Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > A explicação definitiva para entender a diferença entre eficiência e eficácia

A explicação definitiva para entender a diferença entre eficiência e eficácia

Eficiência e eficácia

Nas empresas, grupos de trabalho, escolas e qualquer tipo de organização onde tarefas precisam ser realizadas por um grupo de pessoas é comum que as palavras eficiência e eficácia sejam utilizados como se uma fosse sinônimo da outra. Mas no mundo dos negócios é preciso saber que apesar de parecidos, esses termos possuem diferenças entre si.

Porém, quais são essas diferenças? Confira aqui no Blog GuiaJá o que essas palavras significam e garanta que você está utilizando da forma correta para conseguir acertar em cheio o sucesso do seu negócio!

O que significa eficiência?

De uma forma bem direta e simples, eficiência é a relação que existe entre a produção e a quantidade de recursos utilizadas no processo. Uma empresa eficiente é aquela que consegue otimizar seus recursos para garantir sempre os melhores resultados.

Para ter uma empresa eficiente, o empresário deve se concentrar em encontrar funcionários eficiente, que saibam utilizar os recursos como a matéria-prima, equipamentos e o tempo de forma a garantir que a produção seja alcançada sem desperdício.

Eficácia, o que é isso?

Por sua vez, a eficácia refere-se à capacidade de uma empresa conseguir alcançar os objetivos estabelecidos. De forma bastante direta, a eficácia ocorre quando uma empresa define um objetivo e consegue alcança-lo. Este mesmo termo também pode ser direcionado a equipe que atua na empresa e aos trabalhadores de maneira individual.

Um trabalhador eficaz é aquele que cumpre os prazos e as diretrizes estabelecidas, e assim garante que o objetivo da empresa seja alcançado.

Eficiência e eficácia: termos diferentes que se completam

Como você já pode perceber, a diferença entre eficácia e eficiência existe e torna os dois termos muito diferentes, mas apesar de toda essa diferença os dois termos se completam.

Veja também:  Delegar tarefas: fundamental para a gestão bem-sucedida de projetos

Embora a existência de eficiência não implica que exista eficácia, nem vice-versa, o ideal é que todo empreendedor garanta que ambas estejam presentes dentro de seus empreendimentos, pois só assim o desempenho e o crescimento da empresa serão como o esperado.

Eficiência e eficácia

Maneiras de garantir eficiência e eficácia no seu negócio

Confira algumas dicas que ajudarão você a entender melhor o significado dessas palavras e assim conseguir garantir que sua empresa seja cada vez mais eficiente e eficaz!

– O eficiente faz as coisas corretamente.; o efetivo faz as coisas certas. O ideal para garantir sucesso é conseguir fazer as coisas certas de corretamente.

– A métrica é uma parte muito chata de qualquer negócio, mas é indispensável para alcançar eficácia e eficiência. Sem ela fica mais difícil atingir os objetivos do seu negócio, e mesmo que você os alcance, não vai conseguir saber como conseguiu. Meça cada etapa de cada processo, isso é essencial para o seu sucesso.

– Não se perca em utopias ou sonhos impossíveis. Almeje sempre o melhor, mas trace um plano objetivo para alcançar os resultados.

– Querer tudo para ontem não é sinal de eficácia e eficiência. É sinal de falta de planejamento. Faça reuniões e planeje tudo que envolve seu negócio.

– Seja preciso naquilo que você deseja. Passe as informações sobre o que e como quer que o trabalho seja feito.

– Assuma riscos, mas antes disso avalie com cuidado cada situação. Não assuma riscos imprudentes ou desproporcionais.

– Não pare no tempo: mantenha-se atualizado com o que existe de novo no mercado. Se você não fizer isso, outros farão.

– Para conseguir eficiência e eficácia lembre-se que sua equipe faz parte do seu time. Valorize quem está com você.

– Nunca fique satisfeito, busque sempre melhorar a cada dia.

– Não perca tempo com os mesmos erros. Um empresário eficiente e eficaz sabe a hora de abandonar um projeto e partir para o próximo desafio.

– Aprenda com seus erros, ou com os erros da sua equipe. Nada pode ser motivo para desistir. Tudo deve servir de inspiração para seguir em frente.

– Eficiência e eficácia também se relacionam com pesquisa de mercado. Fique atento a quem são e o que querem os seus consumidores.

– Saiba quando é melhor tirar o pé do acelerador. Às vezes, é melhor engatar a primeira marcha, ir devagar e resolver situações e saber qual a hora adequada de fazer isso é sinal de eficácia e eficiência.

– Saber identificar quando é hora de ir com tudo também faz parte da vida de um empresário.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, e é por isso que o Blog GuiaJá traz sempre muita informação para você, empreendedor. Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

Top