Você está aqui
Home > Atendendo clientes > Inbound marketing: o que você precisa saber

Inbound marketing: o que você precisa saber

Inbound marketing

Todo profissional de marketing sabe que as coisas não são mais o que costumavam ser. E nem estamos falando aqui dos velhos, velhos tempos, quando publicidade e propaganda estava bem longe da era digital.

De um ano para outro as coisas mudam drasticamente. Leve em consideração a evolução contínua do smartphone (que é uma das principais ferramentas de acesso a internet hoje) ou como a inteligência artificial está mudando a forma como utilizamos as redes sociais e consumimos produtos e serviços.

O marketing mudou, evoluiu. Então, por que você ainda está tentando obter leads para sua empresa usando métodos e ferramentas desatualizadas? Não estar de olho nas tendências é a mesma coisa que tentar montar uma locadora só com fitas VHS para competir com a Netflix.

A nova face do marketing

Acabamos de iniciar uma nova década e estudos mostram que as habilidades de marketing mudaram muito ao longo desse período. Um relatório da IBM indica que a hiper-personalização por meio da Inteligência Artificial ​​e a alavancagem da tecnologia de marketing são itens indispensáveis ​​para os profissionais de que desejam chegar ao futuro. 

Outro estudo, realizado pela Universidade de Maryville, também descreve as habilidades práticas que os profissionais precisam para alcançar o crescimento dos negócios.

E vamos deixar uma coisa clara: é muita coisa que precisamos desenvolver. Não dá mais para fazer um curso de atualização a cada dois ou três anos. É preciso ficar atento as novidades mês a mês.

Mas entre tudo que você precisa saber, uma coisa se destaca Inbound Marketing.

Aqui, o Blog GuiaJá traz as 7 habilidades de marketing necessárias em 2020, todas, é claro, fazem parte das estratégias de Inbound.

Inbound Marketing: as habilidades que você precisa ter

Habilidade 1 – SEO e análise de dados

O Google atualizou seu algoritmo de pesquisa 3.234 vezes em 2018 – cerca de 9 vezes por dia e quase 10 vezes mais que em 2009. Essa estatística parece desanimadora e surpreendente à primeira vista. 

Obviamente, você não pode esperar mudar sua abordagem para atrair leads de entrada todos os dias e , felizmente, o comportamento de seus clientes não muda tão rapidamente quanto os algoritmos. 

Uma abordagem mais prática é observar as principais alterações no algoritmo que acontecem com muito menos frequência, como a atualização do BERT de outubro de 2019 . A partir daí, você pode analisar seus dados de tráfego e ajustar seus esforços de marketing, conforme necessário.

Mas não exagere. Mantenha-se focado em quem são seus compradores ideais e entenda como eles interagem com seu conteúdo. Comprometa-se a acompanhar as métricas disponíveis para entender o comportamento de seus clientes para adaptar sua abordagem.

Inbound marketing

Habilidade 2 – Marketing de Conteúdo

93% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo, e isso é puro inbound marketing.

Criar blogs e criar conteúdo avançado, como eBooks e infográficos, não é novidade, mas como as pessoas interagem com esse conteúdo está mudando. A mentalidade anterior era manter as postagens curtas e facilmente digeríveis – cerca de 500 palavras.

Agora, no entanto, os usuários tendem a explorar um conteúdo mais exaustivo e de forma longa que pode fornecer a eles todas as informações que estão procurando em um só lugar. Um texto de blog hoje pode ter três ou quatro vezes mais palavras  do que costumava ter no início da última década.

Habilidade 3 – Vídeo

O vídeo é possivelmente a ferramenta mais influente que você pode aproveitar para gerar leads e vendas subsequentes.  

96% das pessoas dizem que assistiriam a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço. 

68% das pessoas dizem que preferem aprender sobre um novo produto ou serviço assistindo a um vídeo curto.

Habilidade # 4 – Redes Sociais

Não é mais possível ficar de fora das redes sociais. Twitter, Linkedin, Instagram, Facebook, e até mesmo as mais joviais, como é o TikTok.

Obviamente, é preciso traçar o planejamento adequado para encontrar a rede que melhor conversa com seu público. Não adianta nada estar no Instagram se seu público não está lá. Criar ações de inbound marketing voltadas para interações nas redes é essencial para o crescimento da marca, pois cria proximidade com o público-alvo e gera engajamento.

 

Veja também:  Como ganhar dinheiro em site de comércio eletrônico?

Inbound marketing

Habilidade # 5 – Design

94% dos consumidores deixarão um site com design gráfico ruim.

Ainda está usando esse esquema de cores desde 2004? O layout e as imagens do seu site sobrecarregam os visitantes? Seu site leva mais de 3 segundo para carregar? Talvez esteja na hora de revisar (ou até mesmo refazer) tudo. 

Elaborar um site bem navegável, intuitivo, rápido e agradável é uma importante ação dentro do inbound marketing.

Habilidade # 6 – trate cada cliente como único

80% dos clientes dizem que têm mais probabilidade de fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas. 

Mas o que é isso? Não se trata apenas de customização e peças exclusivas, mas principalmente de tratar cada cliente como exclusivo. Em 2019, a  Pür Cosmetics lançou no mercado uma cartela com 100 Cores de Base.

Mas por quê? Para mostrar que não importa qual seja o seu tom de pele, eles se preocupam e eles representam você.

Mas não é apenas isso, toda a jornada de compra é focada na experiência do comprador. Eles querem não só vender a base, mas querem também ouvir as reclamações, elogios, eles dão voz aos seus consumidores. 

 Habilidade # 7 – Campanhas PPC

A publicidade Pague Por Clique (PPC) é uma ótima maneira de obter resultados imediatos para os esforços de marketing. 

Embora o marketing de conteúdo orgânico seja muito eficaz, os resultados mensuráveis ​​levam tempo para aparecer. Quando feitos corretamente, os anúncios PPC fazem com que uma empresa pareça grande e pareça um líder de pensamento imediatamente. Se você usar a estratégia certa, poderá se classificar no topo dos resultados da Pesquisa Google no primeiro dia com anúncios pagos. 

Os anúncios PPC podem ser exibidos em vários canais (Google, Facebook, Linkedin etc) e oferecem o melhor custo benefício, em qualquer segmento.

Além disso, eles são rastreáveis e adivinha só, você só paga por quem clica no anúncio e chega a seu site. Anunciar em outdoor, por exemplo, você pagará um valor X, mas jamais terá certeza de quantas pessoas alcançou ou quantas compraram depois de ver aquele cartaz gigante colado em algum lugar. 

Agora que você já sabe quais as habilidades de inbound marketing que você precisa desenvolver, é hora de focar em aprender mais e mais sobre esses assuntos.

Deixe seus comentários e sugestões para o Blog GuiaJá e não se esqueça de assinar nossa Newsletter!

Deixe uma resposta

Top