Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 10 maneiras de ter funcionários mais produtivos

10 maneiras de ter funcionários mais produtivos

Funcionários mais produtivos

Inspirar funcionários a serem cada vez mais produtivos é um desafio de todo gerente, proprietário, empreendedor ou chefe de setor da atualidade.

Se você consegue isso, todos em sua equipe não serão apenas mais produtivos e eficientes, mas também mais felizes com seus trabalhos.

E, mesmo não havendo nenhuma receita mágica ou fada madrinha para transformar você na pessoa mais inspiradora do mundo, é possível seguir nossas dicas e entrar no caminho certo.

10 táticas tornar seus funcionários mais produtivos

 Ser você mesmo

Não há substituto para autenticidade. As pessoas podem sentir falsidade.

Ficar trocando de cara cada vez que está perto de um funcionário é desgastante e faz com eles percam a confiança e a vontade de trabalhar com você.

Comporte-se de acordo com suas crenças e valores, e transmita isso aos seus funcionários.

Admitir que erra e dê espaço para críticas

Enquanto muitos têm medo de fazer isso, admitir quando você está errado é crucial para construir uma cultura honesta e transparente, onde todos possam se sentir livres o suficiente para serem melhores no trabalho.

Às vezes, quando nos sentamos em um papel de liderança, achamos que temos que demonstrar controle e estar sempre certos. No entanto, ele realmente mostra mais coragem para admitir quando você não sabe a resposta ou que cometeu um erro.

Fazer isso estabelecerá uma camada de transparência com seus funcionários e promoverá uma cultura de aprendizado. A longo prazo, permitirá que você mude suas ideias e tendências sem precisar manter seu ego.

Veja também:  SEO para e-commerce: confira as melhores dicas

Conhecer cada indivíduo

Para ter funcionários mais produtivos é preciso tratar cada um de forma única. Eles não podem ser apenas números, eles precisam ser pessoas.

Obviamente não é preciso se tornar o melhor amigo de cada um deles, mas é necessário que ele não seja um completo desconhecido para você.

Ao estabelecer uma conexão, haverá uma oportunidade de entender o que motiva seus funcionários, e transformar essas motivações em desempenho dentro do seu negócio será muito mais fácil.

Funcionários mais produtivos

Apreciar um bom trabalho

Não há nada pior do que falta de reconhecimento. Se uma equipe alcançou a meta: parabenize. Se um funcionário conseguiu resolver um problema: seja grato.

Dar reconhecimento ao trabalho traz um grande sentimento de satisfação e motiva o trabalhador a ir sempre além.

Manter os níveis de motivação elevados e mostrar o reconhecimento necessário só trará bons frutos a empresa.

Mantenha-os capacitados

Pague cursos (ou parte dos cursos) para que seus funcionários possam se manter atualizados.

Não dá para esperar que apenas o funcionário se preocupe com sua capacitação. Vivemos em mundo agitado: filhos, família, contas, boletos, viagens… sempre haverá algo ‘mais importante’ para onde eles vão direcionar o dinheiro.

Mas se a empresa se oferece para pagar 100%, 70% ou 50% de um curso, o funcionário pode se motivar e no fim das contas, quem sai ganhando com a capacitação do seu pessoal é a sua empresa.

Dar espaço para que sua equipe tome decisões

Outra forma de ter funcionários mais produtivos é mostrar que você confia neles. Por isso, delegue funções.

Além de se sentirem mais confiantes, funcionários responsáveis pela tomada de decisões também costumam produzir resultados mais satisfatórios.

Veja também:  Tire sua dúvidas sobre contrato de experiência

Manter seus funcionários empolgados

Um dos maiores desafios de uma empresa, especialmente à medida que cresce, é manter cada funcionário empolgado com o trabalho que está fazendo.

Por isso, invista em gratificações e mostre ao trabalhador o quanto ele é valorizado pela empresa.

Funcionários mais produtivos

Criar um ambiente de respeito e paz

Ninguém gosta de trabalhar em um lugar cheio de piadinhas ruins, gritaria sem sentido, broncas sem fim…

Ao criar um ambiente de respeito mútuo e de paz, você também vai garantir funcionários mais produtivos.

Esperar sempre mais dos seus trabalhadores

Esta tática é uma perigosa, pois é preciso saber quando colocar o pé no acelerador e quando tirar também.

Mas é sempre preciso esperar mais do funcionário. Você precisa ajuda-lo a ultrapassar seus limites. Obviamente, nunca de forma a explorá-lo.

Não deixe que o trabalhador se acomode, pois isso fará com que ele sempre produza mais do mesmo, e a empresa acaba perdendo.

Contratar bons funcionários por um salário justo

Se você quer ter funcionários estimulados, é preciso pagar um valor justo para eles. Oferecer um salário baixo pode parecer uma economia, mas a verdade é que tudo que bom, custa caro.

Conseguir funcionários mais produtivos não é impossível. Esperamos ter ajudado com nosso artigo e não se esqueça, aqui no Blog GuiaJá você encontra todo tipo de conteúdo para tirar sua empresa do papel.

Continue navegando em nosso site e aproveite para sugerir novos temas!

Deixe uma resposta

Top