Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Por que o planejamento estratégico é importante?

Por que o planejamento estratégico é importante?

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma atividade essencial para o funcionamento de qualquer tipo de negócio. Não importa se sua empresa trabalha com vendas diretas, prospecções, marketing, tecnologia, serviços ou se é uma organização sem fins lucrativos.

É através dessa ferramenta que você fará o gerenciamento organizacional para estabelecer prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer operações, engajar funcionários e assim garantir que os resultados desejados sejam alcançados e superados.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona e como colocar o planejamento estratégico dentro do seu negócio, o Blog GuiaJá traz tudo que você precisa fazer para adotar este esquema.

O que é um Planejamento Estratégico?

De uma forma bem simples e direta, o planejamento estratégico é um documento elaborado pela diretoria/proprietário de um negócio e utilizado como guia para alcançar os objetivos.

Este guia deve ser dividido em pontos e sua elaboração deve contar com a participação de todos que atuam dentro da empresa. Quanto maior o número de informações discutidas, mais chances de sucesso na elaboração e aplicação do plano.

O que um bom planejamento deve conter?

De acordo com a Associação para o Planejamento Estratégico (ASP), uma entidade de profissionais cuja sede fica nos Estados unidos, existem várias maneiras de criar o plano estratégico da sua empresa. Mas em linhas gerais, esse guia deverá conter:

  1. Análise: o foco é a compreensão dos aspectos internos e externos da empresa;
  2. Formulação de estratégia: todos os envolvidos na empresa (diretoria, funcionários, chefes de setos, etc) discutem e começam a desenvolver o plano estratégico básico;
  3. Formulação da estratégia avançada: com os dados da etapa anterior, um plano mais detalhado começa a ser formulado. Não há necessidade de ser um único plano, aqui pode ser feito vários planos detalhados, direcionados para cada setor ou projeto da empresa;
  4. Execução da estratégia: é o famoso ‘colocar as mãos na massa’. Agora é hora de colocar o planejamento em prática;
  5. Avaliação e aprimoramento: essa fase é a mais longa do processo, pois deve ser feita de maneira contínua. Cada ação colocada em prática precisa ser avaliada e medida. Com os dados gerados é possível saber onde estão os acertos e quais ajustes são necessários.
Veja também:  Quero montar um plano de negócios, por onde devo começar?

Planejamento estratégico

5 passos para montar seu planejamento estratégico

Agora que você já sabe o que é e como o plano estratégico funciona, está na hora de começar a pensar em montar o plano ideal para sua empresa. Para não errar, siga os cinco passos que o Blog GuiaJá ensina a seguir:

#1 Saiba onde sua empresa está

Parece ser o passo mais fácil, mas na verdade não é. Encare a sua realidade com clareza e não se deixe cair em armadilhas de grandeza. Realize auditorias externas e internas para entender o que está acontecendo dentro do seu negócio, analise detalhamento seu fluxo de caixa, olhe com atenção para seu quadro de funcionários.

Quanto mais você souber sobre a situação real do seu negócio, mais fácil será montar o planejamento estratégico que ajudará a garantir melhores ações de sucesso.

#2 Saiba onde quer chegar

Concentre-se com muita firmeza sobre onde quer que sua empresa chegue. Mas faça isso da forma correta, dividindo em metas de curto, médio e longo prazo.

Essa análise é essencial para conseguir identificar os problemas que podem surgir nesse caminho, o que é de grande importância para encontrar as soluções.

#3 Defina as prioridades

Quais são os problemas mais urgentes? Quais os projetos mais urgentes? Quais as soluções mais urgentes? Deixe isso muito claro e bem definido.

#4 Quem é responsável e pelo o quê

Uma única pessoa não pode saber de tudo, e não pode resolver tudo. Determine quem será responsável por cada tipo de ação:  marketing, comunicação interna, cobrança, atendimento, entrega, entre outros.
Quando cada tipo de executor fica bem definido, cobrar os resultados é mais fácil e alcança-los também.

Veja também:  7 passos para montar o plano de negócios perfeito

#5 O planejamento estratégico precisa ser revisto. SEMPRE.

O último passo é bem simples e direto: revise tudo, sempre, pois o planejamento nunca tem fim. Faça uma revisão básica com frequência e faça uma revisão detalhada a cada trimestre.

O planejamento estratégico é pode ajudá-lo a transformar sua empresa. Mas o esforço deve ser contínuo. E nunca se esqueça que esse é um trabalho em equipe. Se você ainda tem dúvidas, baixe o modelo de planejamento disponibilizado no link abaixo, e não se esqueça de deixar um comentário sobre nosso artigo e também sugestões de novos temas.

Modelo de Planejamento Estratégico Grátis

Deixe uma resposta

Top