Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Por onde começar o planejamento estratégico da empresa?

Por onde começar o planejamento estratégico da empresa?

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma forma segura de avançar com seus planos de fortalecimento de marca e crescimento empresarial. Mas, embora seja uma excelente forma de traçar os próximos passos da sua empresa, muitos empreendedores não sabem muito bem por onde começar a criá-lo.
Para garantir que você tenha um bom planejamento estratégico, conte com a ajuda do Blog GuiaJá.

Planejamento estratégico, como começar?

A primeira coisa a ser feita é traçar os objetivos de longo, médio e curto prazo. Focar apenas no agora é bom para resolver problemas atuais, mas não é bom para o futuro da empresa; do mesmo modo, pensar apenas no futuro, pode tirar seu foco daquilo que precisa ser feito no presente.
Os objetivos bem traçados, de forma abrangente são essenciais para o planejamento estratégico, pois ajudam você a pensar em todas as fases, etapas, processos, acertos, erros e dificuldades da sua empresa.
Quanto mais detalhados forem seus objetivos, mais fáceis eles serão alcançados. E não se esqueça que, cada objetivo precisa estar conectado com os demais processos dentro da empresa. Além disso, mantenha sempre os pés no chão e trace metas realistas para o seu negócio.

Planejamento Estratégico e o fortalecimento da sua equipe

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para unir sua equipe e motivá-la a trabalhar em conjunto. Mas para que os resultados apareçam, além de existir objetivos bem traçados é preciso que seus funcionários e colaboradores conheçam esses objetivos e participem do processo de planejamento.
Quando os trabalhadores tem conhecimento sobre o que a empresa espera e deseja realizar, tanto a curto quanto a longo prazo, é mais fácil alcançar os resultados esperados, pois, de forma natural, haverá o envolvimento de todos para atingir as metas estipuladas.
Além disso, ficará mais fácil para gerenciar esses funcionários, já que todos estarão compartilhando um propósito, todos estarão no mesmo barco, rumo ao sucesso da empresa.

Veja também:  Conheça 18 famosos empreendedores

Planejamento estratégico

Como montar um projeto de planejamento estratégico

Para conseguir um bom planejamento estratégico, você precisa contar com o máximo de informação possível sobre o seu negócio. Seus funcionários são imprescindíveis nessa ação, já que todos eles podem falar sobre aspectos da sua empresa, que talvez você desconheça.
Para montar o seu plano de estratégias, não se esqueça que ele deve conter as seguintes informações:

Missão, visão e valores da sua empresa
Público-alvo
Mercado de negócios em potencial
Ameaças
Oportunidades
Prioridades atuais e futuras
Pontos fortes e fracos da empresa
O que diferencia sua empresa de seus concorrentes
Qual a necessidade que sua empresa supri para o seu cliente potencial

Além disso, um bom planejamento estratégico também precisa organizar projetos, políticas e planos para implementar estratégias de marketing, de economia e de crescimento. Também é preciso dedicar tempo para estabelecer estruturas organizacionais de apoio, processos de decisão, sistemas de informação e controle, e sistemas de contratação e treinamento de funcionários.
Monitorar o desempenho de toda equipe também deve fazer parte desse plano, já que é através do monitoramento que você saberá se seu planejamento estratégico está surtindo os efeitos esperados, o que precisa melhorar e como realizar essas alterações.

Ferramentas para ajudar na criação do plano de estratégias de negócio

Na internet você encontra várias opções de softwares para implementar o planejamento estratégico no seu negócio. Uma dessas ferramentas é a Matriz de Ansoff, criada para identificar oportunidades de crescimento de negócio. Você pode fazer o download de uma Planilha de Matriz Ansoff para ajudar no planejamento estratégico da sua empresa.
Outra dica é saber mais sobre o aplicativo Scopi  que oferece uma série de ferramentas para gerenciar e planejar as ações do seu negócio.

Veja também:  Liderança Situacional: modelo de gestão oferece benefícios para a empresa

Palestras sobre planejamento estratégico

Como conhecimento nunca é demais, o Blog GuiaJá aconselha que você assista a essas duas importantes palestras sobre o tema. Uma delas com Antônio Napole, da Kaiser Associates e outra com o professor Leandro Karnal.

Gostou das dicas que o Blog GuiaJá trouxe sobre planejamento estratégico? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de continuar acessando nosso blog!

One thought on “Por onde começar o planejamento estratégico da empresa?

Deixe uma resposta

Top