Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O poder do caderninho de anotações. Veja porque você deve anotar tudo o que tem que fazer

O poder do caderninho de anotações. Veja porque você deve anotar tudo o que tem que fazer

Caderninho de anotações

Ao ler o título você poderá achar este post ultrapassado, em meio a inúmeras ferramentas e dispositivos informatizados que substituem o velho caderninho de notas. Anotar à mão seria o mesmo que retroceder?  Há varias razões para pensar o contrário. Listarei a seguir como o caderninho pode ser muito útil no nosso dia a dia.

Fazer uma limpeza mental

Guardar muitas informações na cabeça sem projetá-las no papel, proporciona uma fadiga mental, ou seja, um acumulo de ideias e tarefas na mente que ficam martelando, indo e voltando e, não abrem espaço para novos projetos e para melhores revisões sobre os assuntos pautados. Manter um caderninho de anotações para listar ideias, tarefas, projetos, transfere o que está acumulado na mente para o plano físico, você poderá elencar em prioridades e visualizando todas as anotações poderá repensá-las e as aprimorar. Deixe a mente livre e ponha a criatividade em pratica.

Organizar seu dia a dia

Manter listados no bloco ou caderninho de anotações todas as atividades, compromissos, afazeres, auxilia muito na organização do dia a dia. Quando guardamos tudo mentalmente corremos o risco de adiarmos e esquecermos pequenas atividades. Elencar o que será feito primeiro, ajustar compromissos, e tal, torna-se mais prático quando visualizados no caderninho.

Revisar suas tarefas agendadas no caderninho de anotações

Se você tem as ideias e to-do list em mãos, já anotadas no caderninho de anotações, revisa-las está pontualmente mais possível e fácil. Reanalisar, repassar, redefinir e reprojetar e conferir em check list são chave para o sucesso.

Colocar em prática

Existem vários métodos que direcionam as formas de se anotar em caderninho de anotações. Aqui darei um exemplo de simples de organização para ajuda-los a iniciar essa rotina:

  • Tenha um caderno que adapte à sua rotina: se prefere carrega-lo para todo lugar opte por um formato pequeno e de preferência mantenha uma caneta junto. Contudo se seu objetivo é deixa-lo na sua mesa do escritório, pode optar por uma agenda um pouco maior;
  • Separe as anotações por tipo: divida o caderno em partes ou blocos, separe de acordo com sua necessidade, por exemplo, tarefas diárias, metas mensais, projetos futuros, ideias, contatos imediatos etc. O importante é lembrar que no caderno de anotações serve como check list, mas não dispensa o uso da agenda para anotar programações com datas especificas;
  • Ponha em pratica e anote, anote ideias antes de dormir para limpar a mente, anote itens para uma futura reunião na empresa, anote perguntas para fazer ao médico dos filhos. Anote. Você não esquecerá de nada.
  • Revise tudo sempre. Pelo menos uma vez por semana revise seu caderno. Reorganize as ideias, risque o que já foi concluído ou aquilo que já saiu de suas perspectivas, aperfeiçoe o que já anotou. De nada adianta manter um bom sistema de organização se não fizer a revisão.

Pronto para anotar? Deixe seu comentário sobre seu método de anotações.

 

Deixe uma resposta

Top