Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Como a neurociência ajuda seu site a converter?

Como a neurociência ajuda seu site a converter?

Converter

Para que o site da sua empresa alcance um ótimo ROI, você precisa de mais do que apenas tráfego; você precisa de visitantes prontos para agir. Grandes números de conversões online geram ótimas vendas e, embora não seja uma tarefa simples, com as táticas certas é possível fazer seu site converter muito mais.

Uma das maneiras comprovadas de efetuar isso é conectando-se às emoções do cliente. O professor e autor da Harvard Business School, Gerald Zaltman, afirmou que 95% do processo de pensamento que ocorre antes da compra, ocorre na mente subconsciente do consumidor.

Se ele estiver realmente certo, a neurociência cognitiva pode ser a solução de ouro para a deficiência de conversão do seu site, permitindo que você entenda como lidar com as emoções, pensamentos, memórias e estado de espírito do seu público-alvo.

Confira as principais táticas que irão fazer seu site converter

Tática 1: crie facilidade cognitiva

A facilidade cognitiva é a medida de quão efetivamente nosso cérebro processa as informações. Se os clientes em potencial acharem seu site confuso, é mais provável que eles mudem para seus concorrentes.

Mas como você sabe se seu site (design e conteúdo) é de primeira qualidade? Simples, peça para que alguém que nunca viu seu site antes encontre e coloque um produto específico no carrinho de compras. Se eles encontrarem um obstáculo no processo, algo precisará ser corrigido o mais rápido possível.

Psicologicamente falando, os clientes odeiam gastar sua energia mental ao fazer uma compra. Seu site precisa ser claro, onde fica a barra de pesquisa, lista de produtos por categorias, refinamento de busca, conteúdo claro e produtos bem detalhados podem fazer toda diferença.

Veja também:  Os 5 empreendedores ousados da atualidade

Um site bem estruturado, simples de enxergar os produtos, que carrega rápido, mostra claramente as opções de pagamento podem tornar mais fácil a tomada de decisão do cliente.

Converter

Tática 2: use e abuse do Efeito Von Restorff

O Efeito Von Restorff, também conhecido como efeito de isolamento, prova que a aparente distinção de um item entre itens semelhantes aumenta a probabilidade de que ele seja lembrado com mais facilidade.

Para atrair a atenção dos visitantes usando esse princípio, tente colocar seus botões de Call To Action (CTA) ou “Comprar” de forma estratégica. Além disso, use contrastes visuais e dicas que guiam as pessoas para esses botões.

Tática 3: aproveite o poder da semelhança social

Os seres humanos são criaturas sociais por natureza, e a afirmação majoritária é fundamental para influenciar a formação de nossos conceitos cognitivos.

É mais provável que você conquiste seu cliente quando puder ilustrar que usuários anteriores com perfis semelhantes ao dele, tiveram uma resposta positiva no seu site. A melhor maneira de fazer isso é deixar as opiniões positivas sempre visíveis.

Converter

Tática 4: Empregue o Efeito de Ancoragem

Outra forma de fazer o site converter é utilizando o efeito de ancoragem. Isso ocorre quando as pessoas confiam demais em uma informação inicial como ponto de referência para formar suas próprias opiniões.

Neurologicamente e psicologicamente, a mente humana não contempla o valor de algo baseado em seu valor intrínseco e isolado, mas toma decisões baseadas em valores comparativos. Sendo assim, você pode influenciar de maneira inteligente o estado de espírito dos visitantes, garantindo que eles encontrem um estímulo inicial impressionante sempre que visitarem o site.

Estrategicamente, isso pode ser alcançado quando você inconscientemente influencia os preços que os clientes consideram aceitáveis, talvez exibindo um preço mais alto primeiro. Outra forma de converter através do estímulo é utilizar suas redes sociais de forma adequada, sempre publicando novidades.

Veja também:  Dicas SEO para otimizar seu site no Google

Gostou das dicas de como a neurociência pode ajudar seu site a converter? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para nos sugerir novos temas. Não se esueça de assinar nossa Newsletter para receber artigos exclusivos!

Deixe uma resposta

Top