Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 13 hacks de produtividade para maximizar seu tempo

13 hacks de produtividade para maximizar seu tempo

Produtividade

O dia tem 24 horas. Mas dessas, quantas nós realmente aproveitamos ao máximo? Se você já está cansado de chegar ao final de uma semana de trabalho com a sensação de tempo perdido, conte com as dicas do Blog GuiaJá para aumentar ao máximo sua produtividade.

13 hacks de produtividade para maximizar seu tempo

1) Usar o Método Pomodoro

Não, não se trata do molho de tomate. O Método Pomodoro é ideal para ajudar na concentração e impedir que a perda de foco se torne um problema frequente no dia a dia.

Essa técnica é bem simples, basta intercalar 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso. E é exatamente isso, simples e eficiente.

Obviamente que você não precisa aplicar o método em 100% das vezes que estiver trabalhando, mas vá tentando aos poucos inserir essa metodologia na sua rotina.

2) Usar lembretes

Cole lembretes na sua parede para visualizar todas as tarefas que precisa realizar.

3) Limitar seu tempo nas redes sociais

Parece bobagem, mas o uso demasiado das redes sociais durante a jornada de trabalho pode acabar com sua produtividade. Para não correr esse risco, coloque horários para usar seu Instagram, Facebook, Twitter e outras redes.

Se elas fazem parte da sua rotina de trabalho, delimitar os horários do uso profissional e pessoal é ainda mais importante.

 

Produtividade

4) Focar em uma coisa de cada vez

Ao invés de tentar abrir várias frentes de trabalho ao mesmo tempo, use uma lista para fazer uma atividade por vez. Começar várias coisas ao mesmo tempo é um risco muito alto de acabar o dia sem terminar nenhuma.

Veja também:  Saiba como Steve Jobs mudou completamente as estratégias de marketing

Se você realiza uma atividade e só depois disso parte para outra, há mais chances de conseguir explorar sua capacidade criativa ao máximo.

5) Regra dos três minutos

Sempre que surgir uma nova tarefa que pode ser concluída em até três minutos, conclua-a imediatamente. Se não vale a pena parar o que você está fazendo para concluir esta tarefa de três minutos, então é bem provável que ela nem deveria estar na sua lista.

6) Utilizar softwares e aplicativos que você entenda

Uma das coisas que mina a produtividade em qualquer atividade dentro do escritório é o uso de ferramentas que você não compreende.

Pra que complicar sua vida diária com um aplicativo ou software super elaborado e que você não conhece as funções?

Quando for escolher suas ferramentas, aprenda como usá-las ou vá direto naquelas que você já conhece. Veja alguns tutoriais e aprenda a tirar o melhor proveito do que está instalado no seu computador de trabalho ou celular.

7) Equipamentos eficientes

Seu computador desliga sozinho duas, três, 10 vezes por dia? Está na hora de adquirir um novo. Seu celular trava e não aceitar versões atualizadas do sistema operacional e aplicativos importantes para o trabalho? Está na hora de adquirir um novo.

Não adianta nada você ser a pessoa mais focada do mundo, se o equipamento que usa não dá conta do recado. Ficar perdendo tempo reiniciando gadgets é totalmente improdutivo.

Produtividade

8) Abra/responda e-mails e mensagens 3 vezes ao dia

Fica abrindo a caixa de mensagens e e-mail o tempo inteiro não fará você trabalhar mais rápido. Pelo contrário, isso vai acabar atrapalhando o andamento do serviço.

O ideal é responder essas mensagens três vezes ao dia (de manhã; antes ou depois do almoço e ao fim da tarde). Se você conseguir fazer isso uma única vez ao dia, ainda melhor.

Veja também:  Como escrever o plano de negócios da sua empresa

É claro que esta não é uma regra fixa, pois sempre haverão momentos que pedem urgência e uma maior frequência nessas ações, mas você tem que aprender a identificar quais são esses momentos.

9) Hora do cafezinho… de novo?

Se sua pausa para o café estiver alinhada com o Método Pomodoro, excelente. Mas e se você estiver fazendo ao contrário: parando por 25 minutos para o café e se dedicando ao trabalho por apenas 5 minutos?

É muito comum que, em momentos de ansiedade (causada por sua vida profissional ou pessoal) você acabe encontrando no café e outros alimentos um refúgio. Mas isso também pode ser péssimo para sua produtividade.

Se estiver exagerando nessas pausas para o lanche/café, tente entender o que de fato está acontecendo com você.

10) Som ambiente

Colocar um som ambiente pode ajudar e muito a trabalhar mais e melhor. Algumas músicas são elaboradas especialmente para promover um aumento na produtividade. No YouTube há várias listas com esse tipo de produção, que tal experimentar alguma hoje?

11) Tenha um calendário na sua mesa

Na correria do dia a dia, é fácil perder a noção do tempo. O mês mal começa e, quando piscamos, já estamos no final do mês. Ter um calendário de mesa pode ajudar e muito a acompanhar o tempo com mais facilidade.

Produtividade

12) Ergonomia é tudo de bom

Utilizar melhor seu tempo e aumentar sua produtividade também tem ligação direta com melhores condições físicas de trabalho. Um monitor mais baixo do que o ideal, luz ambiente desajustada, uma cadeira desconfortável ou muito velha, uma mesa fora do prumo… tudo isso pode minar sua capacidade produtiva por uma razão: desconforto físico.

Veja também:  Mantenha o foco ao trabalhar em casa

Essas e outras coisas podem causar dores nas costas, nos olhos, irritação, estresse, dor de cabeça, e muitos outros problemas físicos que refletirão diretamente na sua capacidade de trabalhar bem.

13) Respire

Essa dica é essencial para quem é muito ansioso. Muitas vezes você só tem que parar por 30 segundos e respirar. Infle os pulmões ao máximo e espire devagar. Essa técnica é excelente e ajuda a manter a calma em momentos de estresse.

Quando você tem mil coisas para fazer ou quando algo saiu da programação e parece que não vai dar tempo para cumprir as metas. Apenas pare e respire.

Gostou das 13 dicas para garantir muito mais produtividade no seu trabalho? Comente com a gente o que achou e aproveite para compartilhar este artigo com seus colaboradores!

Deixe uma resposta

Top