Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > 5 mitos sobre empreendedorismo

5 mitos sobre empreendedorismo

mitos sobre empreendedorismo

Está começando a empreender agora ou está planejando adentrar ao mundo dos negócios? Talvez você ainda não saiba, mas muitos mitos sobre empreendedorismo irão cair por terra após a leitura deste artigo.

Não, não queremos destruir seus sonhos, ao contrário, queremos te trazer para a realidade e aumentar assim suas chances de ser uma pessoa bem-sucedida no ramo do empreendedorismo. Afinal, alimentar falsas ideias poderá ser nocivo ao sucesso à frente de seu negócio próprio.

Conheça alguns dos principais mitos sobre o empreendedorismo que você deve abandonar agora mesmo!

Para começar um negócio é preciso ser jovem

Muitas pessoas até planejam montar um negócio próprio, porém, se julgam “velhas demais” para empreender. Será que empreendedorismo tem alguma relação com idade? De certa maneira, sim, mas não como você provavelmente acredite.

Um estudo feito nos Estados Unidos para uma publicação denominada “The Illusions of Entrepreneurship”, produzido por Scott Shane, concluiu que os negócios criados por pessoas com mais de 45 anos possuem média melhor que aqueles lançados por jovens antes dos 35 anos. O argumento é o de que além da experiência adquirida muitas vezes na vida profissional e empreendedora, além de uma rede de contato maior e consolidada, são fatores que se refletem na rotina da empresa. Ou seja, pensar que é preciso ser jovem para empreender é um mito.

Mitos sobre empreendedorismo

É preciso muito dinheiro para montar um negócio

Outra ideia muito disseminada de maneira errônea no mundo dos negócios é a de que é preciso de muito dinheiro para criar um negócio. Esta falsa crença é a responsável por muitos empreendedores em potencial perderem o “timing” de lançar um projeto, na espera de arrecadar o máximo de dinheiro possível antes de se lançar como empreendedor.

Veja também:  O que é e para que serve o DANFE?

Na verdade, a escassez de recursos pode te beneficiar, aguçando e incentivando sua criatividade e ligando aquele “botãozinho” muitas vezes adormecido de inovação, coisas que você talvez não se preocupasse caso tivesse dinheiro de sobra para injetar em seu negócio.

Não se torna empreendedor, se nasce empreendedor

É até romântico crer neste mito, mas na verdade, não há nenhum estudo ou artigo na literatura a respeito dos negócios que comprove de maneira concreta, a ideia de que um empreendedor nasce feito.

Características de sucesso no mundo dos negócios, como liderança, facilidade no trato com as pessoas e criatividade para lidar com fatores adversos são desenvolvidas e apreendidas no decorrer da vida, muito embora o fator intuitivo também seja importante para que a pessoa que empreende seja bem-sucedida.

Empreender é correr riscos constantemente e se jogar de cabeça

A ideia de que empreender é viver sempre em risco é muito difundida no cenário dos negócios. Pode até ser que você concorde com ela, mas na real, as coisas não são bem assim.

É claro que todo negócio irá oferecer riscos, porém, se você fizer um plano de negócios bem pautado, terá os pés mais “no chão”, o que irá efetivamente diminuir os riscos de o negócio dar errado. Atente-se sempre ao mercado e converse com os mais experientes e com autoridades dentro do setor que pretende empreender e pondere sempre as opiniões diversas (e também adversas) com bom senso.

Para ter sucesso é preciso de ideias geniais

Aquele paradigma da ideia genial e a garantia de sucesso caiu por terra faz tempo, porém, ainda é um pensamento que possui força no ramo dos negócios. Claro que uma boa ideia é importante e poderá inovar, mas temos os mais variados exemplos de sucesso no setor empreendedor que são até comuns, como atividades ligadas ao setor varejista, por exemplo.

Veja também:  Esclarecendo suas dúvidas sobre o SEBRAE

Você conhece alguns outros mitos sobre empreendedorismo? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências relativas ao assunto!

Fontes:

http://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Empreendedorismo-capitulo-2.pdf

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/seis-mitos-sobre-o-empreendedorismo

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/03/5-mitos-sobre-empreendedorismo-que-voce-deve-esquecer.html

http://aceleratech.com.br/blog/2014/05/27/10-mitos-sobre-empreendedorismo/

 

One thought on “5 mitos sobre empreendedorismo

Deixe uma resposta

Top