Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como iniciar uma pequena empresa online

Como iniciar uma pequena empresa online

 

Há uma sequência comprovada de etapas que você pode seguir para garantir seu sucesso quando estiver iniciando uma pequena empresa online. Há milhares de casos de sucesso quando o desenvolvimento do negócio se baseia nos seguintes passos:

  1. Encontre uma necessidade e a preencha.

  2. Escreva um plano de negócios.

  3. Projete e crie um site fácil de usar.

  4. Use os mecanismos de pesquisa para direcionar o tráfego para seu site (SEO).

  5. Crie conteúdo útil.

  6. Elabore uma estratégia de e-mail marketing.

  7. Utilize estratégias de backend e cross selling.

Mas então é isso e pronto? É claro que não. O Blog GuiaJá vai explicar direito cada passo, confira!

7 passos para começar uma pequena empresa online

1) Encontre uma necessidade e a preencha

A maioria das pessoas que decidem montar um negócio pensam primeiro no produto e depois do mercado. Mas um empreendedor de verdade, que quer montar uma pequena empresa online de sucesso aprende que o melhor caminho é sempre o inverso.

Para aumentar suas chances de sucesso, comece pesquisando o que está faltando no mercado. O truque é encontrar um grupo de pessoas que esteja procurando uma solução para um problema, ou procurando um produto específico, mas não está encontrando o que quer. E pela internet, esse tipo de pesquisa ficou muito mais fácil:

Visite fóruns para ver quais perguntas as pessoas fazem e quais problemas estão tentando resolver.

Faça uma pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras-chave que muitas pessoas pesquisam, mas para as quais não há muitos resultados.

Confira seus concorrentes em potencial visitando seus sites e tomando nota do que eles estão fazendo para atender à demanda. Então você pode usar o que aprendeu e criar um produto para um mercado que já existe – e fazê-lo melhor do que a concorrência.

2) Escrever um plano de negócio

Há uma fórmula do sucesso sim e ela se chama plano de negócios. Por mais de uma vez nós falamos neste assunto, mas nunca é desperdício de tempo repetir que você precisa elaborar um.

Veja também:  15 dicas de como aumentar a sua produtividade no trabalho

Não importa se é apenas uma pequena empresa online ou uma gigante continental. Confira nossos outros artigos sobre este assunto e não deixe esta etapa de fora do processo.

Quero Montar Um Plano De Negócios, Por Onde Devo Começar?

Como Escrever O Plano De Negócios Da Sua Empresa

7 Passos Para Montar O Plano De Negócios Perfeito

3) Projetar e crie seu site

Uma vez que você tenha seu mercado e produto, e você tenha estabelecido o seu planejamento estratégico, agora você está pronto para se dedicar a criação do site da sua empresa.

Lembre-se de manter as coisas simples. Você tem menos de cinco segundos para chamar a atenção de alguém – senão eles desaparecem, para nunca mais serem vistos novamente. Algumas dicas importantes para ter em mente:

  • Escolha uma ou duas fontes simples em um fundo branco.
  • Torne sua navegação clara e simples, e a mesma em todas as páginas.
  • Use somente gráficos, áudio ou vídeo se eles melhorarem sua mensagem, nada que comece a tocar automaticamente é bom.
  • Inclua uma caixa coletar endereços de e-mail.
  • Se for um site de e-commerce, facilite a compra. Nada de ficar redirecionando infinitamente, tem que ser uma coisa simples, não mais do que dois cliques entre o cliente em potencial e o carrinho.
  • Seu site precisa ter uma interface amigável.

4) Use os mecanismos de pesquisa para direcionar compradores direcionados ao seu site (SEO)

A publicidade paga por clique é a maneira mais fácil de obter tráfego para um site novo em folha. Existem duas vantagens em esperar que o tráfego chegue até você organicamente. Primeiro, os anúncios PPC aparecem nas páginas de pesquisa imediatamente e, em segundo lugar, os anúncios PPC permitem que você teste diferentes palavras-chave, bem como manchetes, preços e abordagens de venda.

Veja também:  Tudo que você precisa saber antes de montar sua loja virtual

Além de obter tráfego imediato, você também pode usar anúncios PPC para descobrir suas melhores palavras-chave de conversão mais alta. Em seguida, você pode distribuir esses keywords em todo o site em sua cópia e código, o que ajudará sua classificação nos resultados da pesquisa orgânica.

O assunto é longo e vale a pena estuda-lo. Para ajudar você a entender melhor sobre SEO, confira este vídeo.

5) Criar conteúdo útil

As pessoas usam a internet para encontrar informações. Forneça informações gratuitamente e você verá mais tráfego e melhores classificações no mecanismo de pesquisa. O segredo é sempre ser relevante quando for criar conteúdo.

No entanto, não se esqueça que o ‘relevante’ deve estar intimamente relacionado ao seu público alvo. Em um site de roupas é relevante falar de moda; em um site de instrumentos musicais, é relevante falar de música; em um site de utensílios domésticos é relevante falar de comida e assim por diante.

Essa estratégia traz novos leitores, que podem estar encaixados em seu público-alvo e isso aumenta suas chances de fechar novas vendas.

6) Elaborar uma estratégia de e-mail marketing

No passo 3 destacamos como relevante a inclusão de uma caixa coletar endereços de e-mail em seu site. Essa caixa pode ser utilizada para o envio de newsletters e essa estratégia é extremamente importante, pois vai permitir que você entre em contato com seu público-alvo e da melhor maneira possível, afinal, eles deram permissão para que você fizesse isso.

O sucesso de uma pequena empresa online está também ligado ao relacionamento que ela consegue manter com seus clientes e num universo em constante movimento, como a web, isso é muito importante.

Vantagens de elaborar um bom plano de EMKT:

  • Você está dando a eles algo que eles pediram.
  • Você está desenvolvendo relacionamentos duradouros com seus clientes.
  • A resposta do seu público-alvo, seja positiva ou negativa, é 100 por cento mensurável e pode ser utilizada para melhorar seu negócio.
  • E-mail marketing é mais barato e mais eficaz do que a impressão, TV ou rádio, principalmente para uma pequena empresa online.
  • É uma estratégia altamente segmentável, você define o perfil que realmente interessa.
Veja também:  O que é o abono salarial PIS/PASEP?

Pequena empresa online

7) Utilizar estratégias de backend e cross selling

Uma das mais importantes estratégias de marketing na internet é desenvolver o valor vitalício de cada cliente. Pelo menos 36% das pessoas que compraram de você uma vez comprarão de você novamente se você seguir com elas.

Fechar essa primeira venda é a parte mais difícil do negócio para uma pequena empresa online e para ajudar na tarefa, utilize estratégias de cross selling e backend. Algumas das ferramentas são:

 

  • Ofereça produtos que complementem sua compra original.
  • Envie cupons de fidelidade eletrônicos que eles podem resgatar em sua próxima visita.
  • Ofereça produtos relacionados na sua página “Obrigado” após a compra.
  • Recompense seus clientes por sua lealdade e eles se tornarão ainda mais leais.

A internet muda tão rápido que um ano na web equivale a cerca de cinco anos no mundo real. E para pequenas empresas online, acompanhar essas mudanças é vital. Para ajudar na caminhada, conte sempre com o Blog GuiaJá. Compartilhe nosso artigo e aproveite para sugerir novos temas!

 

Deixe uma resposta

Top