Você está aqui
Home > Empreendedorismo > 4 livros recomendados para empreendedores, segundo Zuckerberg

4 livros recomendados para empreendedores, segundo Zuckerberg

Livros recomendados para empreendedores

O que será que você leitor (a) e Mark Zuckerberg tem em comum? Aqui vai uma dica: Você costuma ler? Independente do nicho de atuação, bem como a formação de cada um, no mundo do empreendedorismo ler é uma ótima atitude e poderá te ajudar e muito no desenvolvimento de seus negócios, bem como em sua atuação empresarial, confira alguns livros recomendados para empreendedores.

Dentre os benefícios da leitura, temos:

  • O senso crítico mais apurado;
  • Pensamento sistêmico evoluído;
  • Maior amplitude vocabular;
  • Oratória e expressão mais desenvoltas;
  • Boa escrita;
  • Poder de persuasão mais elevado;
  • Pensamento e opiniões multilaterais;
  • Repertório cultural expansivo;
  • Relações interpessoais com mais qualidade, etc.

Ter critérios é o primeiro passo para que se escolha conteúdos de leitura relevantes para sua carreira. Que o diga o programador Mark Zuckerberg, o nome por trás da rede social mais significativa do mundo atual, o famoso Facebook. Criterioso em suas escolhas, ele costuma ler ao menos 2 livros por mês, e deixou aos interessados algumas dicas de leitura. O CEO do Facebook inclusive criou uma página chamada “A Year of Books”, postando os livros que estava lendo e permitindo que os internautas tecessem comentários relacionados à obra.

Vamos a algumas delas? Selecionamos x livros mencionados pelo site Inc. (http://www.inc.com/business-insider/mark-zuckerberg-favorite-books.html)

“O Otimista Racional”, de Matt Ridley

Anda desanimado perante à humanidade? Então a leitura de “O Otimista Racional” é para você. Especializado em ciência, o jornalista Matt Ridley esclarece que há uma série de motivos para não se perder a fé nas pessoas, com argumentos que traçam paralelos desde a Idade da Pedra até a era digital.

Veja também:  Conheça todos os tipos de liderança!

Segundo o autor, o ser humano e sua capacidade de inovar foram os motivos que o fizeram chegar até o século XXI. Para Zuckerberg, o que o motivou a escolher este título foi o fato do livro ser praticamente uma teoria inversa de “Por que as nações falham”, livro este que mostra que as forças sociais e políticas dominam a economia.

Livros recomendados para empreendedores“Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari

Publicado em 2014, o festejado livro do historiador Yuval Noah Harari, da Universidade Hebraica de Jerusalém, também trata do tema humanidade, abarcando em seu arcabouço teórico a evolução do Homo Sapiens, chegando até a contemporaneidade.

“Criatividade S/A”, de Ed Catmull

Quem se liga em cinema, especialmente em animações, sabe o quão importante é a Pixar. Um pouco da história do famoso estúdio é contada neste livro por um de seus criadores, Ed Catmull, trazendo nas palavras do próprio Zuckerberg, um ensinamento de extrema relevância aos empreendedores: “Nenhuma companhia deve repreender a criatividade de seus funcionários”.

“Os Bons Anjos da Nossa Natureza”, de Steven Pinker

Não é difícil notar o quanto somos bombardeados por notícias negativas o tempo todo. Basta ligar a TV, o rádio, acessar um site e iremos nos deparar com uma infinidade de violências e agressões, o que nos dá a impressão de que vivemos tempos nunca antes tão violentos.

O livro de Steven Pinker oferece um estudo que contradiz essa impressão, provando que a violência na verdade, diminuiu através do tempo. Para o CEO do Facebook, este livro é fundamental para mudar a perspectiva das pessoas e impactá-las para um viés mais positivo, o que por sua vez, irá contribuir tanto para uma sociedade melhor quanto para o mundo dos negócios.

Veja também:  O que é o abono salarial PIS/PASEP?

Que tal ler alguns destes livros recomendados para empreendedores e entender melhor a mente do Mark? Já leu alguns destes livros? Conte para nós suas impressões e no que tais leituras se relacionaram com suas experiências.

Fontes:

http://www.inc.com/business-insider/mark-zuckerberg-favorite-books.html

http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/a-importancia-da-leitura-para-sua-vida-profissional-e-pessoal/

http://www.sobreadministracao.com/a-importancia-da-leitura-para-a-formacao-dos-administradores/

http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/02/23-livros-recomendados-por-mark-zuckerberg-para-empreendedores.html

Deixe uma resposta

Top