Você está aqui
Home > Empreendedorismo > 3 negócios de sucesso idealizado por mulheres empreendedoras

3 negócios de sucesso idealizado por mulheres empreendedoras

O propósito acima do dinheiro. Este talvez seja um fator característico do empreendedorismo feminino atual. Camila Farani, por exemplo, conceituada investidora e empreendedora de sucesso, declarou em entrevista à Revista Pequenas Empresas E Grandes Negócios que o perfil da mulher que empreende hoje em dia foca muito mais na razão de ser, do que simplesmente obter lucros exorbitantes.

É antes de tudo, uma escolha, e não uma necessidade. Este é o valor do empreendimento feminino, e que tem obtido ótimos resultados. Elencamos neste artigo, 3 exemplos de empreendedoras e negócios de sucesso idealizados por mulheres para você leitora ou leitor, se inspirar. Vejam!

  • Bel Pesce – FazINOVA

Fundadora da FazINOVA, (escola de empreendedorismo e habilidades) e uma das “100 Pessoas Mais Influentes do Brasil”, Isabel Pesce Mattos se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e foi viver no famoso Vale do Silício, berço das empresas de tecnologia.

Foi lá que Bel Pesce junto de sócios lançou o Lemon Wallet (app de gastos pessoais). Posteriormente escreveu o livro “Menina do Vale”, fenômeno de downloads e livro matriz de muitas pessoas que se inspiram em seu exemplo.

Fundada em 2013, a FazINOVA é um dos negócios de sucesso mais bem-sucedidos de Isabel Pesce.

https://www.youtube.com/watch?v=G7W8PXGK3QQ

luiza trajano empreendedora

  • Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Natural de Franca, interior de São Paulo, Luiza helena Trajano cravou seu nome no mundo do empreendedorismo, à frente da rede varejista Magazine Luiza.

Inspirada pelo espírito empreendedor e vendedor de uma tia, e pela inteligência emocional da mãe, Luiza Trajano é um exemplo de determinação e modelo a ser seguido por muitas mulheres que hoje empreendem no Brasil no mundo.

De vendedora até ser a responsável por uma das maiores redes de lojas do país, Luiza sempre primou por valores como honestidade, generosidade e aprendizado constante.

https://www.youtube.com/watch?v=090Tp7Rw0yE

  • Isabella Delorenzo- The Brownie Shop

Enquanto grande parte dos empreendedores montavam lojas físicas para somente depois investirem em lojas virtuais, Isabella Delorenzo fez o caminho inverso. Em 2009, Isabella criou uma loja virtual de bolinhos de chocolates, daqueles característicos do padrão americano, denominados “brownie”, a The Brownie Shop.

O resultado desta empreitada? Vizinhos sentiam o cheiro da fornada onde isabella produzia os bolinhos e começaram a tocar a campainha e pedir para comprar os quitutes. Com o aumento de demanda e oportunidade do mercado, sobretudo no setor de casamentos e buffets, a empresária se motivou a expandir a loja também para o mundo físico, investindo também numa cozinha ampliada e criando um ateliê para que as pessoas pudessem fazer a degustação dos brownies. Sucesso!

Alguns dados sobre o empreendedorismo no Brasil

Antes de encerrarmos, achamos necessário inserirmos alguns dados oficiais referentes ao empreendedorismo protagonizado pelas mulheres no Brasil, divulgados pelo Portal Brasil:

  • 55% das donas de pequenos negócios cursou, pelo menos, o Ensino Médio até 2012. Em 2002, fatia era de 39,3%
  • Região Norte registrou expansão de 78% no número de empreendedoras entre 2002 e 2012
  • Demais regiões: Centro-Oeste (36%), Sul (21%), Nordeste (12%) e Sudeste (10%)
  • Sete milhões e 350 mil é o número de empreendedoras no Brasil
  • Sete entre cada dez MEI, micro e pequena empresa, sobrevive aos primeiros dois anos de existência

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/03/brasileiras-apostam-no-empreendedorismo-para-vencer-no-mundo-dos-negocios

Você é uma mulher empreendedora? Qual tipo de negócio você possui? Que outras mulheres você citaria como exemplos de sucesso no mundo dos negócios? Conte para nós!

 

Fontes:

http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2015/06/o-empreendedorismo-feminino-nunca-esteve-tao-avancado-diz-investidora.html

http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/files/conhecer_premio_mulher.pdf

http://marketup.com/4-empreendedoras-que-fazem-sucesso-com-negocios-digitais/

https://endeavor.org.br/mulheres-empreendedoras/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/para-vencer-na-carreira-ha-precos-a-pagar-diz-luiza-trajano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiza_Helena_Trajano

http://www.ibccoaching.com.br/portal/exemplo-de-lideranca/historia-sucesso-luiza-helena-trajano-magazine-luiza/

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/03/so-abriria-outra-empresa-de-varejo-diz-luiza-helena-trajano.html

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/conheca-a-trajetoria-de-7-mulheres-empreendedoras-de-sucesso

https://endeavor.org.br/mulheres-empreendedoras/?esvt=-b&esvq=_cat%3Aempreender&esvadt=999999—1&esvcrea=77671305205&esvplace=&esvd=c&esvaid=50078&gclid=Cj0KEQjwo_y4BRD0nMnfoqqnxtEBEiQAWdA123twDoVa-fCgrUbKmH_cmNZJfK1cqxEhlp7V_c44iocaArZR8P8HAQ

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/13/sucesso-de-vendas-na-internet-faz-empreendedores-abrirem-lojas-fisicas.htm#fotoNav=1

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “3 negócios de sucesso idealizado por mulheres empreendedoras

Deixe uma resposta

Top