Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > As três etapas do crescimento empresarial

As três etapas do crescimento empresarial

Crescimento empresarial

Você conhece o tripé do crescimento empresarial? Se nunca ouviu falar dele, chegou a hora de ficar por dentro do assunto e garantir que sua empresa possa aproveitar ao máximo o que ele oferece.

Se trata da tríade conteúdo, comércio e comunidade, que quando bem alinhada, promove o crescimento dos negócios de forma firme, minimizando chance de erros e garantindo uma base fiel de clientes.

Os três pilares do crescimento empresarial

Conteúdo

O primeiro pilar do crescimento empresarial é o conteúdo, e este é um termo que aborda ações muito abrangentes.

Conteúdo pode ser um tweet, um vídeo, um tutorial, um artigo de blog, um e-mail marketing… Qualquer que seja a forma ou extensão, as necessidades de conteúdo atendem aos interesses e demandas do público a quem se destinam.

Embora existam dezenas de plataformas para a entrega de conteúdo, todos os formatos devem ter um encadeamento comum:  fornecer informações. Seja um artigo, um podcast ou um vídeo, o conteúdo deve ser atraente, divertido e/ou esclarecedor.

Criar a quantidade certa de conteúdo exige algumas experiências, por isso, não tenha medo de errar. No começo, você precisa ir testando quais são os formatos que atraem o seu público.

Talvez seja o envio de e-mails mensais, ou talvez sejam vídeos semanais, quem sabe pode ser um post (ou vários) nas redes sociais todos os dias. Depois de descobrir o que realmente funciona para alcançar seu público, tudo ficará mais fácil.

Crescimento empresarial

Comunidade

Para criar conteúdo relevante e que atinja em cheio o coração (e o bolso) do seu público-alvo, você precisa conhecê-lo. Saber em qual comunidade seu negócio está inserido é o segundo pilar de sustentação na busca por crescimento empresarial.

Veja também:  Quedas nas vendas: 7 dicas para driblar a crise

Mas uma coisa é saber quem é seu público-alvo. Outra coisa é entender seus interesses e comportamentos. É aí que a pesquisa e o trabalho duro entram em cena. Onde seu público se encontra (Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, jogos etc)? Quais formatos de conteúdo eles preferem?

Quem realmente são essas pessoas? O que elas adotam como valores de vida, comportamento e, principalmente, consumo? Tudo isso é relevante para encontrar a comunidade na qual seu negócio vai prosperar.

E para criar conteúdo atrativo, é preciso imergir completamente nos anseios desse público e descobrir qual é o tipo de linguagem e conteúdo que melhor conversar com ele e valoriza a sua marca.

Comércio

Este é o terceiro pilar e talvez o mais difícil e instável de todos, porque, afinal de contas, todos podem querer ser informados e entretidos com conteúdo digital de qualidade; mas nem todo mundo quer que esse conteúdo seja transformado em argumento de vendas.

Se você não construiu uma base de confiança, pode haver resistência quando você começa a tentar vender seu produto ou serviço. A chave para evitar esse problema é fazer com que as ofertas de compra fluam naturalmente dentro do conteúdo.

Crescimento empresarial

Crescimento contínuo: como conseguir essa proeza?

Muitas empresas surfam em ondas de crescimento rápido e, em seguida, sofrem um declínio na receita. Mas por que isso ocorre? Bem, elas podem ter atingido um ponto de saturação de vendas ou simplesmente podem ter parado de inovar.

Para continuar crescendo e crescendo, nunca pode haver um dia em que não se pense em como abordar de forma diferente uma mesma ideia, e os três pilares do crescimento empresarial são essenciais para manter esse tipo de abordagem.

Veja também:  14 hábitos de sucesso para você incorporar na rotina

Se você já tem uma empresa ou está prestes a entrar no mundo do empreendedorismo, faça dessas dicas do Blog GuiaJá seu guia no mundo dos negócios. Continue seguindo nosso blog para ter acesso a mais conteúdo exclusivo. E, aproveitando que você chegou até aqui, deixe sua crítica ou sugestão!

Deixe uma resposta

Top