Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 10 passos necessários para iniciar um negócio

10 passos necessários para iniciar um negócio

Iniciar um negócio

Quando o assunto é empreendedorismo, muitas pessoas se perguntam o que é preciso para iniciar um negócio. O Blog GuiaJá é uma excelente ferramenta para quem busca essa resposta, afinal, aqui você encontra vários artigos sobre o tema.

Neste artigo, por exemplo, selecionamos para você quais são as principais etapas para tirar seu sonho do papel. Confira este guia passo a passo para ajudar a transformar sua grande ideia em um negócio de sucesso.

O que é preciso para iniciar um negócio

  1. Avalie-se.

Vamos começar com a pergunta mais básica: por que você quer começar um negócio? É claro que é para ganhar dinheiro, então, nem pense em responder isso. Mas pense em outras motivações, por exemplo: para flexibilizar o tempo de trabalho; para colocar uma ideia/produto/serviço inovador no mercado; para ficar mais perto da família etc.

Uma vez que você tenha o motivo, comece a fazer a si mesmo ainda mais perguntas para ajudá-lo a descobrir o tipo de negócio que você deve começar e se você tem o que é preciso:

  • Quais são suas habilidades?
  • Onde está sua paixão?
  • Qual sua especialidade? E aqui não nos referimos apenas em formação.
  • Quanto você pode gastar?
  • Quanto capital você precisa?
  • Que tipo de estilo de vida você quer viver?
  • Você está pronto para ser um empreendedor?

Seja honesto com suas respostas. Isso criará uma base para tudo o que você fizer, então é melhor saber a verdade agora do que depois.

  1. Pense em uma ideia de negócio.

Você já tem uma ideia? Se sim, parabéns! Você pode prosseguir para a próxima seção. Se não, há muitas formas de começar a pensar em ideias para iniciar um negócio. Pergunte a si mesmo quais são suas afinidades, o que você realmente quer fazer, onde você quer colocar toda sua energia.

Veja também:  8 dicas de como economizar fazendo campanhas no Facebook

Iniciar um negócio

  1. Faça pesquisa de mercado.

Comece a pesquisar seus potenciais rivais ou parceiros no mercado. Pesquise seu público-alvo, vá a fundo e entenda se o que você quer colocar na praça realmente vale a pena.

  1. Busque feedback.

Permita que as pessoas interajam com seu produto ou serviço e vejam o que elas acham dele. Uma opinião pode ajudar a apontar um problema que você tenha deixado passar. Além disso, essas pessoas se tornarão seus primeiros defensores da marca, especialmente se você ouvir a opinião deles e eles gostarem do produto.

  1. Legalize seu negócio.

Procure um contator, Sebrae ou a Casa do Cidadão da sua cidade e vá se informar sobre como fazer para se tornar uma empresa legal. É claro que você pode começar um negócio antes de estar legalizado, principalmente se for uma empresa pequena ou microempresa. Mas ao se formalizar você contará com várias vantagens, como financiamento facilidade, entre outros.

  1. Escreva seu plano de negócios.

O plano de negócios é uma das mais importes etapas de iniciar um negócio. Sem planejamento, suas chances de dar certo podem ser mínimas. Para sua sorte, nós do Blog GuiJá já abordados este tema também. Confira nossos artigos sobre tudo que você precisa saber sobre plano de negócios.

Aprenda Como Montar Um Plano De Negócios

Como Escrever O Plano De Negócios Da Sua Empresa

  1. Obtenha recursos.

Existem muitas maneiras diferentes de obter os recursos de que você precisa para iniciar seu projeto. Empréstimos bancários ou com familiares, saque do FGTS, abrir uma poupança ou fundo de investimentos para ir juntando.

Também é possível conseguir o dinheiro através de campanhas de financiamento coletivo. Em algumas cidades também existem incubadoras, que são ótimas oportunidades para quem está começando. Procure a Prefeitura do seu município para saber se na sua cidade há este serviço.

Veja também:  4 livros recomendados para empreendedores, segundo Zuckerberg

Iniciar um negócio

 

  1. Desenvolva seu produto ou serviço.

Depois de todo o trabalho que você colocou em começar sua empresa, vai ser incrível ver a sua ideia ganhar vida. Aqui estão os sete passos para criar um produto:

  • Brainstorming de ideias – o primeiro passo é gerar uma ideia para o produto.
  • Avalie as ideias – faça uma lista com as melhores ideias e compartilhe com pessoas da sua confiança.
  • Feedback – confira as críticas e sugestões sobre as ideias. Repense o que precisa ser alterado, estudo e repita o segundo e terceiro passo até ter certeza de que a ideia que restou é realmente boa.
  • Analise a situação competitiva – analise a ideia do produto a partir de uma perspectiva comercial.
  • Protótipo e Marketing – desenvolva um protótipo do produto e ofereça a um público-alvo. Vá fazendo os ajustes necessários para melhorar seu produto. Ao mesmo tempo, comece o planejamento de marketing.
  • Teste de mercado – faça o lançamento da versão melhorada do seu protótipo. Use o teste para avaliar tudo que envolve seu produto ou serviço: preço, atratividade, recepção do público, críticas, entre outros aspectos. Vá modificando o produto até que ele fique pronto para o próximo passo.
  • Faça o lançamento – agora sim, depois de tudo, chegou a hora de colocar no mercado a versão final, revisada e com grandes chances de fazer um enorme sucesso. Mas não se esqueça que todos os passos anteriores devem servir como base para os novos lançamentos e também para o aperfeiçoamento constante da sua empresa.
  1. Comece a construir sua equipe.

Para crescer, você precisará transferir responsabilidades para outras pessoas. Na hora de montar uma equipe, seja na figura de um sócio, funcionário ou mesmo a contratação de freelancer, essas três dicas podem ajudá-lo a encontrar alguém de confiança:

  • Seja claro sobre o que você precisa, o que você quer e o que você espera.
  • Converse sobre os valores envolvidos logo de cara. Se é sócio, diga o quanto ele precisa investir; se é funcionário, deixe explícito o salário/benefícios; se é freelancer, seja claro sobre os pagamentos.
  • Seja rápido e esteja bem preparado para demitir ou terminar a sociedade, caso veja que as coisas não estão dando certo.
  1. Encontre um local adequado para o seu negócio.

O local adequado pode ser um escritório, sua garagem, um cantinho na sua sala. Lembre-se de pensar sempre nas suas necessidades e limitações, fazendo este balanço, fica mais fácil encontrar um local adequado para iniciar um negócio.

Veja também:  5 fundamentos econômicos que você deve saber

Agora que você já sabe quais são as 10 etapas para criar sua empresa, fique com esta dica de ouro:

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham” – Provérbio Japonês

Não existem atalhos para o sucesso, mas que está disposto a iniciar um negócio e não tem medo ou preguiça, já está um passo à frente da maioria das pessoas. Boa sorte com sua empresa e não se esqueça de deixar sugestões para nossos próximos artigos.

Deixe uma resposta

Top