ou não na expansão de sua empresa?

Se este momento chegou em sua vida empresarial, a primeira coisa que você precisa colocar na cabeça é que não deve tomar decisões precipitadas, ou baseadas apenas na emoção.

Muitos empresários de sucesso afirmam que este é um dos principais passos que irão definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento, por isso, antes de mais nada, é preciso pensar e  ponderar muito.

Faça uma lista  do que está fazendo com que você acredite que chegou o momento de aumentar seu negócio. São novas oportunidades do mercado? Está ocorrendo um aumento crescente na quantidade de clientes? Ou será que você está apenas cansado do momento que está vivendo na empresa e quer animar um pouco as coisas?

Lembre-se sempre que arriscar é preciso, mas calcular os riscos e suas consequências é essencial para alcançar o sucesso!

O seu negócio precisa crescer?

Expandir minha empresa

Muitos empresários se pegam fazendo essa pergunta, e não tem uma resposta paupável para dar. E a única resposta aceitável para essa questão é: “meu negócio precisa crescer para atender melhor meus clientes e alcançar novos clientes”.

Essa deve ser sua motivação, não importa seu ramo! E você percebe que esse momento realmente está acontecendo quando começa a recusar clientes, pois com sua atual equipe não é possível atender a todos.

Mas vá com calma! Mesmo quando isso ocorre, ainda é preciso pensar bastante, e quando dizemos “pensar”, isso significa colocar tudo na ponta do lápis e calcular qual será o custo dessa expansão.

Evitar empréstimos e invistir no crescimento pela web

Para evitar erros e promover um crescimento ordenado, você deve investir tempo em planejamento e cálculos. Muitos cálculos. Nada pode passar desapercebido.

Muitas vezes, quando colocamos as expectativas de custos ao lado da meta expansão, descobrimos que essas contas não batem. Nessas horas, alguns empresários acabam se tornando uma presa fácil para empréstimos, que nem sempre  são a melhor opção.

A não ser que você tenha pelo menos 60% do dinheiro necessário para a expansão em caixa, tente realizar essa expansão de outras formas. Use a criatividade e só recorra a empréstimos em caso de extrema necessidade.

Muitas vezes ao invés de alugar um espaço maior, para colocar mais equipamentos e mais pessoas para trabalhar, você pode descobrir que consegue uma expansão significativa pagando algumas horas-extras para os funcionários que você já possui.

Tenha em mente que expandir os negócios não significa mudar para um espaço fisicamente maior. Em alguns casos, é possível promover o crescimento apenas remanejando os prazos ou tomando atitudes como proibir a utilização de redes sociais e apps de troca de mensagens durante o expediente, o que também gera um impacto positivo na produtividade.

Além disso, não se esqueça jamais do poder na internet! Talvez você possa crescer e expandir muito mais se voltar seus olhos para as oportunidades online. Enquanto lojas físicas encontram grandes dificuldades, o E-commerce continua em franca expansão!

Por isso, além de pensar bastante sore a real necessidade de expandir sua empresa, também aposte na sua capacidade criativa e planeje tudo com muito cuidado, sempre dando chance para soluções criativas!

Deixe uma resposta

Top