Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Guia para pequena empresa anunciar no Instagram

Guia para pequena empresa anunciar no Instagram

Anunciar no Instagram

Anunciar no Instagram é mais que uma escolha, é uma necessidade atual. Você sabia que mais de 200 milhões de pessoas visitam pelo menos uma conta comercial do Instagram todos os dias? Você sabia que 72% dos usuários foram influenciados a fazer compras com base no conteúdo que viram na rede social?

Em outras palavras, os consumidores estão usando ativamente o Insta e recebem conteúdo relevante relacionado aos seus interesses. Isso significa que sua empresa precisa estar lá também ou você está perdendo uma oportunidade que seus concorrentes ficarão felizes em roubar de você.

E quando falamos em publicidade, não apenas as gigantes que precisam se preocupar. As pequenas empresas também podem encontrar no Instagram uma ótima oportunidade para seus negócios.

Por que anunciar no Instagram?

Atualmente existem sete tipos de anúncios para promover seus produtos e serviços. Para garantir um bom resultado, antes de falarmos quais são eles, precisamos discutir um passo anterior ao anúncio: escolher a finalidade da publicidade.

Para criar algo relevante e que garanta sucesso, é preciso que você defina os objetivos da campanha. As opções são:

Brand Awareness ou consciência de marca: a principal função desse objetivo é encontrar usuários que são seu público-alvo, porém que nunca ouviram falar em sua marca.

Alcance: use esse objetivo quando quiser que mais pessoas vejam seu anúncio, o que é particularmente útil para publicidade com base em local, como por exemplo lojas físicas.

Tráfego: ideal para quando você deseja direcionar pessoas para seu website, loja on-line ou outra página da web.

Instalações de aplicativos: como o nome indica, esse objetivo deve ser usado quando você quiser aumentar o número de pessoas que fazem o download do seu aplicativo.

Envolvimento: esse objetivo é usado quando você deseja gerar mais interação entre os consumidores e sua conta do Instagram ou postagens anteriores. Também é eficaz para promover ofertas específicas.

Visualizações de vídeos: ideal para promover seus vídeos.

Conversões: esse objetivo ajudará você a fazer com que mais pessoas realizem as ações desejadas, como fazer uma compra.

Geração de Lead: você deve usar este objetivo para geração de leads e coleta de informações de seus clientes e público-alvo.

Tipos de anúncios disponíveis no Instagram

Depois de escolher o seu objetivo, você precisa se concentrar no formato do seu anúncio. O Instagram tem sete opções de formatos de anúncios:

  1. Imagem Única
  2. Vídeo único
  3. Carrossel (de fotos ou vídeos)
  4. Coleção
  5. Coleção (mistura de vídeos e fotos, com possibilidade de colocar link)
  6. Experiência Instantânea (permite interação do público com o perfil)
  7. Stories (verticais, podem ser com imagem estática ou vídeos)

Dimensões e formatos dos anúncios no Instagram

Os formatos melhores formatos para anunciar são:

Anunciar no Instagram

 

Os anúncios em vídeo devem seguir os mesmos formatos, porém com algumas pequenas diferenças:

No feed, é possível publicar anúncios de até 120 segundos, com no máximo 4GB.
Nos Stories é possível publicar anúncios de no máximo 15 segundos, e com no máximo 4GB.

Como deixar o anúncio no Instagram mais atrativo?

Confira nossas dicas para garantir que seus anúncios chamem mais atenção e tenham mais efetividade.

Imagens de qualidade: use apenas visuais de alta qualidade quando for anunciar no Instagram. Existem bons sites para baixar imagens gratuitas, como por exemplo o Burst e o Pixabay.

Texto: menos é mais, nunca ultrapasse 200 caracteres, pois isso deixa os anúncios menos atrativos.

CTA: Use o botão de CTA (call to action) para incentivar os usuários a interagir com seu anúncio.

Orientação: não erre a orientação na hora de criar seu anúncio. Lembre-se que o formato vertical é sempre para os Stories e dê preferência ao formato quadrado para o feed.

Hashtags: inclua hashtags relevantes no anúncio.

Teste: teste visuais, mensagens e tempos de postagem diferentes para identificar os melhores desempenhos e melhorar seus resultados.

Anunciar no Instagram

Entendendo cada forma de anunciar no Instagram

Anúncios de imagem única

O tipo de anúncio mais usado para publicidade no Instagram é o anúncio de imagem única. Esse tipo de anúncio consiste em uma imagem e um botão de call to action.

Anúncios de carrossel

Os anúncios de carrossel permitem exibir até 10 imagens ou vídeos dentro de um único anúncio. Você pode reconhecer um anúncio de carrossel pelos pequenos pontos sob a imagem, indicando que há mais de uma imagem a ser vista.

Os anúncios de carrossel do Instagram são um pouco mais complicados de compilar do que os anúncios de imagem única. Mas esses anúncios oferecem uma excelente oportunidade para:

  • Para criar um passo-a-passo de como usar seu produto
  • Contar uma história sobre sua marca ou produto
  • Precisam no mínimo 2 e no máximo 10 imagens ou vídeos.

Anúncios com vídeo no Instagram

Você sabia que um quarto de todos os anúncios do Instagram são vídeos ? A popularidade do vídeo no Instagram é imensa e por isso é sempre uma boa solução para a maioria dos negócios apostar em conteúdo atrativo nesse formato. Os anúncios em vídeo podem ser feitos com vídeo ou GIF e são uma ótima maneira de explicar como seu produto funciona ou simplesmente compartilhar uma mensagem divertida e envolvente sobre sua marca.

Anúncios de Coleção

É fácil confundir os anúncios de coleção com os anúncios do carrossel. No entanto, há uma pequena diferença: na criação de slides você pode adicionar até 10 imagens e músicas para criar um anúncio em vídeo em loop.

Para configurar os anúncios de apresentação de slides, use o Gerenciador de anúncios do Facebook. Por lá você pode selecionar as imagens, músicas, legendas de vídeo e uma miniatura para seu anúncio no Instagram.

Anunciar no Instagram

Como definir o público para publicidade no Instagram?

Os anúncios do Instagram são incrivelmente poderosos, mas antes de colocar o seu no ar, é preciso saber exatamente quem você deseja alcançar. Esse alcance pode ser feito levando em consideração as seguintes métricas:

  1. Demografia – escolha seu público-alvo com base em dados como idade, gênero, idioma, entre outros.
  2. Interesse – moda, beleza, cinema, descontos, comida etc.
  3. Comportamento – baseie sua campanha em como seu público-alvo se comporta dentro e fora do Instagram e Facebook.
  4. Público semelhante – encontre usuários que são semelhantes a quem já interage com sua marca.
  5. Público personalizado – direcione sua campanha para uma base já conhecida de e-mails, por exemplo.
  6. Localização – escolha seu público alvo por bairro, cidade, região, país etc.
  7. Direcionamento automatizado – o próprio Instagram ajudará você a segmentar seus anúncios.

Onde criar os anúncios do Instagram

A rede social facilitou a criação de anúncios, e existem várias formas de começar sua campanha. A primeira, e talvez mais simples, seja através do próprio aplicativo. Basta que você crie uma conta de empresa no Instagram Business.

Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook também é possível anunciar no Instagram.

Agora que você já sabe como anunciar no Instagram, deixe seu comentário sobre quais serão suas escolhas na hora de criar suas campanhas. Este assunto é bem extenso e se você quiser mais conteúdo sobre publicidade no Instagram, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Top