Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como montar um manual de conduta de funcionários?

Como montar um manual de conduta de funcionários?

Manual de conduta de funcionários

O manual de conduta de funcionários é basicamente uma coleção das regras, princípios, valores, expectativas e comportamento que a empresa espera que seus empregados tenham. Para escrevê-lo, em primeiro lugar você precisa parar e refletir muito bem sobre cada um desses aspectos. Para ajuda-lo na tarefa, conte com a ajuda do Blog GuiaJá.

Também chamado de Código de Conduta, este documento permite que um negócio se destaque de organizações semelhantes. Nele estão presentes toda uma cultura interna, e sua função é servir de orientação para funcionários, clientes e quaisquer outras partes interessadas sobre o que é considerado mais significativo, valorizado e desejável para a sua marca.

Qual o objetivo do manual de conduta de funcionários

Por saber da importância do documento, muitos empreendimentos preferem chama-lo de Código de Ética , Código de Conduta Ética nos Negócios ou Código de Ética e Padrões.

Mas não importa como você decida chama-lo, o manual de conduta de funcionários servirá como uma estrutura para a tomada de decisões éticas dentro da organização. O Código de Conduta é uma ferramenta de comunicação que informa as partes interessadas internas e externas sobre o que é valorizado por uma determinada organização, seus funcionários e gerenciamento.

Se pegarmos um caminho poético, podemos considera-lo como o coração e a alma de uma empresa. Pense em um Código de Conduta como uma visão detalhada do que uma organização acredita e como os funcionários de uma organização veem a si mesmos e seu relacionamento uns com os outros e com o resto do mundo.

Veja também:  Ideias empreendedoras para inspirar seu negócio

Dicas para criar o Código de Conduta da sua empresa

Todos os tipos de organizações desenvolvem um Código de Conduta. E como já frisamos, é preciso que você se dedique ao máximo para esta tarefa. Para começar, você pode elencar quais são as principais razões de você ter montado um negócio.

Comece elencando quais são os seus valores com relação ao mundo e porque outras pessoas devem seguir esses valores. Além de servir como um guia para quem trabalha com você, o manual de conduta de funcionários também servirá como vitrine para seus fornecedores e clientes.

Aliás, podemos dizer que ele servirá como base para manter um relacionamento promissor com o seu público-alvo. A cada dia, mais e mais pessoas buscam empresas coerentes, sérias, inclusivas, sustentáveis e que estejam abertas a abraçar a diversidade e o respeito.

Se você quer fazer sucesso no mundo dos negócios, todos esses itens devem constar no seu manual.

Por exemplo, o Código de Conduta do Fornecedor da Apple (e da Indústria Eletrônica)   afirma que a Apple está comprometida em garantir que as condições de trabalho seguras e que os funcionários sejam tratados com respeito e dignidade e que os processos de fabricação sejam ambientalmente responsáveis.

Quando um funcionário lê isso, dá muita segurança a ele. Porém, quando um potencial cliente lê, a coisa muda de figura ainda mais. Apostar na criação de um manual de conduta de funcionários faz toda a diferença e coloca sua empresa na frente das outras.

Outro componente frequente do Código de Conduta é sobre o que a empresa espera de seus trabalhadores. Exigir que todos se tratem com respeito, promovendo a igualdade de gênero, religião, etc., também faz toda diferença.

Veja também:  5 mitos sobre empreendedorismo

Além de proporcionar um ambiente mais seguro para homens e mulheres, também dá mais credibilidade à marca.

para fornecedores é que eles são desencorajados a oferecer presentes a funcionários que, por seu Código de Conduta, não podem aceitá-los para que não haja uso questionável de seus serviços.

Manual de conduta de funcionários

Como divulgar o Código de Conduta

O manual de conduta de funcionários pode ser publicado no site da empresa e impresso e entregue para os funcionários. Também é importante que, a cada nova contratação, o novo trabalhador tenha acesso a este manual.

Na hora da entrevista, também é importante frisar quais são os pontos principais e o que se espera do funcionário dentro do ambiente de trabalho, tanto no que diz respeito a sua capacidade profissional, quanto na forma como vai se relacionar com os demais colegas.

Na internet você encontra vários modelos de grandes empresas. Selecionamos três deles (em inglês) para você conferir.

Gostou do tema que abordamos hoje? Não se esqueça de nos dizer quais são suas dúvidas sobre este assunto ou então dizer qual é o ponto principal de um manual de conduta de funcionários, na sua opinião.

Deixe uma resposta

Top