Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Aprenda como montar um plano de negócios

Aprenda como montar um plano de negócios

Plano de negócios

Está cheio de dúvidas sobre o que é e como montar um plano de negócios para a sua empresa? Então continue aqui no Blog GuiaJá, que vamos explicar tudo que você precisa saber sobre este assunto.

Você já ouviu a expressão ‘começar com o pé direito’? Podemos começar dizendo que um plano de negócios é exatamente isso para o mundo empresarial. Este plano nada mais é do que um documento que tem por escrito todos os objetivos que você pretende alcançar com a sua empresa, e quais serão os caminhos para conseguir tais objetivos.

A principal função desse plano é diminuir os riscos que o empreendedor pode encontrar, e com isso garantir mais chances de o negócio prosperar. Através desse planejamento você pode identificar várias coisas:

Qual o investimento inicial,

Quais os riscos envolvidos,

Qual o público-alvo,

Como iniciar a campanha de marketing,

Por onde começar a resolver a burocracia envolvida na criação da empresa, entre muitas outras coisas.

Como montar um plano de negócios?

Passo 1: Para começar, é preciso fazer uma pausa e observar bem o mercado no qual você quer se inserir. Um plano de negócios bem estruturado sempre começa com a seguinte pergunta:

– Para quem você vai vender?

Montar uma empresa sem esse tipo de planejamento pode colocar em risco todo o seu investimento, por isso, tenha paciência e faça uma análise profunda: procure saber onde está seu cliente, se é pessoa física ou jurídica, em qual classe social se encaixa, quais são suas necessidades, como ele reage a produtos ou serviços semelhantes que já estão no mercado.

Veja também:  Quero montar um plano de negócios, por onde devo começar?

Todas essas questões serão necessárias para dar continuidade ao plano de negócios, por isso invista em questionários online, que é uma forma barata e simples de levantar essas informações. Uma dica é utilizar os Formulários Google.

Passo 2: Depois de traçar o perfil do seu consumidor, a segunda etapa do plano de negócios envolve traçar o seu perfil como empresa. Para isso, responda as seguintes questões:

Qual produto ou serviço vai oferecer?

Qual o custo para produção?

Qual o tipo de conhecimento ou tecnologia necessário para produzir?

Qual o tipo de material usado, onde conseguir a matéria-prima?

Para qual classe será voltado?

E quanto mais dados você agregar ao seu próprio questionário, mais segurança terá na hora de colocar a mão na massa.

Plano de negócios

Passo 3: Não se esqueça de abortar questões que envolvem o setor operacional e financeiro. Afinal de contas, são partes essenciais para dar o pontapé inicial na criação da sua empresa.

Como abrir a empresa?

Onde ela funcionará?

Quais as licenças e documentação necessária?

Qual será sua capacidade produtiva?

Precisará de funcionários?

Como legalizar o negócio?

Quais as estimativas do custo de funcionamento?

Qual será o capital inicial? De onde sairá o dinheiro?

Quando começar a dar lucro?

Todas essas questões devem ser respondidas detalhamento, pois quando mais minucioso for seu plano de negócios, mais fácil será identificar e corrigir falhas. Então, a principal dica é: nada de pressa! Empreendedores de sucesso levam de 3 meses a 1 ano para elaborar um plano de negócios ideal, que contemplem tudo que precisam saber antes de montar uma empresa.

Veja também:  Como funciona um funil de vendas e como isso pode me ajudar a vender mais ?

Será que eu consigo montar um plano de negócios sozinho?

Em um primeiro momento, pode parecer que é muita coisa para uma única pessoa resolver, mas com a ajuda do Blog GuiaJá, você vai sim conseguir montar seu plano de negócios. Confira outros dois artigos bem detalhados que temos sobre este tema:

Como Escrever O Plano De Negócios Da Sua Empresa 

7 Passos Para Montar O Plano De Negócios Perfeito 

E para facilitar ainda mais essa tarefa, confira também alguns vídeos que selecionamos sobre o tema:

Se você chegou até aqui, com certeza sabe o quanto é importante buscar conhecimento para se manter no mundo dos negócios. E para ficar bem informado, conte sempre com as dicas que o Blog GuiaJá traz para você! Aproveite para sugerir novos temas e deixar sua opinião sobre nossos artigos.

Top