Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como ter sucesso em uma empresa familiar

Como ter sucesso em uma empresa familiar

Empresa familiar

Os laços que unem uma família são sempre muito fortes e não são poucas as pessoas que aproveitam esses laços para criar uma empresa familiar. Seja qual for o ramo escolhido, as chances de sucesso podem ser enormes, desde que todos estejam verdadeiramente comprometidos.

Assim como ocorre com uma empresa formada por sócios que não possuem nenhum laço, uma empresa familiar tem muitas chances de dar certo. Mas quando o negócio ainda está no plano imaginário, tirá-lo do papel pode ser um grande desafio.

Como ter sucesso em uma empresa familiar

Apesar de todo amor e compreensão que existe dentro de uma família, é impossível negar que também existem várias coisas divergentes. Quando irmãos, pais e filhos ou outros tipos de parentes decidem se unir para fundar um negócio familiar, é preciso seguir à risca algumas dicas importantes.

Deixe os desentendimentos em casa

Uma das coisas mais difíceis de uma empresa familiar é a gestão dos sentimentos. As coisas facilmente se misturam e quando você percebe, está implicando com o trabalho desenvolvido dentro da empresa por causa de alguma briga ou desentendimento.

Isso simplesmente não pode acontecer. O segredo do sucesso é aprender a criar um equilíbrio entre suas vidas profissionais e pessoais.

Não misture o dinheiro

Outro problema recorrente de uma empresa familiar é não definir as barreiras de onde começa e termina o dinheiro da empresa. Essa é uma armadilha que pode custar até mesmo a continuidade do negócio.

Veja também:  5 coisas que você não deve fazer em uma negociação

Antes de tudo é preciso definir quanto cada um dos envolvidos vai ganhar por mês. O chamado pró-labore deve ser definido no plano de negócios. Esse valor pode ser reajustado, mas apenas quando a empresa estiver com bons lucros.

Confiança em primeiro lugar

Para que a empresa possa crescer, os membros da família precisam confiar uns nos outros. Não há como ser parceiro de negócio sem que haja confiança. Este item deve ser até mais importante que o amor que vocês sentem uns pelos outros.

Cultive seus relacionamentos

E falando em amor, ele é o elo fundamental da união de qualquer família, e para continuar a existir, precisa ser cultivado. Se a intensão é criar uma empresa familiar de sucesso, além de se esforçar diariamente para cuidar do empreendimento, também precisa se esforçar para manter um bom relacionamento com todos os envolvidos.

Casais, pais e filhos, primos, sobrinhos, seja qual for a configuração da empresa, é preciso que vocês se esforcem para manter os laços de confiança, respeito e amor, sempre. É claro que podem surgir momentos de tensão, afinal, isso é comum, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. Mas é importante que sempre haja a vontade de continuar trabalhando e crescendo juntos.

Empresa familiar

Como tirar a empresa familiar do papel

Agora que você sabe o que é preciso para que sua empresa familiar tenha sucesso, tirá-la do mundo dos sonhos é muito mais fácil.

Assim como em qualquer tipo de negócio, o primeiro passo é sempre o planejamento.
Procure entender melhor o ramo que escolheu investir. Para não errar, confira nossos artigos abaixo:

Por onde começar o planejamento estratégico da empresa?

Por que o planejamento estratégico é importante?

Depois da fase do planejamento, é hora de buscar capital. Isso pode ser conseguido com empréstimos, poupança e até mesmo com algum dinheiro que os parentes juntaram trabalhando especificamente para este fim. também temos um artigo que aborda o tema de forma abrangente:

Como Conseguir Financiamento Com Familiares

Outra parte essencial é criar um plano para divulgar sua empresa. A melhor aposta é sempre o marketing digital, afinal é mais barato e você mesmo pode criar e gerenciar as campanhas. Também temos assuntos sobre o tema para ajudá-lo.

8 Dicas De Como Economizar Fazendo Campanhas No Facebook

Marketing Digital: Entenda O Tema De Uma Vez Por Todas 

Como Fazer O Facebook Da Empresa Em 4 Passos

Finalmente, é hora de continuar estudando continuamente e aprimorando sempre seu produto ou serviço. Existem muitas empresas familiares de sucesso e o que nós queremos é que a sua esteja entre elas. Compartilhe nosso artigo com seus familiares e, aproveite para sugerir novas abordagens sobre este tema!

Deixe uma resposta

Top