Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Dicas para quem quer ser seu próprio patrão

Dicas para quem quer ser seu próprio patrão

Se você quer iniciar um negócio, mas não sabe por onde começar, aqui no Blog GuiaJá você encontra as dicas que precisa para ser seu próprio patrão. Muitos trabalhadores se tornam insatisfeitos com suas circunstâncias atuais, seja por causa do chefe, do salário baixo, das horas exaustivas longe da família.

Mas vamos ser francos, não adianta culpar a economia, seu chefe, seu cônjuge ou sua família, se você está insatisfeito, a mudança só pode ocorrer quando você toma uma decisão consciente para que isso aconteça.

E se chegou a hora de investir em algo totalmente novo, que seja seu, nada melhor do que contar com ajuda para evitar erros que podem colocar seu futuro negócio em xeque. A primeira coisa que você tem que fazer é ter autoconhecimento.

Olhe para si mesmo, sua personalidade, seus gostos, sua visão de mundo. Tudo isso deve ser levado em consideração.  Confira outras dicas essenciais e mãos à obra.

Como ser seu próprio patrão

Quem quer se dar bem no mundo dos negócios deve se concentrar naquilo que sabe fazer. Dê uma boa olhada em tudo que você já fez profissionalmente e reflita sobre como essas habilidades podem ajudá-lo na hora de montar sua própria empresa.

Também é importante aprender a fazer o que os outros fazem. Estude, aprimore-se, aprenda e tome gosto por isso. Desenvolver novas habilidades são essenciais para quem deseja ser seu próprio patrão.

Planeje seu negócio. Se você quiser aumentar suas chances de se dar bem, passe semanas pensando em tudo que envolve seu empreendimento. A maioria das pessoas não planeja e é por isso que milhares de empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos. Um plano de negócios bem desenvolvido é essencial para ter clareza, foco e confiança. Confira outras dicas:

  • Conheça o seu público-alvo antes de investir. Há várias formas de conhecer seu público, entre em grupos de Facebook, monte questionários no Google, tudo isso pode fazer muita diferença e você não precisa gastar um centavo para conseguir conhecer melhor seu público.
  • Quando falamos alguém que quer ser seu próprio patrão, falamos de uma pessoa que está apostando em um sonho e não é sempre que estes sonhadores contam com grandes recursos financeiros.
  • É bem provável que você seja o único investidor do negócio e é mais provável ainda que não tenha muita grana para colocar na sua futura empresa. Por isso esta é uma das dicas mais importantes: tenha consciência financeira. Invista cada centavo com muita cautela e, principalmente, não deixe que sua vida financeira pessoa se misture com a vida financeira do seu negócio.
Veja também:  10 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

Próprio patrão

  • Não tenha vergonha de oferecer seu produto ou serviço para os amigos, conhecidos, familiares etc. É muito comum que as pessoas criem uma empresa e deixem ela ‘escondida’ das pessoas mais próximas. O primeiro pensamento é ‘se der errado, ninguém que eu conheço vai ficar sabendo’.
    Apenas pare com isso. Seus amigos e sua família podem ser fundamentais para o seu negócio, pois eles podem ajudam a espalhar para outras pessoas essa novidade.
    Além disso, não comece nada com medo de falhar. E tem mais uma coisa: se você falhar, pense como uma chance de aprender algo novo para não falhar no futuro. Ou seja, de todo jeito você sai ganhando.
  • Saiba como cobrar pelo que você vende. Outro erro comum de quem quer ser seu próprio patrão é cobrar um valor muito alto ou muito baixo pelo que faz. Leve em conta a qualidade do seu produto ou serviço: se for alto mediano, não dá para cobrar muito; se for algo excelente e você cobrar pouco, seus clientes vão desconfiar da qualidade.
  • Para não errar, quem quer ser seu próprio patrão precisa ser sempre realista na hora de colocar o preço. Uma boa dica é ficar de olho do que sua concorrência faz. Encontre algo similar ao que oferece, avalie se é um produto/serviço melhor ou inferior ao seu e use como base para estipular o valor.

Se você seguir as dicas do Blog GuiaJá, estará no caminho certo para se tornar seu próprio patrão. É importante lembrar que você não está sozinho, aqui você encontra muito material para ajudar nessa caminhada. Aproveite para compartilhar nosso artigo, deixar suas opiniões e sugerir novos temas.

Deixe uma resposta

Top