Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como a blockchain pode mudar o marketing digital?

Como a blockchain pode mudar o marketing digital?

Marketing Digital

A popularidade do Bitcoin tornou a tecnologia blockchain conhecida em todo o mundo. Embora muitos acreditem que ele sirva apenas para validar as transações de criptomoedas, o potencial da blockchain é enorme.  ela não oscilou. Essa tecnologia pode revolucionar várias indústrias, incluindo o marketing digital.

O marketing digital e o inbound marketing reúne as estratégias que são utilizadas para promover um produto ou serviço na web. Este setor experimentou um forte crescimento nos últimos 20 anos, graças a disposição de permanecer atento às últimas tendências.

O que é blockchain?

Ninguém sabe ao certo de onde surgiu essa tecnologia, apenas se sabe que seu primeiro uso foi em 2009, quando uma pessoa (ou grupo) conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto fez a primeira transação de Bitcoins que se tem notícia.

Resumidamente, a blockchain permite que as informações digitais (dados) sejam distribuídas, mas não copiadas. Isso é possível porque quando um dado é criado dentro da rede, ele número inteiro de 32 bits chamado nonce, por sua vez, o nonce gera um hash criptográfico de 256 bits.

Os dados no bloco são considerados assinados e vinculados para sempre. Mesmo que esses dados sejam passados adiante zilhões de vezes, sua criptografia nunca muda.

Fraldar ou alterar esses dados é extremamente difícil – pra não dizer impossível – já que para mudar qualquer coisa um hacker precisaria alterar o bloco que contém esse registro, bem como aqueles vinculados a ele, para evitar a detecção.

Além disso, os registros em uma blockchain são protegidos por criptografia. Os participantes da rede têm suas próprias chaves privadas atribuídas às transações que eles fazem e agem como uma assinatura digital pessoal.

Veja também:  Ideias empreendedoras para inspirar seu negócio

Se um registro for alterado, a assinatura se tornará inválida e as demais pessoas que participam da rede saberá imediatamente que algo aconteceu.

Mas o que isso tudo tem a ver com publicidade virtual? Tudo. Afinal de contas, quanto mais seguro forem os dados utilizados pelo marketing, mais chances de criar campanha que geram o resultado esperado para as marcas.

Marketing Digital

Blockchain pode proteger melhor a publicidade na web

Em 2018, um relatório do Forrester Research Institute revelou que 47% dos profissionais de marketing que participaram da pesquisa afirmaram que a prevenção de fraudes em publicidade era uma prioridade.

No momento, é muito difícil detectar se um clique gerado por um usuário é resultado de um humano ou robô. No entanto, a blockchain poderia muito bem colocar um fim a essa situação caótica.

Por manter um histórico detalhado de todas as atividades que ocorreram em sua rede, será fácil identificar spam e bots. Chega de perder tempo e investimento alcançando contas fakes em redes sociais, por exemplo.

As empresas que usam software baseado em blockchain poderão ver quem está visualizando seu anúncio. Se for um robô, as empresas podem detê-lo rapidamente e evitar perdas significativas.

Blockchain para proteger o gerenciamento de dados

O mesmo vale para o gerenciamento de dados nos mecanismos de busca. Em 2018, dois novos mecanismos de pesquisa baseados em blockchain surgiram: BitClave e Presearch. Seu objetivo, oferecer aos usuários da Internet mecanismos de busca de código aberto, seguros e, cima de tudo, mais independentes.

Graças à sua tecnologia, eles permitem que os usuários gerenciem seus dados pessoais sozinhos. Assim, eles poderiam optar por manter suas informações seguras na blockchain ou vender os mesmos para os anunciantes de sua escolha.

Veja também:  5 séries que um empreendedor precisa assistir

Com isso, as empresas poderão direcionar seus anúncios para um público-alvo extremamente refinado, que realmente tem interesse naquele tipo de serviço ou produto.

Na era do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), essas novas soluções não poderiam ser melhores, garantindo mais segurança tanto para usuários quanto para profissionais da publicidade e propaganda.

Conclusão:

A evolução da blockchain deve permitir que os profissionais de webmarketing repensem suas estratégias digitais e usem engenhosidade para aprender como agregar tudo que há de bom nessa tecnologia em seus planejamentos.

Gostou do nosso artigo? Se você achou interessante e quer ver mais conteúdo sobre tecnologia aqui no Blog GuiaJá, deixe seu comentário. Aproveite para assinar nossa Newsletter!

Deixe uma resposta

Top