Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Equilíbrio entre vida profissional e pessoal trabalhando em casa

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal trabalhando em casa

Vida profissional e pessoal

Nunca mais enfrentar o trânsito, poder ficar com o seu pijama e ainda trabalhar do seu próprio sofá. Esta são algumas das vantagens de trabalhar em casa. Mas acredite, para conseguir render bem e usufruir de todos os benefícios do trabalho remoto, é preciso aprender a ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A maior vantagem de trabalhar em casa é a flexibilidade, mas manter a disciplina pode se tornar uma tarefa difícil. Outra dificuldade constante é saber quando se desligar, se desconectar do trabalho.

Abaixo você confere algumas maneiras simples de criar um equilíbrio positivo entre vida profissional e pessoal, dicas especiais selecionadas pelo Blog GuiaJá.

Home office: como equilibrar vida profissional e pessoal

Crie um espaço de trabalho

Pode parecer tentador trabalhar no sofá, no seu quarto, na cozinha ou em qualquer outro lugar dentro de sua casa. Mas quando você começa a fazer tarefas de qualquer lugar da casa, é mais difícil estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal.

Se você puder escolher ter um cômodo para montar seu escritório, será mais fácil se desligar do ambiente familiar e se conectar ao profissional e vice-versa.

Se você não puder separar um ambiente específico, como um quarto inteiro ou uma sala, tente ao menos criar um cantinho na sua casa que você use apenas para o propósito de trabalhar e concluir tarefas de trabalho.

Uma boa mesa de trabalho, uma cadeira confortável, algumas frases inspiradoras já pode ser o suficiente para ambientar você no trabalho e não impregnar a casa toda de tarefas a serem resolvidas.

Veja também:  7 adolescentes empreendedores para inspirar você

Criar este espaço não significa que você nunca pode trabalhar no sofá, no quintal ou na mesa da cozinha. É claro que pode, afinal, a vantagem de ficar em casa é justamente esta: ter liberdade para escolher onde e quando trabalhar.

Mas ter um ambiente fixo ajuda a manter o foco e a se conectar de forma mais completa a atividade que está desempenhando.

Vida profissional e pessoal

Definir um cronograma de trabalho

Você rende melhor nas primeiras horas da manhã ou ao cair da tarde? Trabalha melhor durante a noite ou logo após o almoço? Saber responder essas perguntas são essenciais para criar seu cronograma de trabalho.

Um dos problemas encontrados por muitos empreendedores e profissionais que trabalham em casa é conseguir definir a melhor hora para executar suas tarefas. Muitos acabam repercutindo no home office a rotina do escritório, trabalhando das 8h às 18h, com um intervalo para o almoço.

Se isso funciona para você, ótimo. Mas se não funciona, tende criar sua própria rotina montando uma agenda que vai permitir a você escolher as melhores horas para se dedicar a cada atividade.

Uma dica para evitar o estresse é tentar deixar sempre o trabalho adiantado, assim você não precisa trabalhar horas a mais em um dia para compensar tempo perdido em outro.

Vida profissional e pessoal

Comprometa-se com o seu tempo livre

A pior coisa que você pode fazer quando trabalha em casa é trabalhar nas horas em que deveria tirar uma folga. Se você realmente sente que sua empresa vai desmoronar sem você, isso significa que não há pessoas suficientes na equipe.

Você não deve sentir que o mundo está perto do fim porque você não está lá ou fazendo suas tarefas regulares. Com o computador tão próximo, pode ser tentador verificar e-mails, responder a mensagens ou revisar tarefas futuras, mesmo quando estiver tentando relaxar.

Veja também:  O que é e como usar Business Intelligence?

Você merece relaxar e aproveitar a vida sem se preocupar com o andamento dos negócios. E se você faz isso, pode comprometer sua vida pessoal e a profissional também. Faça pausas, relaxe coma família, saia com os amigos. Dedique um tempo a fazer outras coisas – inclusive nada.

Trabalhar em casa pode ser recompensador, mas é preciso aprender a manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Em alguns dias, você terá que trabalhar muito mais, isso é um fato, mas não deixe o excesso de trabalho se tornar uma rotina. Também haverá dias mais leves, com muita margem para enrolação. Tão pouco esta pode ser sua realidade.

Compartilhe conosco o que você faz para manter a vida profissional e pessoal em harmonia, aproveite para assinar nossa Newsletter e receber mais dicas e muito conteúdo sobre empreendedorismo!

Deixe uma resposta

Top