Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 7 passos para montar o plano de negócios perfeito

7 passos para montar o plano de negócios perfeito

Plano de negócios

Um plano de negócios é um documento escrito que descreve a natureza do negócio, a estratégia de vendas e marketing, os antecedentes financeiros e contém uma demonstração de ganhos e perdas projetada.

Como bem sabemos, planejamento é a alma do sucesso, e é essencial para alcançar bons resultados. No mundo empresarial não é diferente. Para conseguir elaborar um plano de negócios perfeito, você conta com a ajuda do Blog GuiaJá, que traz os setes passos essenciais para elaborá-lo.

No começo pode parecer complicado, mas depois de entender o esquema, você verá como é fácil e essencial para garantir um bom andamento em todos os aspectos da sua empresa!

7 passos para escrever um plano de negócios perfeito

  1. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa.

Não tem escapatória, para conseguir elaborar um plano de negócios que garanta o bom andamento da sua empresa é preciso pesquisar muito. Pesquise o seu tipo de produto, seu mercado, suas experiências como empreendedor. Tudo deve ser muito bem analisado.

Para escrever o plano perfeito, você deve conhecer sua empresa, seu produto, sua concorrência e o mercado intimamente. Em outras palavras, é sua responsabilidade saber tudo o que puder sobre sua empresa e o segmento no qual você está entrando. Leia tudo que puder sobre o assunto e não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda.

Só para você ter uma ideia, você deve gastar mais tempo pesquisando do que efetivamente escrevendo seu plano. Lembre-se sempre disso e evite cometer uma série de erros e dar de cara com surpresas desagradáveis.

  1. Determinar o objetivo do seu plano

Não adianta escrever um plano, se você não tem ideia de onde quer chegar. Como empreendedor, antes de começar a escrever, é preciso que você saiba onde quer chegar.

Veja também:  Você sabe como escolher um local ideal para seu negócio? Aprenda agora com nossas dicas!

O plano de negócios também é um roteiro que fornece instruções para que uma empresa possa planejar seu futuro. Se você quiser atrair mais público, por exemplo, isso precisa estar descrito no seu plano, pois será essencial para marcar as decisões a serem tomadas pela empresa a curto, médio e longo prazo.

  1. Criar um perfil da empresa

Também integra um plano de sucesso acrescentar ao documento o perfil da sua empresa, incluindo o histórico de sua organização, quais produtos ou serviços você oferece, seu público-alvo, seus recursos, como você vai resolver um problema e o que torna sua empresa única.

Além de ser utilizado para atrair clientes e descrever seu negócio, o perfil da empresa também pode ser usado em seu plano de negócios. Isso é essencial para tornar os próximos passos mais fáceis de compor.

Afinal, o plano deve ser condizente com aquilo que sua empresa acredita, pois dessa forma é mais fácil conquistar seu público-alvo e garantir o sucesso do negócio.

Plano de negócios

  1. Documentar todos os aspectos do seu negócio

Uma empresa precisa ganhar dinheiro. Há única forma de conseguir saber onde estão seus erros e acertos nesse caminho é documentar tudo: despesas, fluxo de caixa e projeções etc. Se esses dados estiverem em seu plano de negócios, melhor ainda!

  1. Ter um plano estratégico de marketing

Um ótimo plano de negócios sempre incluirá um plano de marketing estratégico e agressivo. Isso normalmente inclui alcançar objetivos de marketing como:

  • Introduzir novos produtos
  • Estender ou recuperar o mercado de produtos existentes
  • Aumentar alcance da empresa
  • Aumentar as vendas
  • Elevar os preços sem reduzir os números de vendas
  • Refinar um produto
  • Marketing de conteúdo
  • Melhorar a produção / entrega de produtos
  1. Saiba adaptar seu plano com base em seu público

Os potenciais leitores de um plano de negócios são um grupo variado, que vão desde banqueiros e investidores, até candidatos a uma vaga de emprego na sua empresa.

Veja também:  Bem-estar e saúde: a importância do autoconhecimento e da autoestima elevada

Cada tipo de leitor terá um interesse, se você conseguir identificar esses interesses e direcionar um plano específico para cada perfil, tem mais chances de conseguir bons investidores, bons empregados etc.

Banqueiros, por exemplo, estarão mais interessados ​​em balanços e declarações de fluxo de caixa, enquanto os investidores se interessam pelo o conceito básico da empresa. Já os candidatos a vagas estarão mais focados nos objetivos do negócio.

  1. Escrever com paixão

Não há mais lugar no mundo para empresário que fazem algo apenas por fazer. Se você quer atrair o leitor para o seu empreendimento, seu plano de negócios deve mostrar que você é apaixonado, dedicado e realmente se preocupa com sua empresa e com o plano.

Guia para download grátis

Para facilitar ainda mais seu entendimento sobre a construção do plano de negócios da sua empresa, nossa dica é fazer o download gratuito do guia elaborado pelo Sebrae.

Nós sabemos o processo de construção do plano não é simples, mas temos certeza que com nossas dicas, você conseguirá elaborar um excelente texto! Não se esqueça de compartilhar nosso artigo e sugerir novos temas nos comentários!

4 thoughts on “7 passos para montar o plano de negócios perfeito

Deixe uma resposta

Top