Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > SEO para e-commerce: confira as melhores dicas

SEO para e-commerce: confira as melhores dicas

SEO para e-commerce

Obter mais tráfego é uma prioridade para qualquer site de comércio eletrônico e o SEO é sem dúvida uma das alavancas mais bem-sucedidas. Aqui neste artigo você vai encontrar muita informação relevante para colocar sua loja no topo do Google.

Faça uma auditoria de SEO para e-commerce

Muitos empreendedores querem implementar uma estratégia de SEO sem questionar a existente. Isso é um erro grave, porque se as fundações não forem boas, todas as ações que serão implementadas terão muito pouco resultado.

A auditoria de SEO para e-commerce é, portanto, uma etapa essencial para um site que já está online. Vários pontos precisam ser verificados:

  • Quais páginas estão posicionadas e quais são invisíveis?
  • O conteúdo está suficientemente otimizado?
  • A estrutura do site é coerente?
  • O site é popular o suficiente (backlinks)?

SEO para e-commerce

Definir uma estratégia de palavras-chave

Feita a auditoria, é hora de foca nas Keywords e identificar quais são os termos relevantes que conectam sua empresa ao seu público-alvo. A busca por palavras-chave pode ser feita de diferentes maneiras, mas pode ser interessante combinar várias técnicas para obter mais eficiência.

Existem também muitas ferramentas para ajudar na pesquisa de palavras-chave, como Ubersuggest, o Yooda Insight e, especialmente, o SEMrush, que permitirão analisar a concorrência.

Depois de fazer uma lista bastante completa você precisa se concentrar nas que mais importam, levando em consideração vários critérios:

Volume de pesquisa: quanto maior o volume de pesquisa, maior o tráfego potencial para o seu site. No entanto, isso também significa mais concorrência.

Veja também:  Como fazer um recrutamento e seleção eficaz

Competição: Quanto menor a competição, mais fácil será a classificação. Existem indicadores em ferramentas como SEMRush. O CPC fornecido pelo Google Keywords Planner também é um bom índice de concorrência.

Relevância: qual a relevância da página do seu produto ou da categoria para o termo de pesquisa? Esse é um fator de classificação muito importante que geralmente é negligenciado devido à falta de conteúdo.

Intenção: é claro, você tem um site de comércio eletrônico e está direcionando principalmente palavras-chave com intenção comercial. No entanto, dependendo do seu setor, pode ser interessante definir uma estratégia editorial com palavras-chave com intenção informativa ou inspiradora.

SEO para e-commerce

Criar uma estrutura ideal

A maneira como as páginas do seu site é organizada e estruturada afeta sua classificação nos mecanismos de pesquisa e também a experiência do usuário. É por isso que é importante facilitar a navegação para visitantes e mecanismos de pesquisa.

À medida que você adiciona e remove produtos e categorias, a estrutura do site fica complicada e fragmentada. Se você acertar desde o início, economizará muito tempo depois. Aqui estão os pontos que você precisa ter em mente para criar a arquitetura do seu site focada no SEO para e-commerce:

Todas as páginas do seu site devem estar acessíveis, ou seja, retire do ar links quebrados.

Verifique se a estrutura do seu site é simples, mas escalável à medida que sua loja online cresce.

Defina as categorias, subcategorias e classifique corretamente os diferentes produtos de acordo com suas ofertas.

Organize URLs estáticas. Ex: nome-da-loja.com/acessórios/fone-de-ouvido

SEO para e-commerce

Utilizar SEO para descrever seus produtos

Qual a primeira regra básica da Search Engine Optimization? Não faça cópias, é claro. Então, como você espera ficar bem posicionado se a descrição do produto na sua loja é exatamente a mesma de outras mil lojas online?

Veja também:  Confira como escrever um currículo simples

O primeiro erro que se encontra na maioria dos sites de e-commerce é utilizar as descrições fornecidas pelos fabricantes e apenas isso. É claro que essas descrições são importantes, mas por que não colocar nada além disso?

Personalize pequenas resenhas, fale sobre o produto e forneça algo que as demais lojas não costumam fornecer: informação.

Descrições exclusivas e detalhadas de seus produtos garantem que os mecanismos olhem para o seu site e o privilegiem, porque o site é original, tem mais a oferecer do que apenas o que todos já fazem.

É isso aí! Agora você conhece maneiras de melhorar o SEO para e-commerce. Se você tiver alguma sugestão, fique à vontade para postar um comentário e não se esqueça de assinar nossa Newsletter para mais conteúdo exclusivo!

Deixe uma resposta

Top