Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Anunciar no TikTok: tudo o que você precisa saber

Anunciar no TikTok: tudo o que você precisa saber

Anunciar no tiktok

Uma nova febre entre milhares e milhares de pessoas no mundo inteiro é o app de mídia social TikTok. Com seu conteúdo fácil de consumir sendo assistido por milhões de pessoas todos os dias, é simples entender por que há um crescente interesse das marcas em anunciar na plataforma.

Com cerca de 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo, anunciar no TikTok é o sonho de um profissional de marketing. Se você está curioso sobre o marketing no app, mas não sabe por onde começar, o Blog GuiaJá traz para você muita informação.

Fizemos a pesquisa e reunimos este guia útil que fornecerá as ferramentas necessárias para entender os anúncios do TikTok, sua base de usuários e seus diversos recursos e peculiaridades.

Continue lendo para saber mais sobre o mundo estranho e maravilhoso desse aplicativo e descubra como sua empresa pode se tornar parte dele.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia social que permite aos usuários criar e visualizar vídeos curtos com músicas ou trilhas sonoras personalizadas. Se tornou uma verdadeira febre mundial, especialmente entre os jovens.

O aplicativo pertence a ByteMedia, que lançou pela primeira vez uma versão chinesa do aplicativo chamada Douyin em setembro de 2016. Um ano depois, o TikTok foi lançamento globalmente e, no seguinte (2018), a ByteMedia adquiriu outro fenômeno entre os jovens, o Muscial.ly. E assim, unindo todas essas criações, o TikTok começou a ganhar cada vez mais popularidade.

E não é apenas entre os jovens. Grandes empresas já enxergaram o potencial da ferramenta e já assinaram parceria com vários perfis de sucesso. Em setembro de 2019, a NFL assinou uma parceria de vários anos para compartilhar destaques de jogos e material dos bastidores com os usuários do TikTok.

Veja também:  Modelo de DRE para download

Personalidades e grandes marcas também se renderam ao app, como Will Smith, Jimmy Fallon, Amy Schumer, Cardi B, Offset, Awkwafina, Tony Hawk, Coca_cola, KitKat, The Washington Post e banda coreana, BTS.

A maioria dos usuários pertencem à Geração Z, sendo que 41% têm de 16 a 24 anos. O poder de compra dessa geração está aumentando e se o seu público-alvo está dentro dessa faixa, talvez seja o momento de começar a pensar em estratégias dentro desse canal.

Anunciar no tiktok

Como anunciar no TikTok?

Embora tenha pouco mais de 12 meses de vida, o marketing no TikTok não é para iniciantes. A plataforma é voltada para o público jovem, por isso, para alcançar bons resultados, é preciso pensar muito bem sobre como conversar com esse público.

Provavelmente, a maneira mais barata de anunciar no TikTok seja criando um perfil, produzindo conteúdo e construindo uma audiência. No entanto, você precisa criar vídeos que realmente atraiam as pessoas.

Os usuários não usam o aplicativo para assistir comerciais. Por isso, se você estiver pensando em montar um perfil de vídeos institucionais, formais e sem graça, esqueça.

Anúncios pagos

Com mais de 9,6 milhões de vídeos publicados por mês só no Brasil, o TikTok é uma plataforma em expansão e anunciar na plataforma é uma opção simples e direta para quem deseja conversar com seu público.

Os anúncios pagos podem ser veiculados das seguintes formas:

  • Anúncios precedentes: iniciam assim que os usuários abrem o aplicativo.

  • Anúncios no feed: vídeos que aparecem como usuários rolam a tela.

  • Hashtags promovidas: ações que incentivam o uso de uma hashtag personalizada.

  • Filtros personalizados: um filtro ou efeito de vídeo feito por uma marca e disponibilizado para que os usuários o utilizem em seus vídeos. Um detalhe é que há as informações específicas da marca nesses filtros.

Para anunciar é preciso criar uma conta e esperar o contato do próprio TikTok Ads.

Veja também:  O que é preciso para se tornar líder

Anunciar no tiktok

Influenciadores podem ser uma alternativa melhor

Apesar da possibilidade de criar anúncios seja atrativa, o app não é tão barato quando outras mídias. Por isso, ao invés de anunciar no TikTok pense em criar parcerias com influencers dentro da rede social.

Para pequenas empresas, esta pode ser a melhor solução. No entanto, para funcionar, é preciso que o influencer que você escolheu inclua o link da sua loja ou produto na descrição da biografia dele, pois assim no Instagram, não é possível colocar links clicáveis nas postagens.

Conclusão

O TikTok é um app de criatividade e por isso, o céu é o limite quando se trata de utilizar a plataforma em sua estratégia de marketing.

A base de usuários é jovem, adora memes, desafios musicais e está disposta a interagir com marcas que consigam captar tudo isso na construção de peças publicitárias. Mas anunciar no TikTok não é para todo mundo.

Se seu público não está entre os jovens, é melhor voltar seus esforços de marketing para redes socais mais tradicionais, como o Facebook e Instagram.

Gostou de saber um pouco mais sobre o TikTok? Já tem uma ideia se este app é alinhado com seu público-alvo? Não se esqueça de deixar seu comentário e aproveite também para sugerir novos temas!

Deixe uma resposta

Top