Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Qual importância do empreendedorismo para a sociedade?

Qual importância do empreendedorismo para a sociedade?

Importância do empreendedorismo

Grandes empreendedores têm a capacidade de mudar a maneira como vivemos e trabalhamos. Se bem-sucedidas, suas inovações podem melhorar os padrões de vida e, além de criar riqueza, elas também criam empregos e contribuem para uma economia em crescimento.

O empreendedorismo é importante por várias razões, desde a promoção da mudança social até a inovação.

A importância do empreendedorismo para as comunidades

Empreendedores estimulam crescimento econômico

Novos produtos e serviços criados por empreendedores podem produzir um efeito em cascata, estimulando negócios ou setores relacionados que precisam apoiar o novo empreendimento, promovendo o desenvolvimento econômico.

Por exemplo, algumas empresas de tecnologia da informação criaram o setor de TI na Índia durante os anos 90. A indústria se expandiu rapidamente e muitos outros setores se beneficiaram dela.

Empresas que estão diretamente ligada ao setor de Tecnologia da Informação começaram a surgir, crescer e prosperar: call centers, empresas de manutenção de rede, fornecedores e técnicos de hardware.

Os institutos de educação e treinamento nutriram uma nova classe de trabalhadores de TI, aos quais foram oferecidos empregos melhores e mais bem remunerados. As organizações de desenvolvimento de infraestrutura e até as empresas imobiliárias capitalizaram esse crescimento à medida que os trabalhadores migraram para as cidades onde o emprego estava crescendo.

Da mesma forma, os esforços futuros de desenvolvimento em países subdesenvolvidos exigem suporte logístico robusto, investimentos de capital e uma força de trabalho qualificada. Do programador altamente qualificado até o trabalhador da construção e do setor alimentício.

Importância do empreendedorismo

Empreendedores fazem a diferença em escala nacional

Os empreendimentos empresariais ajudam a gerar novas riquezas. As empresas que não inovam e não se renovam, tendem a permanecer sempre na mesma.

Mas quando se investe em algo novo, sejam serviços ou tecnologias, isso permite o desenvolvimento de novos mercados e a criação de novas riquezas.

Além disso, o aumento do emprego e maiores ganhos contribuem para uma melhor renda nacional, gerando mais consumo e resultam em maior recolhimento de impostos.Essa receita pode ser usada pelo governo para investir em outros setores em dificuldades e capital humano.

Importância do empreendedorismo

Empreendedores criam mudança de paradigmas

Ao oferecer produtos e serviços exclusivos, os empreendedores rompem com a forma quadrada das grandes corporações. Veja, por exemplo, o setor de cosméticos e maquiagens, um dos que mais crescem em todo o mundo.

Grandes empresas do setor eram voltadas exclusivamente para pele branca. E assim o mercado ficou reduzido a pouco mais de 5 ou 6 tons de produtos para englobar os demais tons de pele.

Empreendedores de diferentes etnias começaram pequenos negócios que tinham como intensão suprir a demanda de mulheres negras, latinas, asiáticas e indígenas. Hoje, algumas marcas apresentam mais de 100 tonalidades diferentes de base, corretivos e pó.

Graças aos primeiros empreendedores que se posicionaram a favor da maior diversidade, as grandes marcas acabaram mudando suas politicas internas. Hoje, cada vez mais empresas oferecem uma gama de produtos e exploram a beleza inclusiva, para todo os formatos, gêneros e cores de pessoas.

A importância do empreendedorismo não fica apenas no setor de maquiagem. Moda, assessórios, mobiliário, alimentação, tecnologia, educação. Todos os setores estão cada vez mais inclusivos, graças ao olhar empreendedor.

Importância do empreendedorismo

Mudanças sociais

Outra importância do empreendedorismo se reflete em causas sociais. Não faltam pessoas que investem em causas sociais, sejam colocando seu próprio dinheiro em projetos (como Bill Gates e Rihanna, por exemplo), ou mesmo fundando empresas que têm como objetivo garantir o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Inovação

Ao encontrar uma solução para um problema, um empreendedor pode impulsionar a inovação. Quantas coisas incríveis temos ao nosso redor atualmente, que só estão aqui por que uma mente brilhante se propôs a resolver algo.

No setor tecnológico, podemos ver mais dessas inovações, com aparelhos eletrônicos e serviços como Amazon, Netflix, faculdades EAD.

A importância do empreendedorismo para a sociedade engloba muitos aspectos. Hoje, pincelamos apenas uma amostra do quanto os empreendedores são essenciais para as cidades, estados, países e para todo o mundo.

Se você gostou desse tema e gostaria de um conteúdo mais aprofundado, deixe seu comentário. Aproveite para assinar nossa Newsletter e fique por dentro de muito mais conteúdo do Blog Guiajá!

Deixe uma resposta

Top