Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > As principais tendências de web design para 2020

As principais tendências de web design para 2020

Tendências de web design

Um bom site precisa ser funcional, fácil de navegar, intuitivo, responsivo e lucrativo. Conseguir reunir todas essas características, e muitas outras, não é nada fácil. Mas para dar uma ajuda, confira quais são as principais tendências de web design para 2020.

Tendências de web design para aplicar em seu site a partir de já

  1. Mobile em primeiro lugar

Definitivamente, há uma mudança na forma como utilizamos a internet. Aproximadamente metade dos acessos de todo o mundo vem de dispositivos móveis. 

Esse número tende a subir e não é demais pensar que em breve, o mobile será o principal método para as atividades online das pessoas. Em vez de começar com uma versão para desktop com um design responsivo que se ajusta para garantir que funcione em dispositivos móveis, é melhor fazer uma abordagem inversa.

Empresas que recebem a maior parte dos acessos por celulares, como empresas bancárias e lojas online, devem realmente considerar se mover nessa direção. 

Os sites idealizados primeiro para acesso pelos dispositivos móveis são mais rápidos, o que tende a melhorar a experiência do usuário.

Além disso, o Google analisa o desempenho do ponto de vista móvel, não do desktop; então, não apresentar um bom desempenho afetará negativamente seu site.

Tendências de web design

  1. Acessibilidade

Criar uma ótima experiência de usuário online para pessoas com deficiência visual nem sempre está no radar de um designer, mas há uma crescente necessidade de acessibilidade

Ter texto alternativo para imagens é um começo, mas além disso, precisamos garantir que o conteúdo seja estruturado para que esse público possa ter acesso à informação.

  1. 3D

Já faz algum tempo, gráficos, ícones e botões de call to action (CTA) têm se resumido a uma imagem plana na tela. Designers de produto, cineastas e até mesmo o setor de impressoras estão explorando como garantir que suas criações tenham efeitos 3D, e os web designers também estão encontrando maneiras de adicionar dimensão aos seus sites.

Mas muita calma nessa hora, nada de transformar tudo em 3D ou então apostar em um design não tão bem elaborado. Só acrescente esta tendência ao seu site caso encontre um bom profissional para criar as artes.

Além disso, elas devem ser pensadas em pequenos detalhes. Assim como em qualquer decisão que envolva design, nunca se esqueça que menos é mais.

  1. GIFs e animações sutis

Os anos 90 voltaram com tudo e qual era a maior sensação da internet daquela época? Os GIFs! E quando se trata de tendências de web design, revisitar essa tendência pode dar muito certo.

Obviamente que, assim como o 3D, você não pode exagerar nessas inserções. Além disso, também é preciso saber onde colocar os GIFs. Você não quer que seu consumidor se distraia com ele ou acabe se irritando e fechando seu site.

Tendências de web design

  1. Vídeo

As pessoas amam vídeos. Especialmente aqueles que elas podem aprender algo ou que as façam rir. Colocar um vídeo em seu site é uma das tendências de web design para 2020.

Você pode, inclusive, criar um aba apenas com conteúdo em vídeo. Para não precisar de um servidor muito caro, a dica é hospedar os vídeos no Youtube e apenas compartilhar no site.

  1. Formas orgânicas naturais e desenhos mínimos

Entre as novas tendências de web design está a utilização de imagens mais abstratas e assimétricas, que imitam curvas naturais e formas orgânicas fluidas.

  1. Otimização da taxa de conversão 

Você não pode mais reprojetar ou revisar um site a cada dois ou três anos e esperar que ele funcione bem. Todo site precisa ser constantemente atualizado ou ele ficará para trás rapidamente. 

Essa abordagem utiliza ciclos de aprimoramento contínuo, orientados por análises para determinar o que precisa ser atualizado. Uma tendência contínua na arquitetura de sites e SEO são os pilares de conteúdo do sucesso de qualquer negócio na web.

Tendências de web design

  1. Bots e formulários pop-up como métodos de conversão

Embora o conteúdo bloqueado e os formulários de contato ainda tenham seu lugar no web design voltado ao inboung marketing, a adoção de formulários pop-up e chatbots usando inteligência artificial são uma das principais tendências para este e os próximos anos.

Talvez Você não precise colocar todas essas tendências dentro do seu site. Afinal de contas, nem sempre todas elas juntas formarão um bom ambiente de navegação.

Mas vá pensando e escolha quais você pretende aplicar na sua página. Aproveite e diga para gente qual (ou quais) você mais gostou. Assine nossa Newsletter e até a próxima!

Deixe uma resposta

Top