Não importa o tamanho do seu projeto, todo empreendimento precisa de um plano de negócios para que haja mais chances de conquistar o sucesso. No entanto, nem todo mundo tem facilidade com a elaboração desse tipo de documento.
Para ajudar você nesse processo, aqui você vai encontrar dicas essenciais para construir um plano de negócios eficiente. Não se esqueça que esse documento é um dos mais importantes para o seu futuro empresarial, portanto, nada de pressa. Tenha calma e estude bastante!
Como escrever o plano de negócios
O plano de negócios deve conter diversas informações essenciais sobre o seu empreendimento. O documento também deve ser facilmente compreendido pelo leitor, seja ele um investidor, o banco, o seu público-alvo, funcionários etc.
Confira a seguir a estrutura básica que seu plano de negócios deve ter:
-
Página de rosto
Talvez esta seja a parte mais fácil da elaboração do seu plano. Na página de rosto deve estar contido, de maneira clara e de fácil visualização, as suas informações de contato, para que dessa forma seja fácil que os potenciais investidores ou interessados na sua empresa possam facilmente entrar em contato com você.
Lembre-se de colocar o endereço atualizado, números de telefone (de preferência ao menos um telefone fixo e um móvel), contatos de WhatsApp, Skype, e-mail, site oficial e até mesmo as redes sociais.
-
Resumo sobre a empresa
De uma forma bastante concreta e resumida, descreva o que sua empresa faz (ou pretende fazer), fale sobre o mercado de atuação, explane sobre as projeções financeiras e ofereça alguns motivos/razões que dão a você a certeza de que seu empreendimento terá sucesso.
Incluir a missão, visão e valores do seu empreendimento também pode ajudar a formular um plano com mais chances de agradar ao leitor.
Se os leitores não gostarem dessa parte do seu plano de negócios, é bem provável que eles nem leiam o restante do documento. Portanto, dê a devida atenção a elaboração desse texto.
-
Visão geral da empresa
Diferente do resumo, esta visão geral deve se ater mais aos aspectos físicos do negócio. Responda a perguntas, como, por exemplo, onde você está localizado, quando foi fundado, qual é o tamanho, número de funcionários etc.
Para aprofundar mais, também é interessante valar sobre o faturamento do negócio, projeções e análises de ganhos.
-
Mercado
Aqui, você precisa descrever o mercado no qual atua, o que afeta sua empresa e como você pretende competir com os concorrentes. Fale também sobre as tendências do seu segmento e como elas interferem ou interagem com a empresa
-
Clientes
No plano de negócios, você deve explanar também sobre quem é o seu cliente, o que você pretende fazer por ele e qual o impacto que seu produto ou serviço pode causar na vida do seu público-alvo.
-
Plano de Marketing
Como você alcançará seus clientes, quais táticas promocionais e canais de marketing você usará, qual a estrutura e o posicionamento da marca que você deseja adotar são algumas das questões a serem apresentadas neste tópico.
-
Equipe
Um diferencial em qualquer plano de negócios é a inclusão de um tópico para falar sobre a equipe de trabalho. Descrever o perfil dos profissionais (seja nominalmente ou por função), falar sobre as principais contratações que a empresa pretende fazer, se possui um corpo de diretores ou conselheiros, tudo isso pode ser incluído no documento.
Tais informações não são essenciais, porém garantem mais segurança para os investidores e também ajudam a dar um rosto para o negócio. Descrições e gráficos são importantes, mas incluir dados sobre as pessoas envolvidas no projeto também é.
-
Plano Financeiro
Descrever o plano financeiro é essencial, principalmente quando o plano de negócios é direcionado a captação de investimentos ou financiamento. Foque em falar sobre quanto será preciso para a empresa, em que o cada centavo será investido e qual a projeção de recuperação do valor aplicado.
Modelo de plano de negócios grátis para download
Para deixar esse processo de elaboração ainda mais fácil, você pode fazer o download de um modelo de plano de negócios grátis.
Basta preenchê-lo com as informações sobre o seu negócio. O documento tem 7 páginas, e está dividido em quatro categorias: Resumo Executivo; Descrição do negócio; Marketing e Apêndice.
Cada categoria possui subcategorias, que depois de preenchidas por você, ajudarão a dar mais credibilidade ao seu plano de negócios. Na categoria Resumo Executivo, por exemplo, estão: Destaques, Objetivos, Missão da empresa e Chaves para o sucesso. Fique a vontade para retirar ou incluir categorias e subcategorias, e assim adaptar modelo de plano a realidade do seu negócio.
Não se esqueça de comentar o que achou do modelo disponibilizado pelo Blog Guiajá, e também nos falar sobre suas experiências na elaboração do plano de negócios da sua empresa!
One thought on “Como escrever o plano de negócios da sua empresa”