Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Os cuidados nas redes sociais que todo empreendedor deve tomar

Os cuidados nas redes sociais que todo empreendedor deve tomar

Cada vez mais utilizadas, as redes sociais tem alcançado um papel fundamental para a divulgação de praticamente todos os tipos de negócio. Porém, para conseguir alcançar o sucesso, é preciso ter um norte e planejar cuidadosamente sua utilização.

Não há dúvidas de que manter uma página no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, ou qualquer outra rede pode alavancar sua visibilidade, ajudando na conquista de novos clientes, mas para conseguir isso, você precisa ficar atento e tomar alguns cuidados.

Não utilize o nome da sua empresa para dar opiniões pessoais na internet

Talvez este seja o primeira coisa a se pensar quando se coloca a empresa em uma rede social: jamais utilize o nome da empresa para expressar opiniões, principalmente quando se trata de alguma polêmica.

Ocorreu um caso de grande repercussão e comoção nacional? Use seu perfil pessoal para falar sobre isso. As ruas da sua cidade estão esburacadas ou faltam remédios nos postos de saúde? Use seu perfil pessoal para falar sobre isso.

Não importa se o assunto é sobre religião, política, atualidades. Fuja de polêmicas! Deixe a página da sua empresa para falar da sua empresa, ou de assuntos relacionados a ela.

Poste alguma coisa com frequência

Os cuidados que todo empreendedor deve tomar nas redes sociais 2

Você não precisa postar algo a cada duas horas, mas também não é bom passar semanas sem publicar nada. As redes sociais devem servir como uma ponte para aproximar os clientes, e isso se conquista com um equilíbrio de publicações.

Se você tem pretensão de atingir seus seguidores diariamente, a dica é não ultrapassar três postagens por dia. Você pode publicar a primeira logo de manhã, entre às 7 e às 9 horas, já que muitas pessoas checam suas redes sociais antes de entrarem no trabalho.

A segunda pode ser entre às 11 e às 13 horas, quando muitos estão no almoço e, por fim, a última entre às 18 e às 20 horas, quando muitos chegam do trabalho. Você também pode escolher apenas um desses horários e fazer apenas uma publicação diária.

Fique de olho nos comentários e interaja com seus seguidores

Você já viu como a Netflix trata seus seguidores? É claro que ela não responde a todos, mas há sempre um tempo para responder um comentário. Seja para esclarecer uma dúvida, fazer uma piadinha, ou simplesmente dizer um ‘oi’.

Pode parecer bobagem, mas isso faz toda a diferença, pois mostra que, se de um lado existe um cliente – satisfeito ou não – do outro existe uma empresa séria, que está empenhada e se importa com este cliente.

Interagir com quem comenta na sua página é de estrema importância para fidelizar o cliente, e mostrar que a rede social é um canal aberto para comunicação entre vocês.

Planeje o que publicar e dê preferência a material autoral

Se sua empresa é especializada em móveis planejados, é importante que você dê preferência a publicações que tenham ligação com este tema. Não é que você fique proibido de publicar sobre outras coisas, mas é apenas um direcionamento.

Já pensou, se você entrar em um perfil de uma empresa e móveis planejados, e ao clicar em álbuns, ao invés de ver muitas fotos sobre os trabalhos já desenvolvidos, ou sugestões de móveis, você encontrasse um monte de imagens de ‘bom dia’, fotos de gatos, de comida, ou até mesmo das famosas ‘correntes’? Qual a chance de você curtir essa página?

Não permita ‘haters’ na sua página

Apesar de muitos acharem que as redes sociais são um campo onde tudo pode, não é bem assim. E quando os chamados ‘haters’, aquelas pessoas que simplesmente começam a xingar e falar palavrão, aparecerem, simplesmente exclua esses comentários.

De preferência, crie uma política de utilização da página, e deixe claro que sua empresa não permite comportamento desrespeitoso, xingamentos, palavras de baixo calão, preconceito e qualquer tipo de agressão.

Mesmo utilizando redes sociais, mantenha um site atualizado

Valorizar sua marca é saber estar em todos os lugares que forem possíveis de estar. Marcar presença na web é contar com um perfil ativo nas principais redes sociais, mas é também manter um site para a sua empresa.

Apesar da proximidade que o Facebook, Instagram e outros proporcionam, elas são apenas o que se propõem ser: redes sociais. Nenhuma delas dará espaço suficiente para que você mostre todos os valores e vantagens da sua empresa.

Pense no seu site como a “sede virtual” da sua empresa e use as redes sociais como forma de divulgá-lo. Assim você fica mais forte na internet e tem chances de alcançar mais clientes.

 

Deixe uma resposta

Top