Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como equilibrar o tempo entre família e estudos?

Como equilibrar o tempo entre família e estudos?

Equilibrar o tempo

Nosso dia tem 24 horas, que costumamos dividir em terços: 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e 8 horas para as demais atividades. Parece simples e fácil de adequar cada atividade em seus determinados espaços.

Mas ao chegarmos ao mundo real, essas 8 horas livres acabam não sendo tão livres assim. Equilibrar o tempo família e estudos é um desafio muito grande. E é justamente essa dificuldade que acaba desmotivando muitos a continuar com os estudos

Para ajudá-lo na tarefa, o Blog GuiaJá traz dicas de equilibrar sua família, trabalho e vida escolar:

Aprenda a equilibrar o tempo

Organize-se desde o início

Se você não entra na sala de aula há anos, há algumas coisas que você precisa fazer desde o início das aulas para se preparar para um semestre bem-sucedido. 

Primeiro, sinta-se à vontade com o campus ou sua sala de aula online. Pergunte ao seu coordenador/professor/colegas onde ficam os banheiros, biblioteca, lanchonete e outros espaços. Se estuda online, informe-se em seu polo como utilizar o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), como serão as provas presenciais, como é entrega de trabalhos etc.

Equilibrar o tempo

Programar seu semestre

Depois de iniciar um curso, imprima seu plano de estudos e a programação do semestre. Anote datas importantes, como quando as tarefas e exames devem ser entregues. 

Você vai precisar se planejar com antecedência para isso, principalmente se tiver filhos e trabalho em horário comercial, afinal, terá que lidar com os horários de forma que nada fique de lado.

Falando em horários, se sua família tem atividades semanais, coloque esses horários bem ao lado dos horários dos estudos, assim você vai vê-los com frequência, diminuindo as chances de esquecer colocar uma atividade escolar no horário da atividade familiar e vice-versa.

Equilibrar o tempo

Manter o foco em suas metas

Deixe muito claro a si mesmo porquê é importante terminar seu curso. Seja técnico, graduação, pós, mestrado, ou mesmo terminar o ensino médio. O estudo está diretamente relacionado com melhorar sua vida e de sua família.

Por mais cansativo que seja trabalhar o dia, cuidar de afazeres domésticos e ainda por cima terminar a noite debruçado em livros, nunca perca o foco, não deixe que a sua meta seja vencida pelo cansaço.

Envolver sua família

O foco é equilibrar o tempo entre família e estudos. Pois bem, você não vai conseguir fazer isso sem a ajuda de seu esposo (a) e filhos. Envolver sua família em sua educação é importante para que você se mantenha motivado.

O apoio de quem está ao seu lado é primordial para que a fase de estudos seja vencida sem maiores preocupações. Se seus filhos demandam muita atenção, converse sempre com eles, explique porquê vocês passarão um pouco menos de tempo juntos.

Mesmo que eles ainda sejam pequenos, não duvide da capacidade que as crianças têm de entender e de apoiar seus pais. Converse também com seu companheiro (a), afinal, passar mais horas estudando pode afetar negativamente a relação do casal. Não corra esse risco. 

Para não criar uma sensação de afastamento ou isolamento entre você e as pessoas que ama, envolva-os nas atividades de estudo. Se seus filhos têm lição de casa, chame-os para fazer as tarefas junto de você, enquanto faz os trabalhos da faculdade. Chame sua esposa (o) para revisar, opinar e ajudar você. 

Ao mesmo tempo que você precisa da compreensão de todos eles, para entender que esse compromisso é muito importante, você também precisa compreender que para eles vai ser difícil lidar com esse afastamento.

Equilibrar o tempo

Transformar cada minuto juntos em momentos incríveis

Já ouviu falar que a qualidade importa mais que a quantidade? Quando se trata em passar tempo com a família, essa ideia é totalmente verdadeira.

Se ao retomar os estudos você precisa se afastar um pouco de quem ama, sempre haverá momentos para ficar juntos. Aos finais de semana, por exemplo, dê uma pausa nos estudos e dedique-se totalmente a quem você ama.

Visite parques, faça piqueniques, assista filmes, visite outros familiares e amigos, jogue video-game, interaja das mais diferentes formas. Ao final do dia, reserve um tempo sozinho com seu parceiro (a). Que tal pegar um cinema, jantar fora ou simplesmente ir comer uma pipoca na praça.

Nesses momentos, desligue-se do trabalho e da escola. Não fique apenas de corpo presente, pois eles vão perceber se você não largar o celular, ficar olhando no relógio o tempo inteiro.

Para evitar que sua vida de adulto estudante se torne um completo caos, seguem mais algumas dicas do Blog GuiaJá.

  1. Não procrastine
Veja também:  Chega de dúvidas: como é o cálculo do 13º salário

Atrasar as coisas pode levar à acumulação de mais e mais trabalho no final. Outra desvantagem da procrastinação é que ela apenas adiciona mais estresse a sua rotina diária, que já é corrida o suficiente.

Ao invés de deixar para amanhã, tente fazer justamente o contrário, terminar os trabalhos antes do prazo final estipulado pelo professor.

Equilibrar o tempo

  1. Evitar multitarefas

Embora alguns possam achar melhor realizar várias tarefas ao mesmo tempo, vários estudos apontam que, no fim das contas, acaba demorando mais tempo do que se você se dedicar a concluir as tarefas individualmente. 

  1. Evitar distrações

Facebook, Twitter, Instagram, Netflix, Amazon, YouTube, Mercado Livre, G1… a lista de sites que entramos ‘só para dar uma olhadinha’ e acabamos perdidos por horas e horas e gigante.

Quando sentar para estudar, deixe o celular longe. Não abra várias telas no computador e não ligue a TV. Essas coisas podem distraí-lo e você acaba levando muito mais tempo para concluir suas tarefas.

  1. Cuidar da sua saúde

Estudar consome muita energia. Para estar disposto e conseguir dar conta de tudo, não deixe de lado sua saúde física. Faça alguma atividade física regularmente, se alimente de maneira adequada e durma o suficiente. 

  1. Atenha-se a uma programação

Siga corretamente sua agenda semanal. Mas não foque apenas nos estudos, tente incluir pausas, passeios e tempo com a família como parte da programação. 

Funcionará como um incentivo para manter o cronograma, sabendo quando fazer o que; caso contrário, você poderá acabar com um monte de trabalho, incluindo coisas novas das quais não estava ciente porque não agendou. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que este artigo seja mais um incentivo para que você retome os estudos, comece um curso novo e cresça ainda mais, profissionalmente e pessoalmente.

Deixe sugestões para nossos próximos artigos e não se esqueça de assinar a Newsletter do Blog GuiaJá.

Deixe uma resposta

Top