Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Você sabe como escolher um local ideal para seu negócio? Aprenda agora com nossas dicas!

Você sabe como escolher um local ideal para seu negócio? Aprenda agora com nossas dicas!

Local ideal para seu negócio

Para tornar seu negócio um sucesso e para que a empresa seja bem-sucedida, sabemos que há um longo checklist, não é verdade? Porém, é inegável que, dentre os vários detalhes e fatores que norteiam o sucesso de um empreendimento, a escolha do local ideal para seu negócio é muitas vezes, decisiva.

Como escolher o local ideal para seu negócio? Quais fatores levar em conta? O blog GuiaJá te conta a seguir, confira nossas dicas!

Local ideal para seu negócio:  defina objetivos e prioridades

A primeira dica, quando se busca o local perfeito para montar sua empresa, é: quais suas prioridades e objetivos? Estes fatores estão atrelados ao planejamento inicial, bem como, às necessidades do empreendimento.

De acordo com o nicho de atuação, é possível adotar uma série de variáveis. Por exemplo, vamos supor que o negócio em questão, se trata de uma empresa de consultoria. Você pode desde trabalhar no esquema home-office, em casa, ou até mesmo investir em um coworking, bem localizado, em um ponto comercial de prestígio e com toda a infraestrutura para executar seus negócios.

Se o objetivo for atuar em um endereço renomado, sem a necessidade de alugar um ponto ou comprá-lo, e com isso economizar nos custos, este seria um ótimo caminho para escolher o modelo de trabalho coworking como o local ideal para seu negócio.

Boa localização: característica primordial

Não há dúvidas quanto ao fato de que a boa localização de uma empresa se trata de uma unanimidade para quem quer ver seus negócios alavancarem.

Veja também:  Aprenda como se tornar sua melhor versão nos negócios

Também chamado de “ponto comercial”, é importante sempre lembrarmos da regrinha dos “4 P’s”:

  • Ponto;
  • Preço;
  • Produto;
  • Promoção.

Seguindo esta filosofia, o P de Ponto age como alicerce, e tende a não sofrer variações, enquanto os outros P’s possuem variáveis.

Voltando ao ponto, definimos como ideal, aquele local que esteja mais acessível ao seu público-alvo. Exatamente por isso, antes de adotar um ponto comercial, é preciso fazer um estudo detalhado do perfil dos consumidores da região e avaliar se é este público que a solução/produto/serviço oferecido pelo seu negócio, visa atender.

Local ideal para seu negócio: tópicos acerca dos consumidores

É preciso, na etapa de estudo do local, levantar alguns tópicos e questões, acerca da população que costuma frequentar e realizar compras na região escolhida, como por exemplo:

– Faixa de renda da população;

– Comportamento de compra;

-Quais os locais onde o público costuma comprar;

-Qual a fidelidade com estes locais;

-O que motiva o público comprar destes locais.

Levantar estas e outras informações relevantes sobre o  perfil do público irá dar ao empreendedor maior embasamento e argumentos para escolher determinado local, bem como para gerar sua maior identificação com o público almejado.

Local ideal para seu negócio

Concorrência pode ser aliada

Há situações em que, se localizar próximo aos concorrentes não é má ideia, ao contrário. Há muitos exemplos em que, muitas empresas de um mesmo setor, atuando em uma mesma rua, por exemplo, otimizam os negócios para todos. São as chamadas “ruas temáticas”.

Avalie cada caso, antes de escolher o local em que sua empresa atuará, sempre observando a questão da concorrência.

E agora, ficou mais fácil escolher o local ideal para atuar? Dúvidas? Conte para nós, estamos aqui para esclarecê-las.

Deixe uma resposta

Top