Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como encontrar uma boa ideia de negócio

Como encontrar uma boa ideia de negócio

Ideia de negócio

 

Se você quer empreender, mas está sem nenhuma ideia de negócio, então acaba de chegar ao lugar certo. Com a ajuda do Blog GuiaJá você descobrirá como ter uma ideia para uma montar a sua própria empresa.

Mas antes de começarmos, vamos esclarecer um ponto: as pessoas sempre se perguntam se esse é um bom momento para começar sua ideia de negócio. A verdade é que nunca há um momento ruim para iniciar um negócio.

Mesmo em tempos de crise, empreender é uma ótima escolha para quem deseja um futuro melhor e mais promissor. Se você fizer sua lição de casa, estudar bastante e planejar cada passo, as chances de sucesso são gigantescas.

Todo mundo tem seu próprio obstáculo, algo que os impede de dar o primeiro passo crucial. A maioria das pessoas tem medo de começar; ficam com medo do fracasso ou mesmo do sucesso. E há também aqueles que querem montar seu próprio negócio, mas não tem ideia de onde investir seu tempo, dinheiro e esforços. Se você se enquadra neste perfil, confira como fazer com que a ideia de negócio surja.

Como encontrar uma boa ideia de negócio

Como você inicia o processo de ideia? Se esta pergunta está tirando seu sono, muita calma, pois vamos mostrar como tudo é mais simples do que parece.

Primeiro, pegue uma folha de papel e, na parte superior, escreva “Coisas Sobre Mim”. Liste de cinco a sete coisas sobre você – coisas que você gosta de fazer ou que você é realmente bom, coisas pessoais (chegaremos à sua vida profissional em um minuto).

Veja também:  Como escolher o segmento de mercado?

Sua lista pode incluir: “Eu sou muito bom com as pessoas, amo crianças, adoro ler, adoro computadores, adoro números, sou bom em criar conceitos de marketing, sou um solucionador de problemas”. Apenas escreva o que vier à sua mente. Depois de ter sua lista, numere os itens em um lado do papel.

Do outro lado do papel, liste “Coisas que não sou bom/não gosto de fazer”. Talvez você seja realmente bom em conceitos de marketing, mas não gosta de conhecer pessoas ou não gosta muito de crianças ou não gosta de falar em público ou não quer viajar. Não pense demais nisso; apenas anote seus pensamentos.

Quando terminar, pergunte a si mesmo: “Se houvesse de três a cinco produtos ou serviços que tornariam minha vida pessoal melhor, quais seriam?” Esta é a sua vida pessoal como homem, mulher, pai, marido, mãe, esposa, pai, avô – seja qual for a sua situação. Determine quais produtos ou serviços tornariam sua vida mais fácil ou mais feliz.

Em seguida, pergunte-se a mesma coisa sobre sua vida profissional. Examine o que você gosta e não gosta naquilo que faz para ganhar dinheiro, bem como quais características as pessoas gostam e não gostam de você.

Finalmente, pergunte-se por que você está tentando começar um negócio em primeiro lugar. Então, quando todas estas listas estiverem prontas, leia-as atentamente, e vá traçando pontos em comum em cada uma delas.

Essa é uma maneira de obter uma ideia de negócio, simplesmente ‘ouvir’ a si mesmo, sem barreiras, sem medos.  As oportunidades estão todas lá, você só precisa saber como olhar.

Veja também:  Bem-estar e saúde: a importância do autoconhecimento e da autoestima elevada

Ideia de negócio

Crie momentos inspiradores

Além do exercício de análise pessoal, você também pode conseguir sua boa ideia de negócio com uma inspiração que surgiu simplesmente do nada.  A inspiração pode estar em qualquer lugar.

É por isso que você precisa estar sempre aberto a deixar sua mente ir além daquilo que seus olhos podem ver. Inspirações não caem do céu com frequência, para consegui-las você precisa treinar seu cérebro.

Leia muito, viaje, passeie, assista muitos filmes, leia artigos (inclusive os escritos por quem pensa diferente de você), ouça vários tipos diferentes de música. Tudo isso treina seu cérebro e ajuda sua massa cinzenta a se expandir e trabalhar ativamente.

Melhore algo que já existe

Carros elétricos não surgiram do nada, foram inspirados em carros com motor a combustão, que por sua vez foram inspirados em carros com sistema de arranque à manivela, que por sua vez foram inspirados em carroças.

Outra forma de ter uma ideia de negócio é simplesmente pegar algo que já existe e colocá-lo em outro patamar. Em outras palavras, você pode pegar qualquer produto ou serviço pensar em como fazer isso ficar melhor.

Apenas faça

Começar uma empresa não é uma tarefa fácil e, quando não se sabe muito bem no que investir, tudo fica ainda mais difícil. Agora que você já sabe como buscar a inspiração que precisa para ter uma ideia de negócio, nossa principal dica é: vá e faça acontecer.

Escolher no que investir é apenas o primeiro passo. Você ainda tem muito trabalho a fazer, muita pesquisa à sua frente. Conte com nossos artigos para transformar sua ideia em um negócio de sucesso e boa sorte.
Aproveite para compartilhar este artigo, sugerir novos temas e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo!

Deixe uma resposta

Top