Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Vantagens e desvantagens de abrir um negócio

Vantagens e desvantagens de abrir um negócio

Desvantagens de abrir um negócio

Quando o assunto é começar uma nova empresa, entender e pesar muito bem as vantagens e desvantagens de abrir um negócio é essencial, principalmente quando falamos em pessoas que jamais empreenderam antes.

O debate sobre o tema é extenso, e podemos passar horas e horas debatendo sobre o assunto. Para ajudar você nessa reflexão, trouxemos aqui os principais prós e contras para que você possa escolher a opção que realmente se enquadra em seu perfil profissional.

Vantagens de começar seu próprio negócio:

Liberdade

Trabalhar para outra pessoa sempre significará uma coisa: restrição. Você quer testar algo novo: Precisa de autorização. Quer chegar mais tarde, sair mais cedo, trabalhar a noite? Precisa de autorização. Quer fazer qualquer coisa dentro da empresa? Precisa de autorização.
No entanto, quando você monta seu próprio negócio, você é livre para tomar decisões: pode trabalhar no horário que quiser, pode testar novas formas de gerenciamento e planejamento de marketing, entre outras coisas.

Você é recompensado por seu trabalho duro

Todos nós sabemos que não são todas as empresas que mantém programas de valorização de seus funcionários. Muitas vezes, a pessoa trabalha, se esforça, veste a camisa, e não ouve nenhuma mensagem de apoio ou incentivo, nem sequer é recompensada financeiramente ou com promoções dentro do trabalho.

Ao se tornar empreendedor, a coisa muda de figura, pois você realmente sente que seu trabalho duro está sendo recompensador.

Felicidade de fazer o que você gosta

A frase “trabalhe com o que você ama e nunca precisará trabalhar” faz muito mais sentido quando você se torna empreendedor. Na gigante maioria das vezes, as pessoas montam seus negócios baseados em suas paixões e não trabalham apenas pelo dinheiro, como pode acontecer quando você é funcionário de uma empresa.

Veja também:  Liderança de exemplo, veja como ser um bom líder

Você vai estar sempre entusiasmado ao acordar para mais um dia de trabalho e, com isso, vai render muito mais.

Ampliação da visão sobre tudo que envolve uma empresa

Como trabalhador contratado, na maioria das vezes você cumpre apenas aquilo que está descrito em sua carteira de trabalho. Se você faz o atendimento ao público, provavelmente não faz ideia de como funciona o setor financeiro e vice-versa.

Mas na sua empresa, você simplesmente tem que estar por dentro de tudo que acontece. Mesmo que você apenas gerencie equipes, ainda assim você deve acompanhar de perto tudo que está rolando em outros setores.

Você vai aprender sobre finanças, marketing, desenvolvimento de produtos/serviços, atendimento ao público, negociação com fornecedores e muito mais.

Esta experiência não é positiva apenas para sua vida profissional, mas também é extremamente relevante para sua vida como um todo.

Desvantagens de abrir um negócio

Você sempre tem chance de ganhar mais

Como funcionário, você sabe que seu salário será X e que anualmente terá um modesto reajuste. É claro que você também pode pedir e conseguir aumentos, mas na maioria das vezes isso é esporádico, para não dizer raro.

Já como dono do seu próprio negócio, você sempre terá em suas mãos o poder para ganhar mais. Fazendo boas escolhas administrativas, investindo corretamente e com um boas estratégias de negócios, seus ganhos pessoais podem aumentar várias vezes por ano.

Desvantagens de abrir um negócio

Mesmo com tantas vantagens, nem tudo é perfeito. E para garantir que montar uma empresa é realmente uma boa escolha, você também precisa conhecer as desvantagens de abrir um negócio.

Veja também:  Google maps oferece as melhores rotas, situação do trânsito em tempo real, mapas de marte e da lua

Há muitos riscos envolvidos

Montar seu próprio negócio inclui vários desafios. São vários riscos que precisam ser avaliados, afinal, um passo errado pode transformar uma oportunidade de ouro em uma escolha terrível.

O primeiro risco a assumir é simplesmente perder todo dinheiro investido. Você precisa planejar bastante e montar as coisas com calma e assim dar um passo firme e seguro.

Os lucros podem demorar para surgir

As desvantagens de abrir um negócio também podem incluir o tempo que você vai demorar para recuperar o que investiu e começar a desfrutar dos lucros. E esse tempo pode ser de apenas algumas horas, dias, meses ou até anos.

Por isso, todo empreendedor precisa ter capital que possa suportar essa espera. Para isso, é necessário desenvolver um bom planejamento de negócios, e assim evitar cair em ciladas financeiras.

Desvantagens de abrir um negócio

Você é o grande responsável para que tudo se resolva

Quando se é funcionário e um problema surge na empresa, você pode dar uma opinião e tentar ajudar a solucionar. Mas a verdade é que quando o relógio bate 18h, você simplesmente bate seu cartão e vai embora.

Uma das desvantagens de abrir um negócio é que isso não acontece. Os problemas vão com você para onde quer que seja.

  • Estourou um cano: você tem que resolver.
    As vendas caíram: você tem que resolver.
    As encomendas aumentaram e não está dando conta: você tem que resolver.

Estará tudo, literalmente, em suas mãos e você precisa ser forte o suficiente para lidar com flutuações financeiras, crises internas, críticas, concorrentes e muito mais.

Você vai sempre trabalhar mais que os outros

Esqueça férias, finais de semana e feriados. Ao montar seu próprio negócio você nunca vai conseguir se desligar totalmente das suas responsabilidades. É claro que haverão muitos momentos de descanso e de lazer, mas você vai perceber o quanto será completamente diferente quando você é o seu próprio patrão.

Veja também:  Liberar funcionários para assistir os jogos da Copa

Obrigações legais

Outra das desvantagens de abrir um negócio são as obrigações legais. Quando você é MEI (Microempreendedor Individual) ou quando tem uma pequena empresa que aderiu ao Simples Nacional, as coisas ficam mais fáceis, mas ainda assim a burocracia é imensa e você tem que lidar com ela.

Para muitas pessoas, as desvantagens de abrir um negócio não são um problema para jogar tudo pro alto e se tornar um empreendedor. Se você se enquadra neste perfil, deixe seu comentário sobre quais são as principais vantagens que você vê em se tornar um empresário.

Aproveite para compartilhar nosso artigo e sugira novos temas para o Blog GuiaJá!

Deixe uma resposta

Top