Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Tecnologias de marketing para a próxima década

Tecnologias de marketing para a próxima década

Tecnologias de marketing

Quando a internet começou a ser adotada comercialmente, poucos previram o tamanho das mudanças que o universo digital proporcionaria à propaganda. Tecnologias de marketing transformaram não apenas o meio de se comunicar, mas também a forma.

Sites e mecanismos de pesquisa, aplicativos, redes sociais, vídeos… Tudo isso revolucionou toda a indústria, garantindo um papel mais ativo no consumidor no poder de escolha e o surgimento de novos mercados. 

Agora, não é mais o bastante criar um roteiro, montar um vídeo/áudio ou arte e distribuir pelos meios de comunicação. O marketing digital é amparado por informações abrangentes sobre dados demográficos, preferências e interesses dos consumidores.

Mas será que ainda há espaço para mais mudanças? É claro que sim. As tecnologias de marketing não param de surgir, afinal, com cada vez mais pessoas na internet, mais e mais é preciso descobrir meios de lutar e conquistar esses consumidores.

Quais as tecnologias de marketing no futuro

Big Data, IA e computação quântica 

Por que esses três assuntos estão juntos? O desenvolvimento deles é fortemente interdependente, mas combinados, eles sustentarão a maioria dos principais avanços tecnológicos.

A sinergia da Inteligência Artificial (IA) e do big data já está profundamente enraizada nas principais atividades de marketing digital. Empresas de todos os tamanhos, baseiam suas estratégias nessas duas tecnologias.

A IA prospera em montanhas de informações para alimentar seus mecanismos de aprendizado contínuo e, com a alta velocidade de processamento dos computadores quânticos, poderá explorar fontes cada vez maiores de big data, aumentando sua capacidade de fornecer insights exclusivos, automatizando várias tarefas e até assumindo vários aspectos de tomada de decisão.

Empresas como IBM, D-Wave e Microsoft estão investindo pesado em computação quântica. O Google já modelou redes neurais quânticas em uma corrida para construir o primeiro computador quântico estável e comercialmente viável, uma força de natureza artificial que permitiria a concepção de um número infinito de aplicativos em potencial baseados em IA, alguns que nem imaginamos ainda. 

É seguro assumir que as primeiras aplicações comerciais a emergir da pesquisa atual servirão às funções principais das empresas na vanguarda de seu desenvolvimento. Como resultado, todos os pilares do marketing online – SEO, publicidade digital, comparação de preços etc. – estarão sujeitos a grandes mudanças, à medida que se tornarem mais eficientes e autônomos. 

Isso também significa que muitos empregos se tornarão obsoletos. Vários serviços personalizados fornecidos pelas agências, especialmente no campo da análise de dados, inevitavelmente se tornarão comoditizados por meio das respectivas ferramentas de IA.

As novas tecnologias de marketing abrirá um baú de oportunidades sem precedentes para profissionais da área, que precisarão acompanhar essas mudanças para manter seus clientes.

Tecnologias de marketing

Internet das Coisas

A conectividade não se resume mais a smartphones, tablets e computadores. Televisores, refrigeradores, banheiras e casas inteiras estão seguindo para a direção da Internet das Coisas.

Por enquanto, ter aparelhos assim ainda é um luxo, mas em poucos anos, esse segmento sofrerá a mesma ampliação que os celulares: antes, itens de luxo, só quem era muito rico poderia ter > hoje, é essencial, e mesmo as pessoas que pertencem a classes baixas conseguem comprar um aparelho.

Estima-se que 41,6 bilhões de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) gerarão 79,4 zettabytes de dados até 2025; uma quantidade verdadeiramente astronômica, repleta de potencial.

A tecnologia Beacon, 5G, sensores sofisticados, carros autônomos, wearables inteligentes e residências inteligentes apenas marcam o início de um mundo em que quase qualquer coisa movida a eletricidade pode ser conectada entre si e com a web, abrindo oportunidades para profissionais de marketing.

Assistentes virtuais e de voz

Assistentes como Alexa, Siri ou Google Assistant estão se transformando lentamente em uma interface de usuário onipresente e perfeita que mudará a maneira como encontramos informações, consumimos mídia e compramos coisas.

Com 61 milhões de pessoas possuindo um assistente digital somente nos EUA e já 20% de todas as pesquisas móveis sendo conduzidas oralmente, o valor de incluir a pesquisa por voz em futuras estratégias de marketing é claro. 

Acrescente a isso movimentos como os planos do Google de integrar dados de consulta por voz ao Search Console e implantar o Google Actions, software que permite ao Google Assistant interagir com o conteúdo de um site , e a consideração de assistentes virtuais não será mais aconselhável, mas se tornará uma obrigação .

As empresas já estão colhendo os frutos da otimização adequada da pesquisa por voz  e obtêm melhorias significativas em suas taxas de cliques e conversões, atribuíveis a maior relevância e menor concorrência nas páginas sem ferramenta de voz. 

Tecnologias de marketing

Realidade aumentada (RA)

Vários nichos de comércio eletrônico podem ter um aumento significativo nas vendas apostando em métodos que garantam que seus consumidores visualizem de forma mais vívida os produtos.

Um exemplo é o aplicativo Place da IKEA, desenvolvido com o ARKit da Apple, permite que milhares de móveis sejam virtualmente visualizados em qualquer lugar da sala, levando a um aumento de 11 vezes na probabilidade de compra . 

É bem possível que, para alguns setores, oferecer visualizações para “experimentar” a pré-venda de produtos agregue valor, aumentando a expectativa do consumidor.

Da mesma forma, a RA deve desempenhar um papel enorme na melhoria da experiência de compra física das lojas de varejo. Vitrines de lojas mais atraentes, como a passarela virtual da Zara que substituiu manequins em uma de suas lojas, permitem que as marcas estabeleçam conexões emocionais mais fortes por meio da interação. 

O Walmart dos EUA aprimorou seu aplicativo móvel com um scanner de realidade aumentada, permitindo uma experiência diferenciada a seus consumidores.

Esperamos que você já comece a se preparar para o futuro das tecnologias de marketing. Seja lá o que for que nos aguarda, assine a Newsletter do BlogGuiaJá e fique por dentro de tudo!

 

Deixe uma resposta

Top