Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 5 mitos que impedem você de delegar

5 mitos que impedem você de delegar

Delegar

Delegar trabalhos e funções assusta muitos empresários. Entregar as rédeas do seu negócio na mão de outras pessoas pode ser difícil e até mesmo arriscado. E se o funcionário não conseguir suprir suas expectativas? E se o cliente não gostar do resultado?

Essas perguntas são frequentes e, acredite, não há nada de errado em fazê-las. É por isso que, na contratação, você vai se certificar que seus funcionários são capazes e que tem as habilidades necessárias para suprir as expectativas da empresa e dos clientes.

Por quê? Porque você precisa delegar. Se você está fazendo todo o trabalho, está impedindo sua empresa de crescer. Distribuir funções é uma oportunidade para que sua equipe possa se desenvolver indivíduos, aumentando a força e o alcance do negócio.

Se você não consegue delegar, pode ser por acreditar em algumas coisas que não são necessariamente verdade.

Mitos que impedem você de delegar projetos

  1. “Todo mundo está muito ocupado”

“Todo mundo já está cheio de coisa pra fazer, é melhor eu mesmo fazer isto”. Esse mito causa um turbilhão de pensamentos confusos. Você está feliz porque todo mundo tem muita coisa pra fazer, você fica com medo de sobrecarregar sua equipe com mais trabalho e você pode se sentir pressionado a fazer por si mesmo.

Mas dê um chega pra lá neste mito. Converse com sua equipe e verifique se realmente ninguém pode realizar este trabalho.  Não faça suposições, dialogue. Na maioria das vezes você vai perceber que isso era mais uma coisa da sua cabeça, por insegurança de delegar trabalho, do que uma realidade.

Veja também:  Amigos no trabalho? Veja como dividir a sua vida profissional e pessoal com os colaboradores

Delegar

  1. “Ninguém pode fazer isso tão bem quanto eu”

Estamos sempre propensos a acreditar que tudo que fazemos é melhor, mais bonito, mais rápido e mais eficaz do que o que o outro faz. Se você está em um ramo há muito tempo ou é o chefe da equipe, é ainda mais natural que acredite que sua bagagem de experiência faz com que ninguém mais possa realizar a tarefa tão bem quanto você.

Afaste o mito: a primeira coisa que você precisa colocar na cabeça é que você está cercado de pessoas tão capazes quanto você, afinal, você escolheu essas pessoas para trabalhar na sua empresa.

Ao invés de achar que apenas você pode fazer o trabalho da melhor maneira possível, dê chance para que sua equipe possa trabalhar em coisas importantes e se desenvolver.

Acredite, você pode estar cercado de pessoas que podem fazer algumas tarefas muito melhor que você, e sabe quem ganha com isso? Sua empresa.

  1. “Vai ser mais rápido se eu mesmo fizer”

Outro mito comum de quem não gosta de delegar é acreditar que vai ser mais rápido fazer sozinho. Mas será que isso é verdade? Como empresário, há tantas outras coisas para se preocupar, não é?

Será que delegar esta ou aquela função não vai permitir que você invista seu tempo em outras coisas? Se você mantiver o controle sobre uma tarefa simplesmente só porque é mais rápido, você está perdendo a oportunidade de crescimento pessoal e organizacional a longo prazo.

Delegar

  1. “Se eu delegar, minha função está em risco”

Um medo comum em compartilhar funções e trabalhos é perder seu trabalho para outra pessoa. Compartilhar responsabilidades pode gerar a insegurança de que não somos tão necessários ou importantes.

Veja também:  Qual conteúdo publicar no Instagram para vender melhor?

No entanto, delegar é a principal função de um bom gestor, de alguém que consegue reconhecer os talentos de outro e trabalhar de forma a impulsionar toda empresa para frente. Será que alguém com essas características pode ser dispensável?

  1. “Delegar é se aproveitar”

As vezes você pode achar que delegar é se aproveitar do outro. Mas calma, isso não tem nada a ver com aproveitar. Jogar todas as suas responsabilidades para cima de outra pessoa, deixando que outro se sobrecarregue de serviço, isso sim é se aproveitar.

Delegar é totalmente diferente. Este ato consiste em você conseguir encontrar quem tem o melhor perfil profissional e talentos necessários para cumprir cada função dentro de uma tarefa.

Esta habilidade ainda permite a você perceber quando cada membro da equipe está chegando a seu limite, também permite a você identificar quais são os melhores momentos para pisar no acelerador ou puxar o freio.

Agora que você já conhece os mitos que impedem os empreendedores de delegar, compartilhe com a gente como é para você dividir as tarefas dentro do seu negócio. Continue aqui no Blog GuiaJá para mais conteúdo sobre negócios!

Deixe uma resposta

Top