Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > O papel do líder é essencial no gerenciamento de projetos

O papel do líder é essencial no gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos

Entenda o que você precisa fazer para agir como um verdadeiro líder e descubra seu papel no gerenciamento de projetos.

O que você está fazendo para levar sua equipe ao sucesso? Talvez sua resposta seja: estou desempenhando meu papel de líder! Mas será que você sabe identificar qual é o seu papel, principalmente quando falamos em gerenciamento de projetos?

Acredite, a maneira como você age tem um impacto fundamental no sucesso ou fracasso da sua empresa, e para garantir que os resultados sejam positivos, o empreendedor tem que se aprofundar e atender exatamente do que se trata o papel real do líder, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de projetos.

Para conseguir desempenhar o papel de liderança corretamente, é preciso seguir uma espécie de receita, um passo a passo importante, que vai ajudar a você se tornar o líder que sua empresa precisa!

A importância da organização

A primeira coisa que um líder deve ter é a organização. Não basta saber o que precisa ser feito, mas também é preciso saber se organizar e organizar sua equipe para que tudo que precisa ser feito, seja realizado de fato.

Obviamente, o primeiro passo e, talvez, uma das principais características do líder e a mais relacionada com o gerenciamento de projetos é a organização. Para conseguir alcançar um nível de organização eficiente, você precisa se reunir constantemente com sua equipe, precisa conversar, estar aberto a novas idéias e, principalmente, precisa criar o hábito de manter não apenas uma, mas várias agendas.

Tenha uma agenda pessoal organizada, com suas responsabilidades tanto pessoais quanto profissionais. Tenha também uma agenda geral das metas da sua empresa, e uma agenda mais detalhada, de cada etapa e projeto que está em andamento.

Manter os olhos abertos

Tenha sempre os olhos bem abertos, mas não apenas quando você está dentro da sua empresa. Garantir um bom gerenciamento de projetos, ser um bom líder, implica em manter os olhos abertos, manter atenção ao mundo ao seu redor.

Tenha visão de negócio, pratique um exercício simples: preste atenção no mundo ao seu redor e analise cada fato com profundidade. Tudo que está acontecendo (seja na política, na internet, ou até mesmo nos memes e virais) pode ajudar a fazer sua empresa chegar mais longe. Tudo é informação, e toda informação pode ser útil para o seu negócio!

Gerenciamento de projetos

Ser claro na sua comunicação

O papel do líder no gerenciamento de projetos também estabelece a busca incessante por clareza. Ser claro, se comunicar de forma clara, passar ao outro a informação de maneira precisa é essencial para que seu projeto avance, para que todos que trabalham com você consigam desempenhar o papel esperado e eficiente.

Mas ser claro também demanda trabalho. Em primeiro lugar é preciso saber falar de maneira adequada, é preciso também saber ouvir e, em um segundo momento, é preciso saber cobrar.

Saber negociar

Todo bom líder precisa entender que nem tudo que se quer, se consegue. Saber negociar, ter jogo de cintura também faz a diferença na sua empresa. Abrir a mão aqui, fechar uma torneira lá, manter a tranquilidade ao receber um não. Tudo isso faz parte do seu papel de líder.

A capacidade de negociar é importante, pois é através da negociação que você vai encontrar soluções que sejam satisfatórias, tanto para empresa, quanto para os funcionários, mas principalmente para os clientes.

 Persistência

Começar algo; não obter sucesso; começar de novo! Tenha isso sempre em mente, persistir é a chave do sucesso. Dar início a um projeto é algo fácil, mas trabalhar sua equipe para que ela não desista nos momentos de dificuldade é o que diferencia um líder de um chefe comum!

Sabemos que dias difíceis vão surgir, mas um líder de verdade não se deixa abater. Lembre-se sempre que um dia novo sempre vai surgir, com novas oportunidades para você e sua empresa alcançarem o sucesso!

Gostou de nossas dicas? Não se esqueça de deixar sua opinião e também suas sugestões enquanto líder e empreendedor!

 

Deixe uma resposta

Top