Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como gerenciar seu negócio à distância

Como gerenciar seu negócio à distância

Negócio á distância

Nosso mundo está cada vez mais conectado, o que possibilitou diversos avanços no mundo dos negócios, como por exemplo, a possibilidade de gerenciar seu empreendimento à distância. Mas essa facilidade também trouxe suas dificuldades, já que para alcançar o sucesso sem estar presente na empresa, é preciso muito mais comprometimento e dedicação.

É por isso que muitos empreendedores acabam não conseguindo dar continuidade aos seus projetos, e “morrem na praia”. Mas para evitar os problemas que surgem no gerenciamento a distancia, basta ter muito foco e lembrar que a tecnologia está aqui para te ajudar!

Acompanhar o andamento dos projetos

A primeira coisa para não perder o rumo é saber exatamente o que está acontecendo dentro da empresa. Para isso, você precisa de um sistema eficiente que garanta que você saiba exatamente como está o andamento de cada um dos seus projetos. Para evitar erros e problemas, uma dica é utilizar o sistema de compartilhamento de planilhas e documentos do Google.

Além de ser uma ferramenta gratuita, você consegue conferir tudo que seus funcionários estão fazendo, no momento em que eles estão fazendo. Além disso, não se esqueça que o Skype é outra excelente ferramenta para fazer comunicados e reuniões, garantindo o bom andamento do projeto!

Negócio á distância

Comunicação verbal e não verbal

Outra forma simples de manter o controle é usar e abusar das comunicações verbais e não verbais. Telefone, e-mail, mensagem de voz, estão aqui para facilitar nossa vida! Não se esqueça que você também pode criar grupos nos aplicativos de mensagem e redes sociais, tudo para estimular a comunicação e fazer lembretes do que precisa ser feito!

Utilize bem esses recursos, e nunca fique mais de um dia sem se comunicar com seus funcionários ou colaboradores. É claro que, muitas vezes temos tempo de menos e coisas demais para fazer, mas mostrar que você está interado com o que vem ocorrendo é essencial para que o negócio não desande.

Confiar na sua equipe

Se em um negócio físico, confiar na sua equipe faz a diferença, quando você vai fazer o gerenciamento a distancia do seu negócio ter confiança é ainda mais necessário! Muitas vezes, você sequer conhece pessoalmente seus funcionários, então, como confiar que eles estão fazendo um bom trabalho?

A resposta para essa questão é: através do feedback! Colaboradores dedicados estão sempre dando o retorno esperado. Além disso, eles também mostram interesse pelo negócio. Se você tenta falar com o funcionário, e nunca consegue, então tem algo de errado nessa relação.

Quando for contratar alguém para um trabalho, cheque as referências, veja um portfólio, tenha longas conversas, troque e-mails e nunca se esqueça de fazer um teste antes de efetivar a contratação. Tudo isso colabora para que você consiga confiar e demandar o trabalho necessário para seu funcionário!

Dar preferência aos freelancers

Você sabe que quando contrata alguém no regime CLT você terá que gerenciar também tudo que envolve essa contratação: contas bancárias, pagamentos de impostos, contagens de dias trabalhados, descontos, e mais um monte de coisa que pode causar muita dor de cabeça.

Para deixar esse gerenciamento mais fluido, dê preferências aos freelancers. Contrate trabalhos e não trabalhadores. É claro que, dependendo do perfil da sua empresa, manter alguns empregados pela CLT também pode ter suas vantagens, mas é sempre bom colocar os prós e contras na balança!

Criar uma rotina

Tenha uma agenda de tudo que você precisa fazer. Crie uma rotina para realizar a checagem dos e-mails, reuniões online, distribuição de metas, e tudo mais que envolva seu negócio. Nunca deixe para resolver as coisas conforme elas forem aparecendo. Não pense que ter um negócio a distancia significa trabalhar menos!

Tenha a mesma dedicação que você teria se tivesse que chegar às 8 da manhã em um ponto comercial para abrir as portas. Lembre-se que a única coisa que cai do céu é chuva. Se você não se dedicar, seu negócio nunca vai deslanchar!

Deixe uma resposta

Top