Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como começar seu negócio hoje

Como começar seu negócio hoje

Começar seu negócio

Tornar-se um empreendedor de sucesso é o sonho de muita gente hoje em dia. Sempre há infinitas ideias promissoras guardadas na gaveta que permanecem por lá muitos e muitos anos. Dar o primeiro passo parece ser muito arriscado, gerando inúmeras desconfianças, como a incerteza de que dará certo e, principalmente, por onde começar, então decidimos dar algumas dicas sobe como começar seu negócio.

Começar seu negócio

Muitos estão sofrendo a pressão da crise financeira no país e isso só intensifica o descontentamento no trabalho, os questionamentos na própria rotina e o desejo de fazer diferente. Então, esta é a hora certa para parar de apenas almejar e esperar a oportunidade certa aparecer para agir em prol daquilo que você acredita.

Ter muita força de vontade, criatividade e dinheiro guardado são fatores essenciais, porém existe uma única peça chave capaz de abrir todas as portas para este novo começo: traçar um plano.

Então, vamos as dicas de como começar seu negócio que fizeram do investidor americano John Rampton, dono da Adogy, um dos maiores e mais bem sucedidos empresários do mundo.

Confira abaixo:

1) Qual o primeiro para começar seu negócio? Escrever suas ideias

Antes de começar a estudar o público-alvo e as necessidades do mercado atual é fundamental escrever suas ideias sem compromissos ou influências. Essa técnica encoraja todos os envolvidos a criar coisas novas e diferenciadas para, depois, discutirem uma a uma e, assim, enxergarem as oportunidades.

2) Conhecer a sua indústria

Depois de traçar o primeiro passo, chegando a uma ideia final, este será o momento crucial para definir quem será o cliente a ser conquistado. É também a hora de mapear a concorrência e ver qual será o investimento inicial. Recomenda-se também ler mais sobre o setor e buscar referências em livros, revistas e internet.

3) Fazer seu plano de negócio

Comece a escrever um documento que projetará todo o caminho da empresa em até cinco anos visando todos os resultados esperados. O documento dever ter:

  • Sumário: descrever o perfil da empresa e seus objetivos na sociedade.
  • Descrição: escrever um breve texto da empresa, ressaltando seus diferenciais no mercado.
  • Análise do mercado: realizar pesquisa sobre o setor, o mercado e a concorrência (se houver).
  • Organização: contar como será a estrutura do negócio, como quantos funcionários deverá ter, aonde será localizado, etc.
  • Serviço de produto: explicará o produto ou serviço que a empresa pretende vender e quais são os benefícios que o cliente deverá saber.
  • Marketing e venda: traçar estratégia de comunicação, preços e metas.
  • Investimento: detalhar o investimento inicial para todas as despesas, como salários, equipamentos, manutenção, aluguel, entre outros.
  • Projeção financeira: este será o tópico que você vai defender o porquê seu negócio será lucrativo, o porquê você acredita nele. Detalhe com números, dados de público e metas conforme a expectativa.

4) Manter tudo em ordem

Finalizar o documento do passo anterior pode tomar bastante tempo, de dias a semanas, dependendo da sua complexidade. Porém, é possível determinar a base do seu negócio em pouquíssimas horas. Não é como discutir o nome ou escolher os funcionários. É apenas definir aonde a empresa será sediada e quais serão as necessidades básicas para isso. É preciso saber se haverá licenças e a quantidade certa de equipamentos para isso. Por exemplo: quantos telefones haverão? será necessário quantos computadores? aonde ficará cada mobília?

5) Fazer tudo legalmente

Seu negócio só dará certo se você começar com o pé direito, dentro da lei, do que a legislação brasileira permite.  No Brasil, é possível começar como microempreendedor individual, empresa de pequeno porte, microempresa, empresa individual de responsabilidade limitada, etc. São inúmeras opções e cada uma possui uma característica especial. Por isso, consulte um contador e certifique-se qual sua empresa se encaixa. Este é um importante passo que exige muita atenção, pois a engrenagem só começará a rodar quando você tiver isso bem definido.

6) É possível recorrer ao capital de terceiros

A menos que os fundadores já tenham capital guardado, provavelmente será necessário ir em busca de recursos. Muitas pessoas recorrem a familiares e amigos com boas condições financeiras, a investidor-anjo, fundos de venture e empréstimos em bancos. Mas, nesta hora, é válido considerar novas opções, como microcrédito, empréstimo de programas estatais de baixo juros, crowdfunding e aportes de aceleradoras, etc. Sempre há uma alternativa em que você se sentirá mais seguro, portanto, se você não tem o capital ideal, não desanime, a maioria começou com a ajuda de terceiros, e não há problema nenhum de recorrer a estas opções.

7) Aprender a ganhar tração

Parece loucura pensar que você pode prospectar clientes antes do seu negócio funcionar, mas não é. É possível – e muito aconselhável – criar um buzz antes do lançamento, alcançando influenciadores da mídia e gerando conteúdo para que a empresa já tenha o mínimo de conhecimento antes do seu primeiro dia. Criar fanpage, mandar e-mails para potenciais clientes e ter um ótimo relacionamento são imprescindíveis nesta etapa.

Começar seu negócio

E agora, você está pronto para começar seu negócio ? Seguindo essas dicas suas chances de chegarem ao sucesso aumentam bastante.

Deixe uma resposta

Top