“A vida imita a arte” Este é um velho e conhecido ditado, que pode ser utilizado nas mais diversas situações, inclusive se você for dono do seu próprio negócio.
E nesses tempos de crise, nada melhor que recorrer a criatividade de algumas produções para conseguir espairecer e pensar fora da caixa. Por isso, selecionamos algumas sugestões de séries que todos os donos de negócios devem ver!
10) Mad Men
Apesar de ser um drama que mostra a sociedade norte-americana na década de 1960, Mad Men também é uma gigantesca fonte de inspiração para empresários, sejam de pequeno, médio ou grande porte.
Ao longo de sete temporadas, é possível acompanhar a vida do personagem principal Don Draper em uma agência de publicidade. Uma excelente forma de repensar metodologias de mercado e abordagem de produtos.
9) House of Cards
Nesta conceituada trama, é possível conferir a ascensão política Francis Underwood, além de abordar temas como excesso de poder, corrupção e arranjos políticos.
Apesar dessa temática tensa e complexa, a série mostra a importância de saber negociar, além de trazer muito conhecimento sobre estratégias, articulações e network.
8) Suits
Nesta série, os sócios de um escritório de advocacia se mostram extremamente inteligentes e articulados para conseguirem o que desejam. O principal “ensinamento” desta produção é sobre conseguir enxergar novas possibilidades nas adversidades.
Também fica claro que, para conseguir bons resultados, é preciso estudar cada situação como se ele fosse única.
7) The Office
De uma forma muito engraçada e irreverente, essa comédia traz as situações estranhas e inusitadas que os funcionários de uma empresa passam todos os dias. A série traz um documentário fictício, e o mais importante: mostra aquilo que não deve ser feito dentro de uma empresa.
6) Gigantes da Indústria
Que tal fazer um mergulho na cabeça de grandes nomes da indústria? É justamente isso que a série traz. Nesse passeio guiado é possível conferir as dificuldades e conquistas de pessoas como Henry Ford, Rockefeller, Carnegie, entre outros.
A série mostra como esses e outros nomes conseguiram construir algumas das maiores empresas dos Estados Unidos, trazendo ensinamentos como persistência, foco e busca pela inovação.
5) Hangouts Global Connections
Realizada graças a parceria do Google com o HSBC Bank Brasil e a Grey Brasil, esta série tem como foco trazer conteúdo que ajude empresários e empreendedores.
Contando com participação de economistas, investidores e analistas de mercado, a produção também promove a troca de ideias e pode ser assistida diretamente no YouTube.
4) 2 Broke Girls
Trazendo a história de duas garotas sem dinheiro que se esforçam para abrir e manter seu próprio negócio – uma cupcakeria. Como se trata de uma comédia, a trama traz, de forma engraçada, diversos problemas que acabam atrapalhando os planos das personagens.
3) Silicon Valley
Nesta produção é possível acompanhar o que ocorre quando um grupo se reúne para dar inicio a uma empresa no Vale do Silício, na Califórnia, considerado um dos principais polos de empresas de tecnologia e informática no planeta.
Ao logo os episódios é possível acompanhar o crescimento da nova startup, desde como ela conseguiu investidores até os processos que envolvem a gestão de um negócio.
2) Shark Tank: Negociando com Tubarões
O programa mostra empreendedores reais tentando convencer investidores a financiarem seus negócios. Durante o programa, os donos de negócio precisam mostrar toda sua sagacidade para conquistar esses investidores.
Contando com sete temporadas, esse programa mostra como é importante saber sobre seu próprio negócio, além de ser uma fonte infinita de dicas sobre como melhorar sua abordagem na hora de procurar clientes.
1) O Sócio
Talvez esta seja a principal produção voltada para donos de negócio. Nessa produção podemos ver as transformações que Marcus Lemonis, um investidor, promove em pequenas empresas.
Trazendo sempre negócios e pessoas reais, Lemonis faz investimentos reais e se propõe a se tornar nossos dos pequenos empresários e os ajuda a sair do buraco e fazer o negócio deslanchar.
Ao longo de sua participação, ele tem conversas claras sobre recursos financeiros, e da nocividade ente se misturar questões pessoais e negócios. São muitas dicas, principalmente no que diz respeito a mudanças que precisam ser feitas, mas que ficam sendo prorrogadas.