Você está aqui
Home > Dicas de sucesso > Como usar a comunicação interna para gerir melhor sua equipe?

Como usar a comunicação interna para gerir melhor sua equipe?

Comunicação interna

Ficamos tão focados em como alcançar nosso público alvo que as vezes nos esquecemos de como é importante manter uma boa comunicação dentro com a nossa própria equipe.

Apesar de ser um problema sério, capaz de causar diversos prejuízos, a falta de comunicação é mais comum do que você imagina, e pode ser facilmente resolvida com algumas dicas simples e eficazes!

Como implantar a comunicação interna?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que funcionários conversando é algo saudável para a empresa. Quando seus colaboradores falam entre si, eles conseguem gerir melhor as crises e encontrar novas soluções para o crescimento do negócio.

Para isso você precisa investir em mecanismos de comunicação interna. Mas fique tranquilo, investir aqui não é sinônimo de gastar dinheiro! Hoje em dia existem centenas de formas de criar uma rede de comunicação interna gastando pouco, ou nada.

Para implantar este sistema você utilizar ferramentas como Skype, Whatsapp, Zello, Kik, entre outros aplicativos que fazem a diferença quando se pensa em implantar um sistema de comunicação. Se sua empresa for muito grande ou se os funcionários não tiverem acesso online o tempo inteiro, você também pode implantar rádios comunicadores.

Você também pode utilizar murais de recado, jornalzinhos, grupos fechados em redes sociais, documentos compartilhados no Drive, rede interna de computadores, entre outros. E o melhor é que você também pode mesclar todas essas opções, escolhendo as que mais se adéquam ao seu negócio.

Apresentar o sistema e fazer com que seus funcionários utilizem a comunicação interna

Depois de escolher o sistema, você precisa apresentá-lo a seus funcionários. Nesse momento é preciso ter paciência, pois nem todos vão se adaptar rapidamente ao sistema escolhido.

Lembre-se de deixar claro que é importante que todos se comuniquem.

Além disso, também é preciso esclarecer que conversar não é comunicar. Falar sobre assuntos aleatórios com os colegas é saudável e necessário, mas a comunicação interna deve ser considerada uma ferramenta e deve ser levada a sério.

Outra coisa que deve ficar clara é que todos precisam usar a nova forma de comunicação. Mas isso não precisa ser feito de forma agressiva. Quando um funcionário comentar algo com você, ou com um colega, diga algo como “que ideia interessante. Vamos colocá-la no mural” ou “publique isso no nosso grupo também”.

Você precisa fazer com que todos entendam que a comunicação interna é uma obrigação, porém não é uma obrigação ruim, mas sim algo importante e que trará bons frutos para todos.

Como a comunicação interna ajuda a gerir melhor sua equipe?

Não importa o tamanho da sua empresa, uma boa comunicação faz toda a diferença, principalmente quando se quer evitar erros e acelerar o trabalho. Por isso, implantar um sistema de comunicação interna é de extrema relevância.

Uma equipe que se comunica evita a realização de trabalhos duplicados. Além disso, quando os funcionários se falam, eles conseguem saber exatamente o que devem. Não é possível encontrar desculpas como “eu pensei que quem estava fazendo isso era fulano”, quando um trabalho não é realizado.

Apostar em comunicação é apostar em um trabalho mais fluído, onde todos trabalham exatamente como engrenagem, sabendo que tudo dentro da empresa é importante e que o principal objetivo é a excelência no que se faz.

A comunicação abre espaço para novas ideias

Estamos rodeados de pessoas brilhantes. Mas nem sempre percebemos isso, porque nem todos conseguem se expressar. Na sua empresa você deve ter pelo menos um funcionário que entra mudo e sai calado. Mas essa não é uma boa qualidade nos dias de hoje.

Um empresa viva e forte é aquela onde todos podem dizer o que pensam sobre os projetos ou ações. Com a comunicação interna, você pode abrir espaço para que seus colaboradores falem e opinem. Quanto mais cabeças se debruçam em um projeto, mais chances ele tem de dar certo.

2 thoughts on “Como usar a comunicação interna para gerir melhor sua equipe?

Deixe uma resposta

Top