Você está aqui
Home > Empreendedorismo > O que realmente significa ser empreendedor?

O que realmente significa ser empreendedor?

Ser empreendedor

Muito tem se falado nos últimos anos sobre a importância do empreendedorismo para o futuro das empresas. Mas, afinal de contas, o que esse termo realmente significa? Essencialmente, um empreendedor é uma pessoa que começa um novo empreendimento. Só que a gente sabe que embora seja um grande passo, abrir uma empresa não transforma ninguém em empreendedor.

Empreendedores são pessoas que têm algumas habilidades especiais, como um talento intuitivo para enxergar onde estão as oportunidades, e também transformar tais oportunidades em negócios lucrativos. Também está presente no perfil do empreendedor a capacidade de encarar riscos.

As 17 habilidades que um empreendedor de sucesso precisa ter

De acordo com Steve Tobak, que atua como consultor de gestão e é autor do livro Real Leaders Don’t Follow: Being Extraordinary in the Age of the Entrepreneur (Líderes de verdade não seguem: sendo extraordinário na era do Empreendedorismo, em tradução livre), as palavras-chave do empreendedorismo são negócios e riscos. “Se não há negócios reais ou riscos, você não é um empreendedor”, ele costuma dizer.

Outros autores listaram uma série de habilidades inerentes ao empreendedorismo e o blog GuiaJá preparou uma lista com as 17 habilidades para ser um empreendedor de sucesso. Confira!

  1. Habilidade de administrar o dinheiro

Você sabe onde o seu dinheiro vai parar? Consegue viver com menos do que ganha ou fecha sempre no vermelho? Para gerenciar um orçamento comercial é preciso ter capacidade de administrar bem o dinheiro.

  1. Habilidade de conseguir dinheiro

Uma startup precisa de investimento, e como empreendedor, você precisa ter capacidade de conseguir esse dinheiro, seja através de financiamento coletivo, investidores ou até mesmo empréstimos.

  1. Não fazer ‘mimimi’ por qualquer coisa

Você fica frustrado, chateado, com raiva, irritado com qualquer coisa que acontece? Se a resposta for sim, será uma grande luta conseguir se dar bem nos negócios. Aprenda a canalizar seus sentimentos e dar importância apenas a problemas reais.

Veja também:  5 séries que um empreendedor precisa assistir

Ser empreendedor

  1. Conseguir administrar bem seu tempo

Um empreendedor de sucesso descobre exatamente como são capazes de gerenciar bem seu tempo, sabem como montar sua agenda e principalmente, planejam tudo com semanas de antecedência.

  1. A capacidade de fazer bons amigos

De acordo com o empresário Jim Rohn, “você é a média das cinco pessoas com quem gastou mais tempo”. Então, quem você quer ser? Tenha laços com pessoas que ajudem a impulsionar seu sucesso. Abra espaço para amizades que tragam novas visões de mundo e ampliem sua visão das coisas.

  1. Identificar pontos fortes e fracos

Como empreendedor você precisar saber identificar onde estão os pontos fortes e fracos. Essa habilidade é essencial para todas as tomadas de decisões dentro do seu negócio.

  1. Saber montar sua equipe

Outra característica fundamental é conseguir montar uma equipe forte. Contratar as pessoas certas é uma tarefa difícil, mas é preciso desenvolver essa capacidade para conseguir uma empresa competitiva.

  1. Habilidade de avaliar e encarar riscos

Como já dissemos anteriormente, avaliar o mercado e identificar os riscos são essenciais para que você consiga dar passos em direção ao sucesso do seu negócio.

  1. A capacidade de administrar problemas internos

Lidar com pessoas é sempre um desafio e um empreendedor de sucesso se dedica ao máximo para gerenciar bem sua equipe, mediando e lidando adequadamente com as mais variadas situações que ocorrem dentro de um negócio.

  1. Habilidade com marketing off e online

Você não precisa ser um expert no assunto, mas precisa saber um pouco sobre estratégias de marketing que dão certo, para assim evitar desperdício de verbas em campanhas publicitárias que prometem muito e retornam pouco. Busque sempre informações sobre marketing digital, propaganda e é claro SEO.

  1. A habilidade de ter sempre um Plano B

E se alguma coisa der errado? Conte sempre com isso e tenha um Plano B para tudo que envolve o seu negócio. Não deixe nenhum problema pegá-lo de surpresa.

  1. Saber usar as redes sociais

Não dá mais para negar a importância das redes sociais para os negócios. Saiba como usar essas ferramentas para alavancar suas vendas, criar empatia com sua marca e levar sua empresa mais longe.

  1. Habilidade de colocar o cliente em primeiro lugar

Vamos ser bem diretos aqui: sem clientes, você não tem negócios. Tenha certeza de que eu empreendimento está realmente focado nas necessidades do seu público-alvo.

Veja também:  5 passos para alinhar marketing e vendas

Ser empreendedor

  1. Habilidade com vendas

Um bom vendedor nem sempre é um empreendedor. Mas um bom empreendedor precisa ser um bom vendedor. Se você tem dificuldade em fechar vendas, considere fazer um curso e aprimore sua habilidade em vendas.

  1. Bom faro para tendências

Graças a conectividade, o mundo gira cada vez mais rápido e você precisa ter um bom faro para se manter atualizado sobre as novidades no seu ramo de negócios.

  1. A capacidade de lidar com o fracasso.

Um empreendimento é sempre uma aposta e toda empresa está sujeita a altos e baixos. A única coisa que sabemos sobre o sucesso é que os empreendedores que estão no topo da lista não desistiram após um (ou vários) fracassos.

  1. Habilidade de querer melhorar a vida de alguém

Um empreendedor quer sempre promover uma mudança positiva para alguém. Não importa se é com tecnologia, estética, cuidados especiais, produtos para animais ou com qualquer outra coisa.  No final, a melhor e mais duradoura motivação é fazer uma mudança positiva no mundo. Quando você concentra seu negócio e seu sucesso nessa prioridade, você se encontrará pronto para enfrentar qualquer tempestade para atingir o objetivo.

Não deixe essa lista intimidar ou desencorajar você. Todas as habilidades para ser um empreendedor podem ser aprendidas. Busque sempre enriquecer seu conhecimento pois o seu sucesso depende unicamente de você! Não se esqueça de deixar seu comentário e sugerir novos temas para o nosso blog!

3 thoughts on “O que realmente significa ser empreendedor?

Deixe uma resposta

Top