O propósito acima do dinheiro. Este talvez seja um fator característico por mulheres empreendedoras atual. Camila Farani, por exemplo, conceituada investidora de sucesso, declarou em entrevista à Revista Pequenas Empresas E Grandes Negócios que o perfil da mulher que empreende hoje em dia foca muito mais na razão de ser, do que simplesmente obter lucros exorbitantes.
É antes de tudo, uma escolha, e não uma necessidade. Este é o valor do empreendimento feminino, e que tem obtido ótimos resultados. Elencamos neste artigo, 3 exemplos de empreendedoras e negócios de sucesso idealizados por mulheres para você leitora ou leitor, se inspirar. Vejam!
Nice peixes – FazINOVA
Fundadora da FazINOVA, (escola de empreendedorismo e habilidades) e uma das “100 Pessoas Mais Influentes do Brasil”, Isabel Pesce Mattos se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e foi viver no famoso Vale do Silício, berço das empresas de tecnologia.
Foi lá que Bel Pesce junto de sócios lançou o Lemon Wallet (app de gastos pessoais). Posteriormente escreveu o livro “Menina do Vale”, fenômeno de downloads e livro matriz de muitas pessoas que se inspiram em seu exemplo.
Fundada em 2013, a FazINOVA é um dos negócios de sucesso mais bem-sucedidos de Isabel Pesce.
Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Natural de Franca, interior de São Paulo, Luiza helena Trajano cravou seu nome no mundo do empreendedorismo, à frente da rede varejista Magazine Luiza.
Inspirada pelo espírito empreendedor e vendedor de uma tia, e pela inteligência emocional da mãe, Luiza Trajano é um exemplo de determinação e modelo a ser seguido por muitas mulheres que hoje empreendem no Brasil no mundo.
De vendedora até ser a responsável por uma das maiores redes de lojas do país, Luiza sempre primou por valores como honestidade, generosidade e aprendizado constante.
Isabella Delorenzo- O Brownie Loja
Enquanto grande parte dos empreendedores montavam lojas físicas para somente depois investirem em lojas virtuais, Isabella Delorenzo fez o caminho inverso. Em 2009, Isabella criou uma loja virtual de bolinhos de chocolates, daqueles característicos do padrão americano, denominados “brownie”, a The Brownie Shop.
O resultado desta empreitada? Vizinhos sentiam o cheiro da fornada onde isabella produzia os bolinhos e começaram a tocar a campainha e pedir para comprar os quitutes. Com o aumento de demanda e oportunidade do mercado, sobretudo no setor de casamentos e buffets, a empresária se motivou a expandir a loja também para o mundo físico, investindo também numa cozinha ampliada e criando um ateliê para que as pessoas pudessem fazer a degustação dos brownies. Sucesso!
Alguns dados sobre mulheres empreendedoras no Brasil
Antes de encerrarmos, achamos necessário inserirmos alguns dados oficiais referentes ao empreendedorismo protagonizado pelas mulheres no Brasil, divulgados pelo Portal Brasil:
- 55% das donas de pequenos negócios cursou, pelo menos, o Ensino Médio até 2012. Em 2002, fatia era de 39,3%
- Região Norte registrou expansão de 78% no número de empreendedoras entre 2002 e 2012
- Demais regiões: Centro-Oeste (36%), Sul (21%), Nordeste (12%) e Sudeste (10%)
- Sete milhões e 350 mil é o número de empreendedoras no Brasil
- Sete entre cada dez MEI, micro e pequena empresa, sobrevive aos primeiros dois anos de existência
Você faz parte do grupo de mulheres empreendedoras? Qual tipo de negócio você possui? Que outras mulheres você citaria como exemplos de sucesso no mundo dos negócios? Conte para nós!
Fontes:
http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/files/conhecer_premio_mulher.pdf
http://marketup.com/4-empreendedoras-que-fazem-sucesso-com-negocios-digitais/
https://endeavor.org.br/mulheres-empreendedoras/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiza_Helena_Trajano
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/conheca-a-trajetoria-de-7-mulheres-empreendedoras-de-sucesso
Olá Luís, ótima matéria, pena que a Bel Pesce tá se mostrando uma fraude.