Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como as mudanças climáticas afetam o desempenho no trabalho

Como as mudanças climáticas afetam o desempenho no trabalho

Mudanças Climáticas

De manhã, camadas e mais camadas de blusas. A tarde, você já não sabe mais o que fazer com tantas roupas que vestiu. De repente, tudo muda e começa um temporal e, quando você menos percebe, já está frio de novo!

Se você se identificou com a situação descrita acima, e vivencia elas no trabalho, algumas outras sensações podem estar muito presentes na sua vida: cansaço, preguiça e falta de interesse. Mas você sabia que tudo isso pode estar relacionado com as mudanças climáticas?

Mudanças climáticas podem afetar meu desempenho no trabalho?

A resposta para essa pergunta é um alto e claro sim! E você pode comprovar isso fazendo uma pergunta simples a si mesmo e a seus amigos: “você trabalha melhor do frio ou no calor?”.

Como cada pessoa sente o mundo ao seu redor de uma forma, alguns colegas vão dizer que preferem o inverno, mas sem dúvidas, uma maioria vai dizer que prefere temperaturas mais elevadas quando se trata de sair de casa para trabalhar.

No inverno, por exemplo, pessoas que sofrem com dores e doenças crônicas tem uma piora nesses quadros, além disso, esta época do ano é acompanha de doenças típicas, como gripes, resfriados e viroses.  Somamos tudo isso ao fato de que é preciso continuar com a rotina, muitos acabam indo para o trabalho doentes e assim rendem menos dentro de suas respectivas funções.

Mas nem tudo são flores se as temperaturas se elevam. Quando os termômetros começam a marcar mais de 30º, muita gente começa a passar mal por uma questão simples: se esquecem de tomar água.

Em um país tropical, onde as temperaturas chegam facilmente aos 35º, 40º e as vezes mais, também há quem sofra com os males do verão. Altas temperaturas podem alterar a frequência cardíaca, variações na pressão arterial, gerando tonturas, náuseas e até desmaios. E tudo isso também interfere no trabalho.

Tá frio! Tá calor! Tá frio!

Uma coisa que todos concordamos é que a instabilidade do clima também incomoda muito, seja no trabalho, seja em casa.E isso é muito simples de explicar. Além da sensação térmica – frio e calor – que vem de uma hora para outra, as mudanças repentinas no clima também causam irritação.

Sempre que você precisa retirar as 4 blusas que colocou de manhã porque ficou quente, ou colocá-las de volta porque esfriou; ou quando você está no meio da volta para casa e começa a chover; ou quando você sai de guarda-chuvas porque está garoando e de repente sai o maior sol e você precisa ficar carregando o guarda-chuvas. Tudo isso é muito irritante.

Como evitar que o clima afete meu trabalho

Existem formas de conseguir minimar as ações que as mudanças climáticas causam no nosso corpo, e elas são muito simples. Com uma dieta equilibrada a cada estação e exercícios físicos, você consegue passar pelos períodos de frio e calor com mais tranquilidade.

Lembre-se sempre de ingerir muito liquido e invista em comidas leves e frutas no verão, já no inverno dê mais espaços para carnes e comidas encorpadas. Além disso, descubra uma atividade física que você tenha prazer em fazer. Pode ser andar de bike, aulas de zumba, ou caminhar na sua rua.

Já com relação as mudanças repentinas, quanto a essas, não há muito que se possa fazer, afinal, elas nos pegam de surpresa. Mas a dica é tentar transformar esses pequenos desconfortos irritantes em piadas.

Ao invés de ficar emburrado segurando um guarda-chuva em uma tarde ensolarada, coloque um sorriso no rosto, abra o guarda-chuva e se proteja dos raios UV! Ria das situações, transforme-as em aliadas e assim elas interferirão menos no seu humor e na sua produtividade!

Deixe uma resposta

Top